Mega Man é um dos personagens das gerações 8 e 16 bits mais querido pelos fãs. Aqui no Brasil, muita gente começou a acompanhar a série no Super Nintendo. Com isso, é comum que muitos desconheçam várias curiosidades sobre o passado do robô azul. Confira algumas curiosidades sobre o nosso querido Mega Man.

Mega Man e Castlevania: veja os clássicos que deveriam estar nos smartphones

Curiosidades sobre a criação e desenvolvimento dos jogos de Mega Man (Foto: Reprodução / Wallpapervortex)Curiosidades sobre a criação e desenvolvimento dos jogos de Mega Man (Foto: Reprodução)

Kenji Inafune, você não é o pai!

Começamos a nossa de curiosidades sobre Mega Man com uma bomba! Você sabia que Kenji Inafune, produtor e game design dos primeiros jogos de Mega Man não é criador do personagem. O conceito do “Blue Bomber” foi imaginado por Akira Kitamura. Akira é responsável, não apenas por Mega Man, mas também pela maioria dos robôs inimigos e até cenários do primeiro jogo.

Keiji Inafune não criou o personagem Mega Man, mas aperfeiçou a ideia (Foto:Reprodução / g3ar)Keiji Inafune não criou o personagem Mega Man, mas aperfeiçoou a ideia (Foto:Reprodução)

Mas não precisa chorar, Inafune é o criador original de outro personagem bastante querido, Zero. O robô vermelho, companheiro do X, era para ser o protagonista Mega Man X. Mas a Capcom decidiu não adotar essa decisão, por achar que seria uma mudança muito drástica para os fãs da série.

Nomes sugeridos

No Japão, a série Mega Man possui outro nome, Rockman. Isso provavelmente você já sabia. A origem para esse nome é nebulosa, muitos dizem que se refere a estilo musical Rock’n Roll, pois o nome da amiga do Rockman é justamente Roll.

Possíveis nomes para Rockman (Foto: Reprodução / Whatculture)Possíveis nomes para "Rockman" (Foto: Reprodução)

Mas você sabia que a franquia Mega Man quase foi renomeada para algo como “Mighty Kid” ou “Knuckle Kid”. O primeiro jogo de Mega Man quase foi batizado como “The Battle Rainbow Rockman” . Segundo informações da revista Famitsu, esse último nome para o jogo foi cogitado devido às mecânicas que permitiam Mega Man mudar de cor e de arma.

Por que o Mega Man é azul?

Durante a PAX 2013 Kenji Inafune explicou várias curiosidades sobre seu tempo na Capcom e a criação de Mega Man. Segundo Inafune, a decisão de fazer com que Mega Man fosse azul partiu diretamente da limitação do hardware do Famicom (O Nintendo 8bits japonês).

Limitação de cores do Famicom influenciou a escolha do personagem (Foto: Reprodução / arcadesushi.com)Limitação de cores do Famicom influenciou a escolha do personagem (Foto: Reprodução)

A paleta de cores do Famicom possuía apenas 54 cores, onde há uma predominância por tons de azul. Por conta disso, os produtores decidiram usar a cor azul para criar um personagem mais detalhado. De fato, Mega Man possuía mais quadros de animação do que outros personagens da época.

Thomas Edison e Albert Einstein

A inspiração para os dois principais cientistas da franquia Mega Man parece bastante evidente. O nome completo do Dr. Light é Thomas Light, uma clara referência ao inventor da lâmpada (light/luz). Já o nome completo do Dr. Wily é Albert Wily. Sua aparência lembra bastante o físico Albert Einstein.

... src="//s2.glbimg.com/Fib4l3rbC4ImUY2vDZN-K9IJPvA=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/09/29/dr-wily-dr-light.jpg" alt="Dr. Light e Dr. Wily foram inspirados em Thomas Edison e Albert Einstein (Foto: Reprodução / Whatculture)" height="375" width="695">Dr. Light e Dr. Wily foram inspirados em Thomas Edison e Albert Einstein (Foto: Reprodução)

Não se sabe qual o motivo para Albert Einstein ser o “vilão”. Pois na realidade Thomas Edison esteve mais envolvido em polêmicas que Albert Einstein. Algumas teorias afirmam que Albert Einstein foi escolhido como “vilão” porque uma de suas teorias levou a criação da bomba atômica, mas isso não passa de suposição.

