O Adblock Browser, versão para Android e iOS do Adblock Plus, permite bloquear anúncios de diferentes sites, além de desativar rastreamento para garantir uma navegação mais segura no celular. Em 2013, o aplicativo chegou a sair do ar por poucos dias por uma suposta violação, mas voltou em uma nova versão. 

Aprenda a se livrar de anúncios no Android usando Xposed

Aprenda a usar os principais recursos e veja como funciona o aplicativo no smartphone ou tablet para evitar propagandas. 

Como bloquear anúncios no celular ou tablet com Adblock Browser (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Adicionar uma lista de filtros

Para bloquear anúncios, o Adblock precisa de uma lista de filtros. Uma é automaticamente criada para os sites mais populares, geralmente em inglês, mas você pode adicionar listas de filtros em outros idiomas. Para isso, abra o aplicativo e clique no ícone do app na barra inferior e, depois, toque em Settings e Adblock Plus.

Vá em Settings e, depois, clique em "Adblock Plus" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Em seguida, clique em Ad blocking e habilite filtro para outro idioma da lista. Por enquanto, o português ainda não está disponível.

Clique em "Ad blocking" e adicione um idioma (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Configurar anúncios aceitáveis

O Adblock Browser também permite configurar anúncios aceitáveis para propaganda não intrusiva. Tudo que o usuário deve fazer é permitir ou bloquear essas exceções. 

Para isso, repita os dois primeiros passos para adicionar a lista de filtros, clicando no ícone e depois em Settings. Em seguida, selecione “Acceptable Ads” e deslize o botão para a direita para a permitir e para a esquerda, se quiser bloqueá-los.

Clique em "Acceptable Ads" e escolha permitir ou bloquear as exceções (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Desabilitar rastreamento

Você também pode garantir uma navegação mais segura com o aplicativo. Para isso, siga os dois primeiros passos, iguais às ações anteriores, clicando no ícone na barra inferior e, depois, em “Adblock Plus”. Em seguida, vá em “More Blocking Options” e escolha quais atividades você deseja bloquear, deslizando o botão para a direita.

... kEvo=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/09/22/47.jpg" alt="Clique em More Blocking Options e escolha o que bloquear (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)" height="616" width="695">Clique em "More Blocking Options" e escolha o que bloquear (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

“Disable Tracking”: Desabilita a maioria dos rastreamentos e permite navegar anonimamente;

“Disable Malware Domains”: Bloqueia domínios que costumam espalhar softwares perigosos, como cavalos de tróia, worms e spywares;

Qual é o melhor sistema operacional para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo.

“Disable Social Media Buttons”: Bloqueia botões usados para criar perfis com base nos seus dados de navegação;

“Disable Anti-Ad blocking Messages”: Desabilita scripts do bloqueador antianúncios.

Alterar o mecanismo de busca padrão

O Adblock Browser te dá duas opções de mecanismo de busca: O DuckDuckGo e o Google, e você pode escolher a de sua preferência. Para isso, clique no ícone na barra inferior e, depois, em Settings. Em seguida, clique em “Search Engine” e escolha o que preferir.

Clique em "Search Engine" e escolha o mecanismo de buscas de sua preferência (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Bloquear os anúncios de um site específico

Além dos sites bloqueados automaticamente, você também pode optar por bloquear anúncios de sites específicos. Para isso, digite o endereço da página no campo de pesquisa e, ao abrir, clique no ícone do aplicativo na barra inferior e marque a caixa “Ad blocking on this site”. Para ver a lista de sites bloqueados, clique no ícone no canto inferior direito. Para bloquear novos, clique no ícone de “+”.

Clique em "Ad blocking on this site" para bloquear anúncios de um site específico (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.