O novo Chromecast foi anunciado na terça-feira (29) e uma das grandes novidades do dongle do Google é o conectividade aprimorada que se dá por conta do Fast Play, uma atualização do aplicativo do antigo Chromecast que pré carrega os vídeos antes de serem visualizados. 

Já vale a pena investir no novo Chromecast? O TechTudo analisou a nova versão do dongle, confira!

Saiba mais sobre o Fast Play, a tecnologia que faz com que o Chromecast 2.0 seja até 80% mais rápido ao carregar vídeos do que o seu antecessor.

Novo Chromecast tem tecnologia que vai agilizar carregamento de streaming (Foto: Divulgação/Google)

Wi-Fi melhor

Um dos pontos principais que contribuem para o Fast Play está na tecnologia Wi-Fi utilizada no novo Chromecast. Enquanto a primeira versão  tinha compatibilidade apenas com redes b/g/n 2.4GHz, o Chromecast 2.0 se conecta tanto em 2.4GHz quanto em 5GHz sob o novo protocolo AC. Isso quer dizer muito mais velocidade na troca de dados entre o dispositivo e o roteador. 

O interessante é que o dongle faz a troca automática para a melhor banda disponível. Ou seja, se o seu roteador é dual band o Chromecast vai estar sempre conectado na rede que estiver mais rápida no momento. Esse recurso é um pouco parecido com o SmartConnect, visto nos roteadores mais caros da D-Link.

Além disso, a captação do sinal Wi-Fi foi melhorada. Agora o dispositivo conta com duas antenas internas localizadas em posições estratégicas para receber o sinal de qualquer lugar da casa.

Dongle conta agora com duas antenas internas (Foto: Reprodução/YouTube)

Entendendo o Fast Play

De uma forma bem simples, o que o Fast Play faz é pré-carregar os vídeos antes de serem visualizados. A ideia por trás disso é eliminar o buffering, ou seja, a espera que tem que ser feita em serviços de streaming até o vídeo poder ser visualizado.

Para isso, o Chromecast utiliza os algoritmos de sugestão de conteúdo que os serviços de streaming, como o Netflix, possui. Se você está assistindo a uma série, por exemplo, o Fast Play já vai carregar em paralelo o próximo capítulo. Assim, o próximo episódio vai começar instantaneamente, sem buffering.

Chromecast dá erro. Como fazer o Allcast parar de travar? Confira no Fórum do TechTudo.

O mesmo vai acontecer com filmes. Enquanto você está lendo a sinopse, o Fast Play vai estar automaticamente carregan

... do. Quando for dar o play, a reprodução será instantânea, sem ficar a tela de loading.

No entanto, ainda restam algumas dúvidas de como isso funcionará. Pode ser que em conexões mais lentas o Fast Play tenha um efeito contrário, travando inclusive o vídeo que está sendo assistido no momento. Muito provavelmente o recurso terá uma opção para ser desativado ou detectará automaticamente a qualidade da internet.

Quando chega

Para a decepção dos fãs do Google, o Fast Play ainda não está disponível. O novo Chromecast já está sendo vendido em 17 países – não incluso o Brasil,  por  US$ 35, cerca de R$ 143, mas o recurso só deve chegar apenas em 2016, ainda sem data definida.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.