Manter o computador atualizado e otimizar aplicativos e jogos para que funcionem de acordo com as especificações do hardware são algumas das formas pelas quais o desempenho de uma placa de vídeo pode ser melhorado em computadores com Windows. Drivers corretos, atualizações do sistema e manutenção preventiva complementam a lista de medidas que permitem ao usuário conseguir mais alguns frames na hora de jogar, ou melhorar o rendimento da placa na hora de fazer a decodificação de um vídeo de alta resolução, por exemplo.

Razer Game Booster: veja como configurar o assistente de jogos

Na lista abaixo, você conhece em detalhes essas e outras dicas para fazer sua placa de vídeo render mais.

Mantenha os drivers de vídeo atualizados

Atualizações de drivers de Nvidia, AMD e Intel sempre garantem aumentos de desempenho para as placas de vídeo mais recentes (Foto: Reprodução/Nvidia)

A dica mais importante da lista é atualizar os drivers. Eles são softwares que controlam o hardware e, portanto, quanto mais refinados eles forem, maior desempenho eles podem tirar de uma placa.

Há três grandes fabricantes de processadores gráficos: NVIDIA, AMD e Intel. Cada um deles libera com boa frequência novas versões dos drivers de suas placas em seus sites.

Configure o comportamento da placa de vídeo

Essa dica é mais específica para quem usa placas off board da Nvidia e da AMD. Ambos liberam drivers bastante completos, que possuem aplicativos que permitem ao usuário configurar diversos detalhes sobre o funcionamento da placa de vídeo.

Nvidia Control Panel dá acesso a várias configurações que otimizam o rendimento da placa de vídeo (Foto; Reprodução/Filipe Garrett)

Escolher as configurações corretas pode melhorar bastante a performance do equipamento, já que a placa passa a trabalhar num regime mais adequado aos seus limites. Algumas opções como VSync e número de frames pré-renderizados, presentes nos dois aplicativos, podem eliminar lag, melhorar tempos de resposta e dar mais qualidade gráfica ao seu sistema.

Otimize os aplicativos

Aplicativos comuns, como editores de vídeo, reprodutores de música, entre outros, não dependem muito do processamento gráfico. Porém, softwares de edição de vídeo, imagens, manipulação de arquivos tridimensionais e jogos, sim.

É fundamental que você procure manter esses aplicativos que fazem uso intensivo da sua placa de vídeo corretamente configurados.

É comum, por exemplo, que em jogos o usuário tente rodar o game com configurações muito pesadas, incompatíveis com o poder da placa. O ideal é ser mais modesto quando você percebe que seus hardware não tem fôlego suficiente para a demanda que você está exigindo.

Quais são as melhores dicas para montar um PC gamer? Comente no Fórum no TechTudo!

Aplicativos de otimização

Existem apps que permitem ao usuário menos instruído realizar alterações nas configurações do computador para extrair mais processamento do hardware. Esses aplicativos monit

... oram configurações e tendem a eliminar erros que consomem a performance da sua placa. Um exemplo interessante é o Razer Game Booster.

Razer Game Booster: veja como usar o programa para melhorar seus jogos

Atualize o Windows

Há uma percepção de que as atualizações do Windows são desnecessárias. Isso está longe da verdade. Além de corrigirem falhas de segurança, os pacotes de correções da Microsoft podem ajeitar defeitos que comprometiam a performance do sistema operacional e do computador como um todo.

Além disso, há um grande potencial de conflitos em cenários em que o usuário mantêm o driver da placa de vídeo religiosamente atualizado, mas ignora os pacotes de updates da Microsoft.

Uso racional do computador

Se você pretende jogar um game bem pesado, não é boa ideia manter outros aplicativos rodando em segundo plano, especialmente se eles forem programas pesados e que precisam de bastante memória de vídeo.

Procure eliminar aplicativos que estejam rodando em segundo plano quando for executar programas que usem gráficos intensos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O mesmo vale se você está editando alguma imagem ou renderizando algum vídeo com um jogo aberto em segundo plano.

Com esse tipo de comportamento, você não está fazendo favores ao seu computador. Na hora de usar programas intensos em termos gráficos, procure fechar outros aplicativos pesados. Isso libera disco, memória e os processadores do seu computador para se dedicarem à tarefa que você está realizando no momento.

Manutenção preventiva

Com o tempo, o computador acaba perdendo eficiência em decorrência do uso. Há algumas ferramentas no Windows que ajudam a recuperar o fôlego da sua máquina, como a desfragmentação de disco.

Manutenção de discos pode melhorar a performance geral do computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Essa ferramenta, disponível no Windows 7, 8 e 10, reorganiza o disco rígido em desordem depois do uso prolongado. Embora não se refira diretamente ao gerenciamento da placa de vídeo, o disco rígido em ordem reduz tempos gastos na leitura de arquivos pesados e pode dar mais velocidade ao seu computador na hora de realizar algumas tarefas que exijam bastante da placa de vídeo, como jogos e renderização de arquivos.

Se você usa SSDs, em vez de desfragmentar, você deve clicar em TRIM. A partir do Windows 8, a Microsoft agrupou desfragmentador e TRIM na mesma ferramenta. Independente do tipo de disco que você usa, basta clicar em Otimizar.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.