O Instagram já tem mais de 400 milhões de usuários e é uma das principais plataformas de compartilhamento de fotos e vídeos. Por isso, a rede social do Facebook conta com diversas ferramentas para aprimorar suas gravações. Apesar disso, os recursos de vídeos do Instagram podem confundir alguns usuários, especialmente os mais novos. Se esse é o seu caso, veja dicas que cobrem desde a publicação, edição e configuração de vídeos no aplicativo. 

Instagram supera 400 milhões de usuários; Brasil impulsiona downloads

Instagram avisa previamente sobre alterações nos termos de uso (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1- Como gravar um vídeo?

Instagram pode gravar vídeos de até 15 segundos antes de compartilhar na rede (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para capturar um vídeo no Instagram, basta clicar no ícone de câmera azul na tela inicial do aplicativo e, em seguida, selecionar "Vídeo" na barra inferior da tela. Feito isso, basta manter o botão vermelho pressionado. Quando a barra de tempo chegar ao final da linha, é só clicar em "Avançar", no topo da tela. 

2 – Como carregar um vídeo da galeria?

Também é possível postar um vídeo gravado anteriormente. Para isso, clique no ícone de câmera azul na tela inicial do aplicativo, e, em seguida, selecione "Galeria" ou "Biblioteca", na barra inferior da tela. Selecione o vídeo que deseja publicar e toque em avançar. O Instagram só permite 15 segundos de gravação, mas é possível cortar o vídeo - no ícone de tesoura - antes de publicar. 

3 – Posso importar mais de um vídeo ao mesmo tempo?

O Instagram limitou o upload de vídeo a apenas um por vez. No entanto, você pode utilizar aplicativos de terceiros para editar suas gravações antes de publicá-las. O Video Editor faz edições completas e o Vidstitch pode criar mosaicos com as gravações.

4 – Como adicionar filtros?

Instagram traz 40 filtros diferentes para ser adicionados a videos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Após gravar um vídeo ou carregá-lo da biblioteca do aparelho é preciso tocar no botão de círculo ao lado do ícone de tesoura. Ao todo, o Instagram traz 40 filtros que podem ser aplicados às gravações do usuário antes de publicar.

5 – Como ver um vídeo antes de publicar?

Durante a edição do vídeo, o Instagram exibe uma prévia do conteúdo na parte superior da tela. Caso a gravação não esteja sendo reproduzida, basta selecionar o botão de "tocar". Se você já estiver na tela de

... configuração da legenda, volte para a edição para ver o vídeo. 

6 – Quantos segundos de vídeo podem ser gravados?

Os vídeos do Instagram tem, no mínimo, três segundos e, no máximo, 15 segundos. Mas, não é preciso gravar continuamente: basta apertar o botão vermelho na tela de captura sempre que quiser registrar uma sequência.

7 – O que significa o ícone de câmera ao adicionar filtros?

Se você é um usuário de iPhone, o Instagram oferece um recurso de estabilização de vídeo, que promete suavizar qualquer tremor ocorrido durante a gravação das imagens. Por padrão, ele está sempre ativado, sendo representado por um ícone de câmera com ondas. Para desativá-lo, basta tocar sobre o mesmo botão.

8 – Gaste menos dados com o Instagram

Instagram oferece opção de gastar menos dados e economizar o pacote 3G (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Instagram possui uma opção de economia de dados, que é ideal para economizar a franquia 3G. Para ativá-la, vá até a aba de perfil, toque sobre o botão de configurações no canto superior, procure pela opção “Uso de dados de celular” e selecione “Usar menos dados”. Confira o passo a passo.

9 – Quais dispositivos podem gravar vídeos?

Nem todos os dispositivos são compatíveis com a gravação de vídeos no Instagram. Para usar o recurso, é preciso ter um aparelho com Android 4.0, iOS 5.0 ou versões superiores.

10 – Como gravar vídeos com o Windows Phone? 

Se você tem um aparelho com Windows Phone, o aplicativo oficial do Instagram não permite a gravação ou publicação de vídeos. No entanto, os usuários do sistema podem baixar o 6tag, cliente mais completo do Instagram para os celulares com sistema da Microsoft.

11 – Como desativar som do vídeo?

Instagram pode ter som do vídeo desativado se usuário preferir (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

É possível ativar ou desativar o som de um vídeo antes da publicação.  Para fazer isso, basta tocar no ícone do alto falante na tela da edição. Quando o áudio for desativado, o botão ficará azul.

12 – Onde o vídeo será exibido no Instagram?

Assim como as fotografias, o Instagram exibe os vídeos no perfil do usuário, indicado pelo ícone de câmera com um círculo no meio. A gravação também será exibida normalmente no feed de seus seguidores. 

13 – Quem pode ver o vídeos compartilhados?

Os vídeos funcionam da mesma forma que as imagens no que diz respeito às configurações de privacidade. Se o seu perfil no Instagram é aberto, todos os usuários da rede poderão visualizar as suas gravações. Já se o perfil é privado, apenas usuários autorizados terão acesso.

14- É possível marcar alguém em vídeos?

Não. Por enquanto, a ferramenta de marcação do Instagram não funciona em vídeos, e só pode ser utilizada em fotos. Uma alternativa para que seus amigos sejam notificados, é mencionar seus amigos na legenda ou nos comentários da publicação. 

15 – Como denunciar um conteúdo impróprio?

Instagram permite que usuário denuncie vídeos ofensivos ou que infrinjam as regras da rede (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Caso você considere algum vídeo compartilhado no Instagram como impróprio, basta tocar sobre as reticências abaixo da gravação e escolher a opção “Denunciar”. Feito isso, o conteúdo será analisado pelo Instagram e pode até ser removido. 

Instagram falha ao marcar alguém, como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.