Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Os Cavaleiros do Zodíaco, ou Saint Seiya, é um famoso desenho japonês, muito popular no Brasil, que também teve destaque nos games. Ao longo de mais de 20 anos de saga, a animação ganhou jogos em plataformas como NES, PC, PS2, PS3, entre outras plataformas, com as batalhas de Seiya, Hyoga, Shiryu, Ikki e Shun. O TechTudo lembra dos cinco melhores e você acompanha conosco, em tom de nostalgia.

Como jogar Saint Seiya Online, o MMO dos Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodíaco e seus games ao longo das décadas (Foto: Divulgação)Os Cavaleiros do Zodíaco e seus games ao longo das décadas (Foto: Divulgação)

Saint Seiya: Ougon Densetsu (NES)

Em uma tradução livre, este título se chamaria “Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda de Ouro”, e foi o primeiro da saga a ser lançado, ainda na década de 80. O jogo saiu para o NES, ou Nintendinho, e contava com gráficos simples, porém uma jogabilidade viciante de pancadaria e plataforma.

Saint Seiya: Ougon Densetsu (NES) (Foto: Reprodução)Saint Seiya: Ougon Densetsu (NES) (Foto: Reprodução)

Apesar de citar a Saga do Santuário, a mais famosa do desenho, o game não conta com alguns personagens e segue um ritmo original, com partes que não existem no anime ou mangá. Isso por conta de seu lançamento, que coincidiu com a exibição do desenho na TV japonesa, e por isso alguns personagens ainda não haviam feito sua estreia na série. Este nunca foi lançado no ocidente.

Saint Seiya The Hades (PS2)

Saint Seiya The Hades foi o segundo título da saga a chegar no PS2, mas pode ser considerado o melhor até então. O game corrigia todos os defeitos do anterior e introduzia um ritmo de jogabilidade melhor e mais rápido. Seu estilo é o de luta, mas com uma arena livre, onde era possível correr e realizar golpes arrasadores.

Saint Seiya The Hades (PS2) (Foto: Divulgação)Saint Seiya The Hades (PS2) (Foto: Divulgação)

The Hades segue de perto a famosa “Saga de Hades”, a última do mangá original e que só ganhou adaptação em anime décadas depois de seu lançamento. Aqui, os Cavaleiros de Atena seguem para o submundo, para encarar o deus que reina no local – o próprio Hades. Cavaleiros de Ouro, Bronze e até os Juízes do Inferno são jogáveis nesta versão.

Os Cavaleiros do Zodíaco Bravos Soldados (PS3)

Os Cavaleiros do Zodíaco Bravos Soldados é o mais recente jogo da série, lançado no PS3, e também o melhor até agora, apesar de estar longe de ser perfeito. Ele também é de luta e é feito especialmente para os fãs, cheio de referências e adaptando todas as principais sagas – Santuário, Poseidon e Hades.

Os Cavaleiros do Zodíaco Bravos Soldados (PS3) (Foto: Divulgação)Os Cavaleiros do Zodíaco Bravos Soldados (PS3) (Foto: Divulgação)

Um grande número de personagens é selecionável neste game de luta, incluindo todos os Cavaleiros de Bronze, de Ouro, alguns de Prata, Juízes do Inferno, Generais Marinas de Poseidon e outros – até mesmo a deusa Atena, em sua armadura, pode ser controlada, após desbloqueada. Com gráficos que lembram bastante o desenho original, o game é cheio de ação e pancadaria, com controles simples e golpes visualmente bonitos.

Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmo (PSP)

Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmo foi o único game da saga a chegar no PSP e, como o nome diz, ele faz parte da série “Omega”, um spin-off da série principal, que continua a história e mostra os Cavaleiros originais anos mais velhos, introduzindo ainda uma nova geração de heróis, incluindo Kouga de Pégaso.

Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmo (PSP) (Foto: Divulgação)Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmo (PSP) (Foto: Divulgação)

Infelizmente, ele não chegou ao ocidente, ao contrário dos títulos disponíveis no PS2 e PS3, contudo, quem pôde comprá-lo em japonês aproveitou sem muitos problemas, já que seu gênero é o de luta e seu desenvolvimento não depende tanto de idioma. Na história, os novos Cavaleiros ganham armaduras inéditas para lutar novamente com Poseidon, que foi liberto. O enredo é original e não existe no desenho.

Saint Seiya RPG Asgard Chapter (PC)

Este é um jogo peculiar. Saint Seiya RPG Asgard Chapter não é oficial e foi produzido por um brasileiro conhecido apenas como “Lord_Dracon”, a partir da ferramenta RPG Maker 2000. Ele fez um enorme sucesso e foi lançado gratuitamente na Internet, como um trabalho de fã, para fã, mas sua produção foi tão caprichada, que vale uma menção.

Saint Seiya RPG Asgard Chapter (PC) (Foto: Reprodução)Saint Seiya RPG Asgard Chapter (PC) (Foto: Reprodução)

Além de ser inédito e peculiar, o jogo também é o único que adapta para videogames a Saga de Asgard, que só existe no desenho e ficou de fora do mangá ou de qualquer outro game. Ele era um RPG com batalhas em turnos e exploração de cenário. O jogo foi lançado completo, com todos os personagens e principais batalhas envolvendo a Saga de Asgard, mas era curto para terminar.

Saiba mais sobre os DLCs de Cavaleiros do Zodíaco no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.