O Xperia Z5 Premium foi, sem dúvida nenhuma, um dos assuntos mais comentados na IFA. Afinal, era apenas uma questão de tempo para que alguma fabricante lançasse o primeiro smartphone com tela 4K. Agora, será que o aparelho vale mesmo a pena?

Testamos Huawei Mate S na IFA 2015: top chinês rouba a força da Apple

No dia da apresentação, o Z5 Premium ficou separado do resto da família – o Z5 e o Z5 Compact. Isolado em redomas de vidro, com uso restrito aos demonstradores e em testes controlados, a novidade parecia promissora. Pouco útil, mas empolgante.

Veja, abaixo, o vídeo com todos os detalhes do novo smartphone top da Sony

Nos últimos dias de feira, já com menos gente no estande da Sony, conseguimos parar e, por alguns minutos, olhar. Só olhar. Analisando, comparando, refletindo: as TVs 4K ainda nem se popularizaram, e os smartphones estão apenas começando a filmar em 4K. Ter uma tela de 5,5 polegadas nessa resolução abissal parece exagero.

E, de fato, é. Lado a lado com o Xperia Z5 normal, há, claro, uma diferença de saturação, de tons claros e escuros, de brilho e contraste. E só. A tão esperada “resolução 4K” fica no nome. Vai ficar na história também, só não vai é conquistar o consumidor.

Xperia Z5 Premium exposto na IFA 2015 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Opine no Fórum do TechTudo

A resolução de 3840 x 2160 é demais. Não há como negar que a tela do Z5 Premium é maravilhosa. Mas o raciocínio é óbvio: tela superpotente exige mais poder de processamento. Mais poder de processamento, um maior gasto de bateria. E quanto maior for esse gasto, mais vezes você terá que carregar seu smart. Simples assim.

Além do mais, essa demonstração da Sony, ao que parece, foi uma decisão corrida. Os aparelhos não estavam disponíveis ao público e, inclusive, alguns deles ainda nem estavam prontos: sob a lente da câmera, enquanto alguns informavam o número de megapixels, outros apresentavam "XX.X". 

Detalhe da lente do Xperi
... a Z5 Premium: resolução é de "XX.X MP" (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Na verdade, ninguém entendeu o motivo de a Sony lançar um smart com tela 4K. A “guerra fria” das especificações já acabou, e a gigante japonesa não vive um bom momento no mercado, lutando contra concorrentes que são mais populares, mais baratos ou mais bem distribuídos. Lançar um aparelho (ok, ele é lindo) caríssimo, cuja principal função não é nada útil, não parece um bom caminho para reconquistar o mercado.

Veja também as outras versões do Xperia Z5 no vídeo abaixo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.