O Galaxy Alpha é uma top de de linha da Samsung equipado com corpo metálico e configurações poderosas. Entretanto, como será que o smartphone com Android se sai diante do recém-lançado iPhone 6? O TechTudo comparou ambos os modelos e ajuda você a decidir qual top merece a sua atenção.

Samsung explica o design do Galaxy Alpha metálico; veja detalhes do smart

Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

O Galaxy Alpha é o aparelho responsável por implementar um design melhor acabado na linha da Samsung. Ao contrário do S5, por exemplo, ele traz uma lateral metálica no lugar do tradicional e criticado plástico da marca. Já a parte traseira continua removível e de plástico, o que pode desagradar a muitos, porém tem como ponto positivo a capacidade de trocar a bateria facilmente.

Galaxy Alpha tem corpo com laterais metálicas e botões na parte frontal (Frontal: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha tem corpo com laterais metálicas e botões na parte frontal (Frontal: Divulgação/Samsung)

Já o iPhone 6 traz um design totalmente metálico muito bem acabado e sem peças removíveis. O aparelho da Apple tem apenas o botão home na parte frontal, ao contrário do smartphone da Samsung que traz um físico e dois capacitivos.

Colocados lado a lado, o aparelho da Samsung é levemente mais fino, com 6,7 mm contra 6,9 mm do iPhone 6, prometendo se encaixar melhor em bolsos mais apertados. Além disso, ele é mais leve: possui 115 g frente aos 129 g do aparelho da Apple.

Balanceando os pontos negativos e positivos de ambos, é possível falar que há um empate entre os aparelhos da Samsung e da Apple. Sendo assim, cabe ao usuário decidir por aquele que mais lhe agrada.

Tela: iPhone 6

O equilíbrio entre ambos os dispositivos seguem ainda quando o assunto é a tela dos aparelhos. Tanto o iPhone 6 como o Galaxy Alpha possuem um display de 4,7 polegadas, porém o smartphone da Apple leva uma ligeira vantagem.

iPhone-6-review1 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone 6 tem tela retina de 4,7 polegadas com resolução superior à HD (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O iPhone 6 possui uma tela Retina com resolução de 1334 x 750 pixels, gerando uma densidade de 326 pixels por polegada (ppi). Já o Galaxy Alpha traz uma tela Super Amoled com qualidade HD convencional, 1280 x 720 pixels, o que resulta em uma densidade de 312 ppi. Em outras palavras, é possível dizer que o smartphone da Apple tende a apresentar resultados mais nítidos em games, aplicativos e, principalmente, na leitura de textos.

Desempenho: Empate

Ambas as empresas não pouparam esforços ao investir nas configurações de ambos os aparelhos. O Galaxy Alpha, por exemplo, chega equipado com um processador Exynos com oito núcleos, sendo quatro de 1,8 Ghz e outros quatro de 1,3 GHz. Além disso, ele possui 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno, mas não traz entrada para microSD.

Galaxy Alpha possui processador de oito núcleos e memória de 2 GB (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha possui processador de oito núcleos e memória de 2 GB (Foto
... : Divulgação/Samsung)

Já o iPhone 6 vem equipado com o novo processador dual-core Apple A8 de 1,4 GHz e arquitetura de 64 bits. Há ainda 1 GB de RAM e 16, 64 ou 128 GB de armazenamento interno, sem expansão via cartão de memória.

Com essas características, ambos os aparelhos tendem a rodar tranquilamente os aplicativos e jogos da App Store e da Google Play por um bom tempo. Completam as características de ambos as conectividades 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC (apenas para pagamentos no iPhone).

Bateria: Empate

No que diz respeitos às especificações técnicas, o Galaxy Alpha traz uma bateria levemente maior do que a do iPhone 6: são 1860 mAh contra 1810 mAh, respectivamente. No que diz respeito ao tempo estimado de duração, porém, a situação se equilibra. Enquanto o telefone da Samsung tem melhor desenvoltura em stand-by e reprodução de música, o iPhone 6 promete se sair melhor em ligações e uso da rede.

