Uma equipe de cientistas japoneses desenvolveu um novo tipo de bateria que pode ser recarregada quando exposta à luz solar. Quase transparente, a bateria é bastante fina e vem sendo desenvolvida com vistas a um futuro em que janelas de edifícios e casas sejam capazes de gerar energia. Outra possível aplicação dessa tecnologia prevê o uso desse tipo de produto em telas de dispositivos portáteis.

Conheça as tecnologias que ‘nasceram’ no cinema e já são realidade

A bateria é transparente porque é muito fina, com seus componentes atingindo no máximo 90 nanômetros de espessura.

Quando em processo de recarga, a bateria reduz a transparência em 30% (Foto: Divulgação/Universidade Kotaguin)

Usando compostos químicos de lítio, que já são bastante difundidos na indústria de baterias, os cientistas criaram um protótipo que, quando exposto à luz solar, muda levemente de coloração, diminuindo sua transparência em 30%.

A energia capturada na forma de luz é convertida em eletricidade, que recarrega a bateria num processo que pode garantir ao componente uma tensão de saída de 3,6 volts, bastante competitiva na atualidade. Segundo os criadores do projeto, uma vez completamente descarregada, a bateria atinge um índice de “transparência” de 60%.

A pesquisa é conduzida na Universidade Kogakuin há alguns anos e a bateria transparente apresentada agora é uma evolução de um conceito anterior, também criado pelos japoneses, que aplicava uma pequena célula fotovoltaica (como as existentes nos paineis solares residenciais) para trabalhar com uma bateria mais convencional.

Usar o smart enquanto carrega a bateria estraga o aparelho? Descubra no Fórum do TechTudo.

Além da aplic

... ação em prédios de escritórios, por exemplo, em que as janelas poderiam capturar eletricidade ao mesmo tempo que ficavam mais escuras para preservar o interior do edifício do Sol forte, os cientistas imaginam situações em que tecnologias derivadas dessa pesquisa permitam a criação de dispositivos portáteis que usem as próprias telas de vidro como um meio de captura e armazenamento de energia.

Via Tree Hugger e Tech Explore



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.