Se você é usuário do Windows há algum tempo, a chance é grande de que, ao menos uma vez, você já tenha se deparado com a temida tela azul da morte. Aqui vamos falar sobre as causas mais comuns desse erro, que é um sintoma sério de um colapso do seu sistema, e também sobre métodos que podem ajudar você a isolar os problemas para saber o que de errado está acontecendo.

Como saber quais programas estão deixando o seu PC lento; veja dicas

Antes de discutir os erros e as possíveis causas, é interessante que você tenha em mente que há algumas ferramentas importantes para identificar problemas.

A temida tela azul é uma forma do sistema operacional alertar para problemas sérios relacionados ao funcionamento do hardware (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

- Blue Screen View: esse software permite que você encontre o histórico de tela azul do seu computador.

- AIDA64: nesse aplicativo, há informações detalhadas sobre o funcionamento do seu hardware. É uma ferramenta ideal para a identificação de conflitos e erros.

- CPU-Z: na mesma linha do AIDA64, esse aplicativo dá acesso a uma série de dados em tempo real e estatísticas sobre o funcionamento do seu computador.

Cada tipo de erro que provoca uma tela azul usa um tipo de código, criado para explicar em linhas gerais onde está o problema. Se na sua tela azul os códigos citados não aparecerem, use o Blue Screen Viewer para encontrá-los.

Com as informações a seguir e essas ferramentas em mãos, você terá dados para tentar resolver a ocorrência de tela azul sozinho ou, no mínimo, estará munido de detalhes para explicar ao seu técnico.

Alta temperatura por muito tempo

Se seu computador está aquecendo demais, verifique a existência de poeira nos sistemas de ventilação e se as tomadas de ar não estão obstruídas por cabos (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Pode parecer besteira, mas máquinas mal refrigeradas são uma das principais causas da tela azul. Essa tela de erro é acionada pelo Windows quando o sistema se depara com uma falha grave no funcionamento do hardware (ou dos drivers). Tela azul causada por calor é a maior suspeita em casos de computadores com overclock excessivo, ou em que nenhuma modificação recente de hardware poderia explicar o problema.

Calor excessivo pode ser o gatilho para uma tela azul nesses casos. Leve em consideração os componentes mais propensos a aquecer: processador e GPU. Caso um deles suba a temperaturas superiores a 100 graus por longos períodos de tempo (nesse caso, alguns minutos) o silício, que é o material usado para fazer chips, pode ter seu comportamento como semicondutor anulado. Indo muito além de 150 graus, o calor causa danos estruturais irreparáveis e os chips derretem.

A tela azul é o jeito do Windows impedir a tragédia. Para confirmar o problema, monitore a temperatura do seu computador. Registros de 100 graus por muito tempo são indicativos sérios de que a causa da tela azul é a temperatura.

Soluções: Procure verificar se as entradas de ar de seu computador estão desimpedidas e se há acumulo de resíduos capturados pelos ventiladores ao longo do tempo. A poeira de meses, ou anos, de operação pode se depositar nos dissipadores de calor, prejudicando o seu funcionamento.

...

Memória RAM

Se você colocou novos pentes de memória no seu computador recentemente e, do nada, começou a receber a tela azul, eis aí o problema. E há como confirmar: caso a tela azul da morte venha acompanhada do código DATA_BUS_ERROR, não resta dúvida sobre a origem do problema. Caso o código seja PFN_LIST_CORRUPT, o pente de memória está com algum defeito.

Pentes de memória mal instalados, ou incompatíveis com a placa-mãe, podem provocar tela azul (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Solução: Nesse caso, você pode se preparar para comprar novos pentes, porque aqueles que estão instalados no seu computador ou estão com algum defeito de fabricação, ou são incompatíveis com as especificações dos barramentos da sua placa. Em casos mais curiosos, e em computadores mais antigos, pode ser que a memória esteja apenas mal colocada no slot.

Problemas de hardware

A tela azul é, basicamente, um registro de que o Windows perdeu a capacidade de controlar o hardware. Caso calor e memória não sejam o seu problema, pode ser que o erro esteja sendo provocado por outros componentes: placa-mãe, processador, placa gráfica, disco rígido, ou algum periférico.

