Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Metrico é um jogo curioso que utiliza gráficos de forma literal, como naqueles relatórios de empresas onde dados, médias e estatísticas são transformados em linhas traçadas por um plano cartesiano ou representações em formato de pizza. Confira como jogá-lo no PS Vita.

Já viu o tema do Doodle do Google de hoje? É imperdível! 

Metrico tem um conceito interessante com estatísticas e gráficos (Foto: PlayStation Blog)Metrico tem um conceito interessante com estatísticas e gráficos (Foto: <b>Divulgação</b>)

Como jogar

A jogabilidade de Metrico mescla plataforma e quebra-cabeça, exigindo que você pule com habilidade em vários locais mas também encontre um jeito de abrir caminho para poder seguir em frente. A cada fase novos elementos são apresentados e você precisa descobrir qual ação os controla.

Controles

Função
Comando
Mover-se  Analógico Esquerdo ou D-Pad 
Pular  
Teleportar / Reiniciar   Círculo 
Atirar   Tocar na tela ou L e R 
Mirar   Tocar e segurar no painel traseiro 
Atirar com mira  Tocar na tela enquanto mira 
Reiniciar tudo  Segurar Triângulo 
Usar câmera   Quadrado 

Obs: Algumas plataformas exigem que você gire o portátil

Obs 2: Nem todos os comandos estão disponíveis desde o começo

Tipos de plataforma

Cada parte interativa do jogo pode ser manipulada de uma forma específica. Existem plataformas que se movem quando você pula, barras que crescem quando você anda, há até mesmo locais que mudam dependendo de quantas vezes você morre. Encontrar qual ação influencia alguma parte do cenário é essencial para resolver o jogo.

Cada plataforma reage a um tipo de interação diferente (Foto: PlayStation LifeStyle)Cada plataforma reage a um tipo de interação diferente (Foto: <b>Divulgação</b>)

Entra algumas das ações mais simples que causam algum efeito, estão andar, pular e atirar. Porém, há também algumas inesperadas, como cair em abismos, ser esmagado por blocos, ser morto por inimigos, que também podem contar.

Portas

No final de cada fase haverá um último quebra-cabeça, duas portas para você escolher. Cada uma delas reage a um tipo de ação e antes de poder abri-las será necessário primeiro firmá-las contra o chão. Não basta apenas resolver com a porta que você pretende abrir, é preciso colocar as duas no lugar.

Usando a câmera

Eventualmente o jogo irá apresentar plataformas movidas pela câmera do PS Vita. Há dois modos em que ela funciona: captação de luz, quando há apenas uma bola branca sobre a cabeça de seu personagem e as plataformas se movem de acordo com a câmera estar apontada para luz ou para sombra, e captação de cor, na qual cada cor captada pela câmera (Verde, Azul e Vermelho) tem um certo efeito.

Plataformas ativadas pela câmera reagem de maneiras diferentes dependendo da cor que captam (Foto: PlayStation Blog)Plataformas ativadas pela câmera reagem de maneiras diferentes dependendo da cor que captam (Foto: Divulgação)

A porta final

Há um detalhe sobre o último quebra-cabeça das portas no jogo, mas não leia adiante se não quiser ter alguma surpresa estragada e pretende descobrir a solução sozinho. Ao terminar a última fase você encontrará as portas como de costume, porém nada que fizer fará com que eles possam ser abertas. Para tanto você precisará deixar o portátil completamente parado por alguns instantes e só então uma porta amarela irá surgir.

Qual o melhor serviço: Xbox Live Gold ou PlayStation Plus? Comente no Fórum do TechTudo!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.