O Periscope virou uma verdadeira febre entre os usuários de smartphones e tablets. Criado pelo Twitter, o aplicativo oferece a possibilidade de fazer streaming ao vivo com a câmera do seu celular para todo o mundo, interagindo com espectadores de diversos lugares.

Periscope para PC dispensa baixar o app para ver transmissões ao vivo

Se você ainda não conhece a ferramenta ou quer simplesmente aproveitar mais do Periscope, o TechTudo reuniu dez dicas fundamentais para tirar o máximo do aplicativo e conseguir muitos seguidores.

Periscope permite fazer transmissões de vídeo ao vivo direto do celular (Foto: Divulgação)

1 - Crie sua conta com o Twitter

Embora o Periscope ofereça a opção de criar uma conta a partir do número de telefone, fazê-la com o Twitter oferece algumas vantagens. Em primeiro lugar, boa parte do seu perfil será configurado com base nas informações da rede social. Além disso, o Periscope te oferecerá sugestões de pessoas para seguir com base em quem você já acompanha no microblog.

Periscope oferece uma experiência melhor quando conectado ao Twitter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
  

2 - Procure por amigos

Nada melhor para começar uma rede social do que encontrar alguns amigos, certo? Com o Periscope, você pode encontrar os seus amigos de duas formas: através do nome de usuário deles ou pelas sugestões baseadas no Twitter. O grande ponto positivo de se conectar aos contatos é que você será avisado cada vez que um conhecido estiver ao vivo, havendo ainda a possibilidade de interagir com eles.

3 - Celebridades, empresas e personalidades também estão lá

Assim como o Twitter e o Instagram viraram uma forma de interagir com famosos, o Periscope também tem despontado neste sentido. Diversas personalidades já estão na rede, como a presidente Dilma (@dilmabr), a cantora Katy Perry (@katyperry), o brasileiro Hugo Barra (@hbarra) e a Rede Globo (@RedeGlobo). Até as empresas de tecnologia já estão presentes, como o Twitter (@twitter), a Microsoft Brasil (@MicrosoftBr) e a Sony (@Sony), entre outras.

4 - Torne o seu perfil atrativo

Perfil do Periscope deve conter foto, nome e uma descrição para ser mais atrativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Qual é o melhor aplicativo para transmissão de vídeo? Opine no Fórum do TechTudo. 

Se você deseja conseguir muitos seguidores, o primeiro passo é fazer o seu perfil atrativo. Além de um nome de usuário atraente e simples de achar, é importante também colocar uma foto na sua página para não se passar por um fake. Outra boa opção é preencher a sua descrição com informações que o identifiquem ou que tornem a sua página mais atrativa para o tipo de espectador que você p

... rocura.

5 - Ache usuários transmitindo próximo de você

Uma boa forma de fazer contato com outros usuários do Periscope é localizar quem está transmitindo ao seu redor. Para isso, o aplicativo conta com um mapa que mostra quem está ao vivo no mundo todo e também ao seu redor. Assim, você pode não só ter ideia sobre o que transmitir na sua cidade como também conhecer usuários ativos da rede.

6 - Assista a uma transmissão de uma pessoa influente

Outro bom começo para quem quer ser popular no Periscope é observar o que os usuários mais famosos fazem. Para encontrá-los, basta rolar até o fim da página de sugestões de amigos, onde o aplicativo mostra os perfis mais curtidos. Feito isso, observe as transmissões, os assuntos abordados, a forma como eles interagem com o público e, se possível, interaja também através do chat.

7 - Dê um título interessante às suas transmissões

Se você deseja atrair mais expectadores, um grande passo é chamar a atenção a partir do título do streaming. Descreva, em poucas palavras, o que você vai mostrar e de forma criativa. Há quem indique ainda o uso de emojis, já que estes tornam a transmissão visivelmente atrativa para diversos usuários.

Nomear a transmissão no Periscope, publicar no Twitter e ativar localização pode aumentar a audiência (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

8 - Publique no Twitter e ative a localização da transmissões

Se você linkou a sua conta do Twitter ao Periscope, é possível publicar na rede social cada vez que você começa uma nova transmissão. Assim, as chances de atrair mais pessoas é bem maior, a começar pelos seus seguidores, que não precisarão ter conta no app de streaming. Além disso, ativar a localização antes de começar a transmitir pode fazer com que mais pessoas te encontrem através do mapa de proximidade.

9 - Interaja com os usuários

O Periscope oferece a opção de bate-papo quando o número de espectadores em um streaming não é muito alto. Durante as suas transmissões, é desejável observar os comentários de outras pessoas e interagir com elas, tanto para garantir que ninguém pare de assistir aos seus vídeos, como também para tornar o streaming mais agradável.

10 - Acompanhe as estatísticas ao fim das transmissões

Periscope exibe estatísticas ao fim das transmissões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se a prática leva à perfeição, o Periscope traz ótimas informações sempre que o usuário acaba uma transmissão. É possível saber, por exemplo, quantos minutos você ficou online, o total de espectadores e também o percentual de pessoas que você conseguiu manter no streaming. Assim, você já tem uma ideia de como pode melhorar para a próxima transmissão. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.