A resolução de tela Quad HD - que pode ser encontrada no Galaxy S6, por exemplo - pode agradar aos usuários mais exigentes que fazem questão de ter um display com excelente qualidade. Enquanto isso, o Full HD será o suficiente para quem usa apenas os recursos básicos de um smartphone, como o Galaxy S5.

3D Touch: entenda a nova tecnologia da tela do iPhone 6S

Para ajudar os usuários a entenderem melhor esses dois tipos de resolução, o TechTudo separou as principais características de cada uma delas. Descubra qual é a diferença entre as tecnologias e no que elas influenciam no uso diário do celular.

Moto X Play chega com tela em Full HD: conheça a diferença em relação ao Quad HD (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Full HD

A qualidade Full HD no display do smartphone corresponde a uma definição de imagem com 1920 x 1080 pixels. Essa resolução indica Full High Definition (1080p), sendo maior do que uma qualidade apenas em HD (720p). Dessa forma, a navegação fica bem nítida e será possível assistir aos vídeos com bons detalhes, já que muitas mídias online estão disponíveis em Full HD.

O Galaxy S5 oferece resolução de tela em Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela 2.5D: entenda tecnologia do display do iPhone 6 e outros celulares

Vale destacar que a resolução Full HD é afetada pelo tamanho da tela. Isso ocorre porque os pixels são distribuídos por todo o display. E esse dado é representado em uma medida de densidade chamada PPI (Pixels per Inch, ou Pixel por Polegada, em português). Por exemplo: o Galaxy S5 tem um display Full HD de 5,1 polegadas, com 432 ppi. Se o display do S5 fosse maior, a quantidade de pixels por polegada do aparelho iria diminuir.

O Galaxy Note 3, por outro lado, também vem com uma tela Full HD, só que mais ampla, com 5,7 polegadas. Por isso, ele oferece apenas 386 ppi. Quando a soma é aproximada, isso não faz muita diferença. Mas para telas maiores, como a do Note 3, há uma diferença perceptível na resolução. É por esse motivo que as companhias acabam aplicando uma resolução de tela maior - no caso, a Quad HD - em smartphones com displays muito grandes, como os foblets.

Galaxy Note 3 também vem com tela Full HD com 5,7 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Mas, afinal, a resolução Full HD é boa? A resposta depende do seu tipo de uso. Com essa qualidade, a tela dificilmente irá ficar "pixelada" e as letras dos textos e imagens durante a navegação não serão distorcidas, o que irá satisfazer os usuários intermediários. Além disso, a qualidade deve ser suficiente para games populares, assistir a filmes e visualizar fotos.

Quad HD

Agora é a vez de entender o que significa o Quad HD (1440p) - ou 2K, como também pode ser chamado. Essa resolução apresenta uma qualidade maior que a Full HD, com um total de 2560 x 1440 pixels. Assim, imagens, vídeos e, principalmente, jogos vã

... o exibir mais detalhes e definição, o que pode ser interessante para quem usa bastante esses recursos.
Galaxy S6 chega com resolução Quad HD na tela (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Testamos a tela 4K do Xperia Z5 Premium, mas não vimos utilidade nenhuma

Essa resolução também é afetada pelo tamanho da tela: quanto menor, mais concentrados ficam os pixels. Por outro lado, se o display é maior, eles ficam mais espalhados. A medição também é em PPI. O Galaxy S6 tem uma tela Quad HD de 5,1 polegadas, com 577 ppi. Já o Galaxy Note 4 chega com um display maior, de 5,7 polegadas, também Quad HD, mas oferece "apenas" 515 ppi.

Galaxy Note 4 oferece resolução QuadHD na tela (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O que você espera do Galaxy S7? Comente no Fórum do TechTudo

A tendência é que a resolução dos displays nos smartphones aumente com o tempo, ainda mais se a preferência por aparelhos com tela grande se mantiver. A Sony, por sua vez, lançou o Xperia Z5 Premium com tela 4K, o que pode não se mostrar muito funcional. Ainda há poucos conteúdos disponíveis com toda essa resolução.

Modelos com Full HD ou Quad HD

Atualmente, é fácil encontrar smartphones com as duas resoluções, apesar de os melhores aparelhos virem, preferencialmente, com o Quad HD. O Full HD integra a tela de modelos como o Moto X Play, Moto X 2º Geração, ambos da Motorola, Galaxy S5, da Samsung, e Xperia Z3, da Sony. Esses celulares podem ser encontrados no mercado nacional com preço a partir de R$ 1.200.

Com a resolução Quad HD (2K), estão os tops como Galaxy S6, LG G4, Galaxy Note 5 e Moto X Style. Os preços são mais salgados, já que os smartphones foram lançados mais recentemente e apresentam também configurações mais avançadas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.