O Time Machine, ferramenta de backup dos computadores da Apple, faz cópias de segurança do sistema e de arquivos pessoais em um disco externo. Porém, em MacBooks, o aplicativo também cria backups locais, no HD interno do próprio computador.

Como organizar seus aplicativos com o LaunchPad no OS X

A função é útil para quem usa o portátil fora de casa, nem sempre tem o disco de backup por perto e pode consumir um espaço considerável no HD. Confira como desativar o recurso para liberar espaço no HD interno da máquina.

Desative o backup do Time Machine e libere espaço no seu computador da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

Verifique o espaço ocupado pelo backup

O OS X limita a 20% do espaço do disco e gerencia automaticamente os backups locais criados pelo Time Machine, apagando os mais antigos e copiando os arquivos para o HD externo. Por esse motivo, o espaço ocupado nem sempre é significativo e pode não ser necessário desativar o recurso. Descubra como verificar o tamanho do backup local do Time Machine.

Passo 1. Acesse o menu e clique em “Sobre Este Mac”;

Acesse as informações sobre o Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na aba “Armazenamento”, verifique o tamanho ocupado pelos backups.

Verificando espaço ocupado pelo backup do Time Machine (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desativando backups locais

Caso tenha constatado que os backups locais do Time Machine estejam ocupando muito espaço, você pode desativá-los facilmente com um simples comando no Terminal. 

Passo 1. Abra o “Terminal” do OS X – pressione “Command + barra de espaço” para abrir a busca do Spotlight e digite “terminal” (sem aspas);

Abra o Terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No “Terminal”, entre com o comando “sudo tmutil disablelocal” (sem aspas). Por fim, confirme a sua senha de administrador do sistema.

... lass="foto componente-conteudo"> Desativando os backups locais do Time Machine (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, você poderá desativar e apagar os backups locais do Time Machine para liberar espaço em disco. Caso queira reativar o recurso, basta voltar ao Terminal e entrar com o comando “sudo tmutil enablelocal” (sem as aspas).

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.