O usuário pode conectar dispositivos na mesma rede Wi-Fi para diversas funções bem práticas e gratuitas. Dessa forma, é fácil assistir seus filmes favoritos na TV, transferir arquivos entre computadores ou celulares sem precisar de cabos, usar funções remotas da Go Pro e tantas outras mais. 

Trocar a antena do roteador pode ajudar a 'turbinar' seu Wi-Fi; aprenda a melhorar o sinal da sua rede

Conheça seis dicas práticas de recursos para usar com o seu Wi-Fi.

1) Ver filmes do celular na TV com o Chromecast

O Chromecast é um dongle que conecta celulares e computadores em streaming, para visualizar vídeos, fotos e até assistir os seus filmes do Netflix na TV. Para isso é necessário conectar ambos dispositivos na mesma rede Wi-Fi. A sincronização não precisa de nenhum pacote pago mensal: basta ter os aparelhos para começar a usar. O YouTube também entra nessa lista e pode ser transmitido pelo PC ou celular para a TV, de forma simples.

Com o Chromecast e o celular conectados no mesmo Wi-Fi é possível assistir filmes e mais (Foto: Divulgação/Chormecast)

2) Enviar arquivos do computador para o celular

Conectar o celulares e o computador em uma mesma Wi-Fi pode ser útil para transferir arquivos entre os aparelhos sem precisar de cabos. Isso pode ser feito por meio de aplicativos gratuitos como o Portal, do Pushbullet, e funciona de forma rápida. Também há o AirDroid, específico para smarts Android, com função semelhante. Podem ser enviados e recebidos vídeos, fotos, músicas e demais arquivos.

App Portal permite transmitir arquivos entre o celular e o computador via Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Conectar computadores em rede (e transmitir arquivos entre eles)

É simples criar uma rede para compartilhar documentos, vídeos, fotos e demais mídias em pastas com os demais computadores, pela conexão sem fio. Há opções para manter as permissões para outros usuários para apenas leitura do arquivo, alteração ou controle total. A função também pode ser utilizada para conectar computadores de diferentes sistemas operacionais, como Windows e Mac OS.

É possível compartilhar pastas entre computadores na mesma rede (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

4) Conectar a Go Pro com o celular

Modelos da câmera de ação Go Pro oferecem a opção de um Wi-Fi embutido para emparelhar com o smartphone pelo App GoPro, disponível para Android ou iOS. Dessa forma fica mais fácil de registrar fotos, vídeos e mais de forma remota. O recurso está disponível em equipamentos mais modernos, a partir da Go Pro Hero 3+

Wi-Fi da Go Pro perm
... ite registrar fotos e vídeos pelo app do celular (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

5) Conectar o computador na TV

Quando a TV e o computador estão conectados na mesma rede Wi-Fi é possível abrir vídeos, fotos e demais arquivos na tela grande, de forma simples. Isso está disponível graças a tecnologia DLNA, presente na maiora das TVs e Smart TVs modernas.

Acesse arquivos do computador pela TV via Wi-Fi (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Para usar não é necessário baixar nenhum programa extra nem pagar taxas. Basta acessar as configurações de streaming de mídia, no painel de controle do computador, e fazer os ajustes necessários. Tudo sem precisar de cabos: na TV será possível abrir as pastas compartilhadas.

6) Enviar arquivos do computador e celular para o HD externo

Os modelos de HDs externos wireless recebem arquivos do computador e até do celular se ambos dispositivos estiverem conectados na mesma rede Wi-Fi, seja embutida ou externa. Assim, o usuário não precisa ocupar espaço com cabos, pode guardar vídeos, fotos e mais dados de forma segura e rápida.

Seagate Wireless permite enviar arquivos pelo celular via Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

 Para ajudar, confira a lista de HDs externos que compartilham arquivos pela rede Wi-Fi e modelos de HDs externos para celulares, que podem ser usados em qualquer lugar.

Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Confira as dicas no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.