Erros vinculados diretamente ao hardware são acompanhados dos códigos:

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA: problemas de hardware, como memória, placa-mãe e etc.
UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP: overclock instável, fonte de energia sem a potência necessária, calor, erros na BIOS ou memória RAM.
BAD_POOL_CALLER: código vinculado a erros causados por hardware instalado incorretamente. Procure remover a peça nova e instalá-la novamente para verificar se o código volta a aparecer.
DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL: incompatibilidade de hardware causada por peças recém instaladas, ou com defeito. Se você colocou uma placa de vídeo nova, tente trocar de slot.

Solução: Para isolar problemas com hardware, sempre procure peças instaladas recentemente, que podem explicar a mudança no comportamento. Caso você não tenha trocado nenhum componente, é possível que um driver novo tenha começado a provocar os erros. Tente reverter para uma versão antiga para ver se os problemas são corrigidos.

Erros no disco rígido

Disco rígido, HD externo e até pendrives com defeito podem provocar tela azul (Foto: Pond5)

Há possibilidade de que HDs com problemas causem tela azul, especialmente se o erro estiver em trilhas cruciais para o processo de inicialização do sistema operacional. O código INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE é exibido quando o computador não consegue encontrar informações válidas de inicialização no disco que armazena o sistema, por exemplo.

Os códigos NTFS_FILE_SYSTEM ou FAT_FILE_SYSTEM são sintomas de que seu disco rígido está morrendo. É uma situação de urgência: desligue o computador, remova o disco rígido e realize backup dos seus dados porque o uso contínuo desse HD pode acabar tornando a extração de dados inviável no futuro próximo.

Até mesmo o uso de um pendrive, ou HD externo com estrutura de arquivos corrompidas podem causar tela azul. Antes de se preocupar com seu disco rígido, verifique se a ocorrência desse erro é precipitada quando você usa algum tipo de armazenamento externo.

Soluções: Alguns tipos de erros em mídias não são possíveis de ser consertados. O melhor que você pode fazer é se certificar de que há backups dos seus dados e usar aplicativos de diagnóstico de HDs para conferir a existência dos erros.

Problemas de acesso à placa de vídeo

O erro a seguir é mais raro de ocorrer, já que atualmente é praticamente impossível instalar o driver errado para algum componente, já que fabricantes e o próprio Windows possuem salvaguardas para impedir esse tipo de situação.

Mas, se por algum acaso, você receber a mensagem VIDEO_DRIVER_INIT_FAILURE, significa que seu computador está rodando um software controlador de vídeo que é incompatível com a placa que você está usando no momento. O erro THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER reporta que o driver de vídeo parou de funcionar, aguardando alguma instrução do sistema que acabou não vindo.

Solução: Em ambos os casos, desinstale o driver de vídeo atual e procure o software adequado para a sua placa na página do fabricante.

Processador com defeito

Processador com defeitos, causados pelo usuário ou de fabricação, podem levar a tela azul (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Ao lado dos erros com HDs, talvez esse seja o mais temido, já que é potencialmente o mais caro de todos: você vai precisar de um processador novo. Se você der sorte, pode ser um sintoma de que sua fonte não tem potência necessária para fazer seu computador funcionar com estabilidade.

Caso a sua tela azul venha acompanhada de MACHINE_CHECK_EXCEPTION, não resta dúvida de que o erro está no processador.

Solução: Para isolar o problema, primeiro, teste o computador com outro processador igual. Caso não funcione, ou a tela azul persista, há grande possibilidade de que o erro esteja sendo provocado pelo uso de uma fonte de energia incapaz de fazer seu computador funcionar corretamente. Teste novamente, mas dessa vez com uma fonte mais potente.

Vírus pode causar tela azul

Alguns vírus complexos podem, por exemplo, comprometer a inicialização do sistema operacional no disco rígido, causando os erros de disco que explicamos anteriormente.

Outros tipos de malware são capazes de cancelar o funcionamento de serviços cruciais do Windows, como drivers de vídeo e recursos que controlam as memórias, provocando as telas azuis, dando a impressão de que o problema é de hardware.

Solução: Embora mais raro, a ocorrência desse tipo de problema precisa ser levada em consideração antes de sair por aí trocando de componentes.

Conheça dicas para montar um PC Gamer atual! Participe no Fórum do TechTudo.

Tela azul por overclock

Overclock exagerado faz com que o computador tente trabalhar em velocidades muito superiores aos limites previstos pelo fabricante. A instabilidade provoca tela azul e o erro mais comum nesses episódios é o UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP.

Outra ocorrência comum desse erro é quando a fonte de energia não consegue alimentar componentes periféricos com corrente estável o suficiente.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.