O Google Drive é um serviço online que permite o armazenamento de arquivos na nuvem. Criado pela Gigante de buscas para ajudar no trabalho com textos, planilhas e apresentações, o aplicativo apresenta praticamente todas as funções grátis que editores como Dropbox, OneDrive e iCloud possuem. Porém, o serviço se destaca com funções escondidas e truques que facilitam a produção de conteúdo. É possível criar um texto usando o microfone do PC, realizar pesquisas no Google sem sair do documento e rever o histórico de alterações feitas no trabalho. Confira a lista com os cinco melhores recursos escondidos. 

WhatsApp: como fazer backup de fotos e vídeos para o Google Drive?

Google Drive tem truques e funções secretas para ajudar com o trabalho no app (Foto: Divulgação/Google)

1) Ferramenta de busca incorporada

Caso você precise pesquisar algum termo ou assunto no Google, o Drive permite fazer a consulta sem sair do documento. Basta clicar em "Ferramentas" e depois em "Pesquisar".

Ferramenta de busca incorporada (Foto: Reprodução/André Sugai)

2) Atalhos de teclado para criar documentos

Outra facilidade que poucos conhecem é a criação de novos documentos com atalhos de teclado. O Google Drive permite montar documentos de apresentações, planilhas e de textos com os seguintes atalhos.

Função
 Atalho
Cria um novo documento de texto  Shift + T
Cria nova apresentação  Shift + P
Cria nova planilha  Shift + S
Busca no seu Drive  /  

3) Histórico de revisões

Quando se trabalha em grupo em um arquivo é necessário saber quem, o que e quando alguma coisa foi alterada para que nada saia errado na versão final. Com o Google Drive é possível visualizar os histórico de revisões. Para acessar a ferramenta, vá em "Arquivo" e depois clique em "Ver Histórico de Revisões".

Acesso ao histórico de revisões de um documento (Foto: Reprodução/André Sugai)

4) Crop de imagens

Ao inserir uma imagem em um documento, um novo ícone, com um quadrado preto cortado por um traço, surge na barra de ferramentas. Clique no botão e ajuste a área que quer recortar a imagem.

... trong>Recorte imagens direto do documento (Foto: Reprodução/André Sugai)

5) Crie textos com comandos de voz

Outra função interessante no Google Drive é a possibilidade de criar textos a partir de comandos de voz. Para ativar a função, basta ir em "Ferramentas" e clicar em "Digitação por Voz". Um ícone de microfone vai aparecer no lado esquerdo da página branca. Clique no botão para falar e escrever.

Fale seu texto ao invés de digitar (Foto: Reprodução/André Sugai)

Conhece algum recurso secreto do Google Drive que ficou de fora? Comente sobre a ferramenta. Em caso de dúvidas, acesse o Fórum do TechTudo.  



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.