Câmera: iPhone 6

O iPhone 6 promete ser a melhor opção quando o assunto é fotografia. O smartphone da Apple possui um sensor iSight de 8 megapixels com flash dual-LED com lâmpadas incandescentes e fluorescentes. O aparelho faz ainda vídeos em Full HD (1080p) a 60 frames por segundos (fps) e vídeos em câmera lenta em HD (720p) a 240 fps.

iPhone-6-destaque3 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone 6 traz uma câmera iSight de 8 megapixels com flash dual-tone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Já o Galaxy Alpha traz uma resolução maior, com 12 megapixels, porém com um LED Flash simples. Além disso, o telefone da Samsung da Samsung consegue fazer filmagens em 4K (2160p), Full HD a 60 fps e câmera lenta em HD a 120 fps.

Apesar de possuir especificações menores do que o telefone da Samsung, o iPhone 6 traz um sensor com resultados superiores e mais nítidos. Já na batalha entre as câmeras frontais, o Galaxy Alpha traz de 2,1 megapixels contra 1,2 MP do iPhone 6.

Sistema Operacional: Empate

Este talvez seja o ponto mais controverso na comparação dos tops de linhas, porém a decisão final fica por conta da preferência. O Galaxy Alpha traz um Android 4.4 (KitKat) de fábrica e deve em breve receber a versão 5.0 (Lollipop). O sistema do Google tem como ponto forte a grande disponibilidade de apps e alto poder de personalização, porém peca no que diz respeito à segurança e também na demora de atualização.

Galaxy Alpha possui Android KitKat e deve receber update para Android Lollipop em breve (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha possui Android KitKat e deve receber update para Android Lollipop em breve (Foto: Divulgação/Samsung)

Dúvidas sobre como localizar o celular roubado? Veja o Fórum do TechTudo.

Já o iPhone 6 vem equipado com o novo iOS 8, atualizável para a versão 8.1 do sistema. A nova versão do sistema da Apple trouxe novidades aguardadas como o suporte a teclados de terceiros e também Widgets. Além disso, a plataforma tem como grande ponto positivo a estabilidade e fluidez do sistema, mas ainda incomoda muitos usuários por conta de suas restrições.

Preço e disponibilidade: Galaxy Alpha

Se você está pretendendo comprar um dos aparelhos agora, não há o que temer: ambos já estão no Brasil. Entretanto, a diferença de preço dos mesmos pode fazer a diferença na escolha do consumidor.

O Galaxy Alpha pode ser adquiridos em lojas online por a partir de R$ 1,7 mil, segundo o buscador Zoom. Já o iPhone 6 pode ser encontrado por um preço inicial de R$ 2.533, de acordo com a mesma página.

Conclusão: Galaxy Alpha

Embora o iPhone seja inegavelmente um aparelho de altíssima qualidade, é possível fazer praticamente as mesmas coisas com o Galaxy Alpha, porém pagando bem menos. O telefone da Apple consegue oferecer atrativos suficientes para quem só tem olhos para o iOS, porém os usuários mais inclinados ao Android encontrarão configurações similares no smartphone da Samsung.

Galaxy Alpha oferece as mesmas configurações do iPhone 6 por bem menos (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha oferece as mesmas configurações do iPhone 6 por bem menos (Foto: Divulgação/Samsung)

Antes de comprar, vale a pena fazer uma lista e ver em qual dos dois aparelhos atenderão melhor as suas expectativas. Considere ainda o investimento necessário na compra de ambos e outras opções disponíveis no mercado por valores similares. Assim, é bastante provável que você não irá se decepcionar com o seu novo telefone.

Tabela comparativa de especificações entre Galaxy Alpha e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Galaxy Alpha e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.