Um novo vírus do Android, batizado de Kemoge, tem se espalhado com facilidade entre aparelhos que rodam o sistema operacional do Google .Uma vez instalado, o malware exibe uma grande quantidade de anúncios indesejados na tela do smartphone infectado e pode dar aos hackers controle total do aparelho. A praga virtual, descoberta por especialistas em segurança da empresa FireEye e divulgada nesta quinta-feira (8), consegue, inclusive, explorar brechas e fazer root no aparelho, sem que o usuário perceba.

Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky

O Kemoge é distribuído de forma oculta em lojas independentes de aplicativos - e não na Google Play Store e já atinge usuários de 20 países. 

Pesquisadores alertam para o risco de se baixar aplicativos de lojas desconhecidas (Foto: TechTudo/ Luciana Maline)

O vírus contém uma série de mecanismos para executar processos que podem dar acesso root aos controladores do aparelho. Nesses casos, os criminosos que desenvolveram e controlam o Kemoge podem ter acesso total ao dispositivo da vítima.

Segundo os especialistas, uma vez garantido o acesso root ao aparelho, o Kemoge tenta obter o IMEI, além de outras informações armazenadas no gadget. Com o código numérico em mãos, hackers podem até mesmo travar o dispositivo.

A partir do monitoramento de um celular infectado e do tráfego de dados entre o vírus e o servidor que o controla, foi possível identificar também tentativas de desabilitar recursos de segurança e antivírus instalados no smartphone.

Doze aplicativos já foram identificados como infectados pelo vírus:

- Sex Cademy
- Assistive Touch for Android
- Calculator
- Kiss Browser
- Smart Touch
-

... emantico">SHAREit
- Privacy Lock
- Easy Locker
- 2048kg
- Talking Tom 3
- WiFi Enhancer
- Light Browser

A maneira mais segura de evitar surpresas desagradáveis com vírus desse tipo é sempre ter cuidado na hora de instalar apps. Evite lojas genéricas e, sobretudo, só instale programas nas lojas oficiais das Fabricantes.

Como remover vírus do Android? Descubra no Fórum do TechTudo

Via PCWorld e The Hacker News

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.