O Finder é um dos aplicativos mais usados no Mac OS. Ele é o gerenciador de arquivos do sistema operacional da Apple e permite que você encontre e acesse seus arquivos. Assim como muitos outros gerenciadores, o recurso possui uma barra lateral que exibe atalhos para algumas das pastas que frequentemente são acessadas.

Como esconder pastas e arquivos da busca do Spotlight

Confira o passo a passo para personalizar a barra do Finder ou, se preferir, escondê-la. Após o processo, você pode voltar o recurso facilmente para o modo padrão.

Deixe a barra lateral no Finder do Mac OS X do jeito que quiser (Foto: Divulgação/Apple)

Como adicionar ou remover atalhos na barra lateral do Finder

Adicionar atalhos na barra lateral do Finder é algo muito simples e fácil. Tudo que você precisa fazer clicar na pasta, segurar e arrastar o ícone dela para a barra. Em seguida, posicione o ícone da pasta no local onde quer que ela fique e solte-a.

Arrastando pasta para a barra lateral para adicionar atalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como remover atalhos na barra lateral do Finder

A remoção de atalhos também é muito simples. Tudo que você tem que fazer é clicar sobre o atalho na barra lateral e arrastá-lo para qualquer lugar na área de trabalho. Enquanto isso, você verá um pequeno circulo cinza com um “X” aparecer perto do cursor do mouse para indicar que aquele item será removido.

Você também pode clicar com o botão direito do mouse sobre o atalho e no menu exibido clicar na opção “Remover da Barra Lateral”.

Removendo um atalho da barra lateral (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como personalizar a barra lateral do Finder

Passo 1. Com o Finder aberto, clique na janela dele e depois no menu “Finder”, que fica no painel do OS X. Depois, clique na opção “Preferências…”;

Acessando as preferências do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Quando a janela Preferências do Finder aparecer, clique na aba “Barra Lateral”. Nessa aba, tudo que você precisa fazer é marcar os itens que quer que sejam exibidos ou desmarcar os que não devem ser exibidos.

Personaliza
... ndo a barra lateral do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Diferente do processo anterior de arrastar e soltar, este método não permite que você adicione quaisquer novos atalhos na barra lateral, mas ainda é útil se você quiser uma maneira fácil de desativar algumas opções.

Ocultando a barra lateral do Finder

Se você não gosta ou não quer usar a barra lateral do Finder, coloque o cursor do mouse sobre o divisor entre a barra lateral e resto da janela do programa para que ele mude de forma. Depois, arraste o divisor para a esquerda até ela desaparecer, deixando apenas a janela de conteúdo.

Outra forma de remover a barra lateral é simplesmente pressionando a combinação “Command + Option + S” no teclado. Você também pode ocultar a barra clicando no menu “Visualizar” e depois na opção “Ocultar Barra lateral”.

Ocultando a barra lateral do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Agora você pode aproveitar as configurações da barra do Finder e deixá-la do jeito que sempre quis.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.