Um pendrive bootável é útil na hora de instalar ou reparar um sistema operacional no computador principalmente pela sua portabilidade e versatilidade. Ele pode ser levado a qualquer lugar, usado em notebooks compactos sem drive ótico e permitem que o usuário o reutilize no futuro para outro propósito. Porém, é preciso ter cuidado com alguns erros comuns na hora de usá-lo, especialmente se você for iniciante. Confira uma lista dos principais erros que podem ocorrer e como soluciona-los.

Como formatar um pendrive no Windows ou Mac OS X sem baixar nada

Veja os principais erros que ocorrem com um pendrive bootável (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Erro ao carregar o sistema operacional

Esse erro, que pode ser mostrado ao usuário em inglês como “Error loading operating system”, pode ser causado mesmo quando o pendrive bootável está funcionando normalmente em um primeiro teste após sua criação. Sua causa, no entanto, é simples: provavelmente, ainda há resquícios de arquivos antigos no disco flash que estão impedindo o pleno funcionamento do boot. A solução é fazer uma formatação minuciosa do pendrive e, depois, torna-lo novamente um disco bootável.

Como recuperar arquivos que aparecem "ocultos" no pen drive? Confira no Fórum do TechTudo

Outra possível causa é a escolha inadequada do boot em um ultrabook com armazenamento híbrido, com HD e SSD, e boot do tipo UEFI. A solução, nesse caso, é ativar o boot UEFI e configurar a BIOS de acordo com as instruções da própria fabricante, já que são dados que mudam de modelo para modelo de PC.

Sistema operacional não encontrado

Use o diskpart para selecionar o volume correto do SO (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O erro de sistema operacional não encontrado, ou “Missing operating system”, não tem relação com o funcionamento do pendrive bootável, mas com a ativação da partição correta no seu computador. Para resolver, é preciso acessar a BIOS da máquina, acessar o comando diskpart e listar os volumes disponíveis. Em seguida, basta selecionar o volume onde o sistema está realmente instalado e digitar o comando “ACTIVE”.

Erro bootmgr não encontrado

Alertado ao usuário como “bootmgr is missing”, esse erro ocorre quando se tenta recuperar, em geral, um computador rodando Windows 7 com a ajuda de um pendrive bootável. A solução é um pouco mais complicada que as demais, pois requer um reparo no boot. Para isso, você deve acessar o menu de boot avançado do Windows e ir até o menu “Repare seu computador”.

De lá, você deve ir até às opções de recuperação do sistema e rodar o “Startup Repair” seguidas vezes até que o boot seja consertado. A cada fim de reparo, tente fazer o boot pelo pendrive novamente, persistindo no reparo caso o erro não seja resolvido.

Erro /boot/bcd

... iar o USB bootável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="300" width="695">Use a ferramente recomendada pela Microsoft para criar o USB bootável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um erro relativamente antigo na hora de usar um disco bootável é o que acusa o seguinte aviso: “An error occurred while attempting to read the boot configuration data”, ou, em português, “um erro ocorreu na tentativa de leitura dos dados de configuração do boot”. Felizmente, esse problema tende a ocorrer quando um usuário pouco experiente tenta criar o pendrive com Windows a partir do Prompt de Comando e não executa os comandos corretamente.

Isso significa que, se você usar o USB/DVD Download Tool, ferramenta oferecida gratuitamente pela própria Microsoft para criar pendrives bootáveis, ele deverá parar de ocorrer.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.