Street Fighter 5 é um dos jogos mais procurados na Brasil Game Show de 2015, especialmente por conta da revelação da nova lutadora brasileira Laura Matsuda. A personagem foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira (8) durante a conferência da Sony. O TechTudo testou o game durante a feira e você pode conferir agora as primeiras impressões. 

Acompanhe ao vivo todas as novidades da BGS 2015 

Para entender melhor o funcionamento do jogo, assim como os dos personagens de Street Fighter 5, o TechTudo também teve a oportunidade de conversar com o diretor de comunidade da Capcom, Peter Rosas. Ele deu detalhes sobre os novos personagens e os sistemas de V-Trigger e V-Skill.

Laura tem estátua própria na Brasil Game Show (Foto: Cassio Barbosa/TechTudo)

Novidades com toque brasileiro

Os curiosos em relação à jogabilidade da nova personagem nacional vão encontrar em Laura Matsuda algo bastante ofensivo e focado no combate a curta distância. Com um estilo de controle semelhante ao de Abel, de Street Fighter 4, Laura utiliza ataques especiais que podem ter seus efeitos variados com a adição de botões no final do comando.

Desse modo, Laura consegue concluir seus golpes em diversos agarrões inspirados no jiu-jitsu. A personagem, inclusive, luta um estilo próprio da arte marcial chamada de jiu-jitsu Matsuda – que de acordo com Rosas adiciona os golpes elétricos de Laura à luta criada no Brasil. Ela também é a primeira personagem da série especializada em agarrões a contar com um ataque de projétil.

Quais são as novidades mais esperadas da BGS 2015? Comente no Fórum do TechTudo!

Jogadores aproveitam para conhecer melhor o Street Fighter 5 (Foto: Cassio Barbosa/TechTudo)

Além da brasileira, o árabe Rashid também é um dos novos personagens que podem ser testados na versão do game disponível na BGS. Bastante ágil, ele é indicado para os jogadores que gostam de movimentar-se rapidamente pelo cenário, uma vez que os seus golpes baseados em ventos contribuem bastante para isso. As suas V-Skills, por exemplo, oferecem a possibilidade de atacar o oponente de diversas distâncias.

Por fim, outro estreante disponível é Necalli, cujo estilo de luta é o mais agressivo de todos os estreantes e é indicado para quem deseja infligir o máximo de dano em seus oponentes. Como o lutador não conta com magias para atacar a longa distância, Necalli pode golpear o chão com seus punhos com V-Skills para atacar oponentes que estejam longe.

Velhos conhecidos reapresentados

Além de novos personagens, os lutadores clássicos que reaparecem em Street Fighter 5 também terão de ter seus golpes e estilos aprendidos novamente, mesmo por veteranos da série. Um bom exemplo é Vega, que não é mais um personagem de golpes carregados, mas sim de meia-lua (seguindo outros como Ryu).

Além disso, o ninja espanhol conta também com dois estilos diferentes, com e sem a sua característica garra, que permitem ao jogador adotar posturas diversas na batalha e torn

... ar-se mais agressivo ou defensivo. Enquanto a mudança de estilos não altera drasticamente o controle do personagem (como ocorria com Gen em Street Fighter 4), isso permite ao jogador uma variação interessante de estratégias.
Laura é um dos destaques do novo Street Fighter 5 (Foto: Cassio Barbosa/TechTudo)

O brutamontes russo Zangief, revelado recentemente no novo game, também teve mudanças em sua jogabilidade. Apesar de perder o seu Banishing Fist, um de seus ataques que oferecia maior mobilidade, o lutador conta com novas habilidades bem interessantes. A sua V-Skill, por exemplo, adiciona resistência a golpes que permite avançar sem medo para perto dos oponentes e causar dano máximo.

Uma série reinventada

Além de mudanças nos personagens, Street Fighter 5 também ganha algumas alterações dentro da suas mecânicas básicas ao oferecer um sistema de combate completamente diferente de seu antecessor. A barra de Ultra, por exemplo, foi extinta e as Critical Arts (equivalentes aos antigos Ultra Combos) passam a utilizar a mesma barra para os golpes EX. Ao mesmo tempo, também foram incluídos os novos ataques V-Skills e V-Trigger.

As V-Skills são realizadas ao pressionar os botões de soco e chute médio simultaneamente (como no ataque Focus de Street Fighter IV). O uso dessas habilidades carrega a nova barra de V-Trigger, que também serve para ativar efeitos e golpes especiais. As diferenças ficam no fato de este efeito ser limitado, em vez de ter uso livre como a V-Skill. Além disso, seus efeitos costumam ser mais poderosos do que as ações do outro tipo de habilidade. Por fim, os jogadores também têm a opção de gastar a sua barra de V-Trigger para anular golpes adversários.

Street Fighter 5 é um dos jogos mais experimentados na BGS 2015 (Foto: Cassio Barbosa/TechTudo)

Os efeitos dessas ações são diferentes para cada lutador. Birdie, por exemplo, usa suas V-Skills para jogar cascas de bananas e latas no cenário, que servem não apenas para tirar dano do adversário, mas também o força a se mover de uma maneira estratégica. Já Laura utiliza as suas V-Skills para mover-se rapidamente e aproximar-se do adversário (ou sair do seu alcance). Para seu V-Trigger, a brasileira entra em um modo elétrico que, além de reforçar o seu projétil, também deixa os oponentes confusos por um tempo com os golpes.

Algumas dessas novidades poderão ser testadas em casa pelos jogadores durante a segunda fase da beta de Street Fighter 5, prevista para ser lançada para PC e PS4 entre os dias 22 e 25 de outubro. Disponível para os jogadores que realizaram a pré-compra do game, a beta contará com os personagens Ken, Necalli, Veja, R. Mika, Rashid e Karin. Nos últimos dias, o game também testará a funcionalidade de partidas inter-plataformas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.