A AVG AntiVirus decidiu modificar os termos de uso e a política de privacidade dos seus antivírus gratuitos. Na nova versão, que será liberada no dia 15 de outubro, a empresa afirma que pode vender dados da navegação, buscas na Internet e outras informações anônimas para anunciantes e empresas de publicidade. A mudança causou muita polêmica.
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A AVG divulgou uma nota de esclarecimento inicial, em que afirma que apenas tornou a linguagem do documento mais clara e sem letras miúdas. “Ao criar o nosso novo formato de política, decidimos que nossos clientes devem ter a opção de escolher participar, ou não, de nosso programa de coleta de dados anônimos”, explica. Entretanto, a notícia não foi em recebida pelos usuários. Na web, houve uma chuva de críticas, ainda que os dados vendidos não identifiquem os usuários como alega AVG.
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A companhia afirma que tudo aquilo que for coletado será anônimo e nenhuma das informações poderá ser rastreada. “Garantimos que nenhum compartilhamento de dados irá acontecer sem o consentimento do nosso usuário”, diz.
Continuar a usar é aceitar
Ao continuar usando os produtos gratuitos da desenvolvedora, os usuários estarão consentindo com a coleta dos dados anônimos e a nova política. Para evitar isso, é preciso configurar o antivírus.
Mais tarde, no blog da AVG, o CEO da fabricante de antivírus, Gary Kovacs, comentou a polêmica. Conforme o texto do executivo, a proposta é sincera, ao contrário da concorrência que oculta informações.
Veja o comunicado da AVG, na íntegra:
"Introduzimos uma política de privacidade em uma única página e de fácil leitura que fornece aos nossos clientes a informação que eles precisam, em vez de um documento longo, escrito de forma jurídica e de difícil entendimento.
Nosso CEO, Gary Kovacs, anunciou no Mobile World Congress que a AVG estava desenvolvendo uma versão clara e simples de sua política de privacidade para seus usuários, e desafiou a indústria a fazer o mesmo.
A nova política de privacidade não estará em vigor até o dia 15 de outubro. Nós a lançamos um mês antes dela se tornar efetiva para que os nossos usuários tenham tempo de fazer qualquer comentário que eles achem necessário.
Ao criar este novo formato, decidimos que nossos clientes devem ter a capacidade de escolher se eles querem ou não participar do nosso programa de coleta de dados anônimos.
No momento, estamos adicionando esta opção para alguns de nossos produtos gratuitos, e podemos confirmar que nenhum compartilhamento de dados irá acontecer até que os nossos clientes sejam capazes de fazer esta escolha.
A maioria dos produtos de software e sites coletam os dados de uso.
Os dados de utilização permitem a personalização da experiência dos clientes e o compartilhamento de dados com terceiros que auxiliam no aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos produtos.
Saber que 10 milhões de usuários gostam de um determinado programa de TV fornece às emissoras os
Nós não vendemos, e nem iremos vender, dados pessoais para ninguém, incluindo anunciantes.
A AVG tem desafiado continuamente a indústria para simplificar as suas políticas de privacidade e fornecer uma visão informativa em uma única página. Estamos orgulhosos da nossa nova política de privacidade e pretendemos continuar o nosso esforço para mais transparência e maior possibilidade de escolha do usuário."
Via Blog da AVG
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