Em meio a tantos sucessos de jogos eletrônicos da BGS 2015, a Galápagos Jogos tenta se destacar de uma forma bem diferente: com boardgames. Os clássicos jogos de tabuleiro se transformaram e hoje são bem mais modernos, com estratégias diferenciadas e regras arrojadas.

Acompanhe a cobertura em tempo real da Brasil Game Show 2015

O destaque da empresa na feira fica por conta de XCOM, versão em tabuleiro da série de sucesso dos games tradicionais. Entretanto, outras novidades também fazem com que o público deixe um pouco os games de lado para encarar partidas nos tradicionais tabuleiros. 

XCOM de tabuleiro vira mania na BGS 2015 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

A mistura do game com o boardgame

A Galápagos tem em seu catálogo pelo menos 30 jogos diferentes, mas, para a BGS, o destaque ficou justamente com XCOM, por ter ligação direta com o tema principal da feira e por ser um dos lançamentos recentes da empresa. Com capacidade para um a quatro jogadores, o boardgame atrai não só pelo visual e temática, mas pelas inovações.

O XCOM de tabuleiro usa, além das peças e regras em papel, um aplicativo que dá todo o clima de tensão para as partidas, cronometrando o tempo que o jogador tem disponível para realizar sua ação ou dando ordens específicas em alguns momentos do jogo.

A inclusão de um app em um boardgame gerou certa polêmica entre os fãs mais tradicionais, mas, para Gabriel Caropreso, do marketing da Galápagos, ela ficou somente no público de nicho. “O público geral aqui na feira está adorando e achou o máximo o uso do app. Principalmente por ser um primeiro encontro com esse tipo de jogo moderno”, contou ao TechTudo.

Gabriel Caropreso, gerente de Marketing da Galápagos (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Para Caropreso, o aplicativo foi uma inclusão acertada pela produtora original do jogo, a Fantasy Flight Games, já que deixa tudo com ainda mais “clima de videogame”. “O XCOM lembra bastante o gam

... e original. O cronômetro do app te dá pouco tempo para tomar decisões importantes e cada jogador assume um papel dentro da base. É uma experiência cooperativa, mas muito difícil de ser vencida”, disse.

Quem chega no estande da Galápagos na feira tem à disposição mesas para jogar e pessoas explicando as regras de cada game. XCOM é a mesa que está sempre ocupada, por ser novidade, e há outros sucessos da editora, como Dixit, Ticket to Ride e Small World.

Quais os melhores jogos de estratégia e RPG? Opine no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.