YouTube Gaming é a nova plataforma de transmissão do Google dedicada a jogos, que chega com a missão de concorrer com o popular Twitch, utilizado para assistir a partidas dos mais variados games. Repletos de funções úteis e com visuais bem diferentes, os serviços prometem briga acirrada. Confira o comparativo para escolher qual das ferramentas é a melhor para você.

YouTube ou Twitch? Veja o melhor serviço para fazer stream de jogos

Lançado em agosto, o YouTube Gaming chama a atenção pela interface elegante e com bastante informação. Por sua vez, o Twitch acerta ao manter a interface limpa e organizada.

YouTube Gaming x Twitch: veja o comparativo do TechTudo (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Design

O YouTube Gaming aposta em uma home moderna, com grandes destaques na parte superior e pequenas janelas de conteúdo espalhadas por vários espaços. O design parece inspirado nas mais recentes atualizações do YouTube, que também afetaram o player de vídeos.

Com aparência mais tradicional, o Twitch mantém o estilo há tempos, com a combinação das cores branco e roxo. Muito mais limpa, a interface mostra apenas um destaque na parte superior, enquanto outros canais populares preenchem o resto da tela.

Twitch aposta em visual mais básico (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Apesar de visualmente diferentes, o design das duas ferramentas é bastante versátil e fácil de usar. Em poucos segundos, é possível encontrar todas as opções disponíveis, seja na hora de transmitir ou assistir a vídeos de outros usuários.

Funções adicionais

Além da página específica, o YouTube Gaming também ganhou aplicativo para Android e iOS, que reúne todo o conteúdo do site de forma muito prática. Com login simples, é possível assistir a todos os canais favoritos diretamente pela tela do smartphone ou tablet.

YouTube Gaming conta com app repleto de conteúdo (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Outra bela novidade é a possibilidade de voltar e avançar transmissões ao vivo livremente. Dessa forma, ao chegar atrasado para um streaming, basta mover a barra para o início do vídeo, que será reproduzido na íntegra.

O tradicional Twitch também conta com aplicativos para Android e iOS, nos quais usuários podem ver transmissões ao vivo e conteúdo exibido anteriormente. Dentro do app, também há a opção de interagir no chat, com direito a emoticons personalizados.

Twitch: aplicativo da plataforma é completo e útil (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Exclusividade do Twitch, a assinatura Turbo garante experiência c

... ompletamente livre de anúncios, além de muito mais espaço para armazenar transmissões anteriores, emoticons personalizados e ferramentas exclusivas para o chat.

Qualidade de transmissão

YouTube Gaming tem alta resolução como um de seus trunfos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Grande estrela do YouTube Gaming, as transmissões são o grande motivo da existência da plataforma. Para assegurar alta qualidade aos usuários, o Google caprichou na qualidade de imagem, que pode chegar a impressionantes 1080p e rodar a 60 quadros por segundo.

Quando o assunto é boa transmissão, o Twitch não fica atrás na hora de colocar gameplays. O destaque fica para a excelente otimização da velocidade de Internet, com streamings decentes até para conexões muito modestas.

Twitch funciona até em conexões mais lentas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Conteúdo

Muito além das transmissões online, o Gaming também é um canal de conteúdo sobre jogos no YouTube. Isso significa que o serviço permitirá encontrar as contas mais populares do portal e assistir aos vídeos postados anteriormente.

YouTube Gaming: plataforma traz grandes nomes do site (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Por outro lado, o Twitch mantém o foco exclusivo nas transmissões em tempo real, função executada de forma brilhante. É possível, inclusive, conferir vídeos antigos dos usuários, mas o sistema não é exatamente prático, nem muito incentivado.

Mesmo com abordagens bastante diferentes, as plataformas prezam pelo streaming ao vivo. Apesar disso, oferecem bom conteúdo àqueles que buscam por conteúdo menos recente. Por ser mais antigo e popular, o Twitch tem maior banco de transmissões, enquanto o Gaming é repleto de vídeos postados pelos canais.

Twitch: transmissões passadas também podem ser assistidas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Uso e ferramentas

Novato no ramo, o YouTube Gaming faz bom trabalho ao mostrar o caminho para usuários que desejam começar a usar plataforma, com belos tutoriais parar preparar a própria transmissão e até excelentes indicações de programas de captura.

Infelizmente, usuários têm sofrido com limitações de conteúdo impostas pelo YouTube, como bloqueio de trilhas sonoras e de alguns jogos. Essa barreira é, certamente, um problema bastante incômodo.

No Twitch, apesar de competente, o processo não é tão didático, e pode causar confusão aos clientes mais desavisados. Links para download de programas úteis também estão disponíveis, mas não são muito fáceis de encontrar.

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.