Robôs feito por fãs

Em Mega Man 2, para Nintendo 8bits, a Capcom criou um concurso, apenas no Japão, onde jogadores podiam enviar seus desenhos e conceitos de robôs para serem inimigos do Mega Man. Chamado de “bosu kyara boshuu” ou em uma tradução livre “concurso para personagens chefes”. O concurso teve várias edições para promover o lançamento de vários jogos de Mega Man.

Concurso de desenho oferecia vários prêmios (Foto: Reprodução / Destructid)Concurso de desenho oferecia vários prêmios (Foto: Reprodução)

Na edição para promover Mega Man 6 aconteceu algo especial. Era o primeiro concurso em que a Capcom recebeu inscrições fora do Japão, e o canadense Daniel Vallée teve o seu personagem Knight Man incluído no jogo.

O túnel

O túnel antes dos chefes tinha várias funções. Uma delas era bem óbvia, servir como um ponto de “save” para o jogador continuar depois que perdia para o chefe da fase, porém ainda possuía vidas.

Túnel antes dos chefes é um dos marcos da série (Foto: Reprodução / Whatculture)Túnel antes dos chefes é um dos marcos da série (Foto: Reprodução)

Mas havia outro propósito para o túnel. Com receio de não haver memória RAM suficiente, os desenvolvedores pensaram no túnel como um momento para aliviar o carregamento do jogo e evitar travamentos. Contudo, o Famicom tinha memória RAM de sofra para jogos como Mega Man, e além disso, era possível adicionar mais RAM através do próprio cartucho do jogo. Assim, o túnel foi mantido nos jogos posteriores como uma marca registrada da série.

Super Mega Man?

Mega Man X foi o primeiro jogo de Mega Man para Super Nintendo. Como em vários jogos da época, a Capcom cogitou batizar o jogo no ocidente como Super Mega Man. Como você já deve saber, Mega Man X se passa no mesmo universo de Mega Man, mas eles não são o mesmo personagem.

Megaman Man X quase virou Super Mega Man (Foto: Reprodução / Arcadesushi)Megaman Man X quase virou "Super Mega Man" (Foto: Reprodução)

Zero era para ter sido o personagem principal, mas ele era sequer jogável. Ele se tornaria um personagem selecionável apenas em Mega Man X3. E apenas estrearia seu próprio jogo na saga “Mega Man Zero” no Game Boy Advance.

Vile ou Boba Fett

Um dos maiores algozes de Mega Man X é Vile. Ele aparece no começo de Mega Man X e no final do jogo. Ele ressurge em diversos jogos de Mega Man X, sempre dando muito trabalho. Seu design consiste em um capacete estiloso e uma metralhadora acoplada nas costas.

Vile e Boba Fett são muito parecidos (Foto: Montagem / comicbookresources / MegaMan Wiki)Vile e Boba Fett são muito parecidos (Foto: Montagem)

Fãs dos filmes de Star Wars devem ter notado uma semelhança entre Vile e o caçador de recompensas de Star Wars, Boba Fett. O visual dos dois personagens é bastante parecido e não é à toa. Não há confirmação por parte da Capcom, mas depois do design de Vile em Mega Man X5, não há nem o que comentar.

Hadouken, Shouryuken e outras coisas

Mega Man e Street Fighter tem mais coisas em comum do que apenas a mesma produtora. Em Mega Man X, ao completar a armadura de X e conseguir todos os itens do jogo, é possível coletar o golpe hadouken, o mesmo do personagem Ryu da série Street Fighter. Em Mega Man X, o hadouken é extremamente poderoso e capaz de acabar com todos os inimigos com um único golpe.

Shoryuken, hadouken, faltou só o ataque das corujas (Foto: Mega Man Wiki)Shoryuken, hadouken, faltou só o ataque das corujas (Foto: Divulgação)

Já em Mega Man X2, há outro golpe de um personagem de Street Fighter, desta vez é o Shoryuken. Igualmente ao Hadouken do primeiro jogo, o Shoryuken em Mega Man X2 é muito poderoso. Porém, assim como o golpe, Mega Man só pode realizar este se tiver com a energia completa.

Gun’s n Roses em Mega Man X5

Na versão americana de Mega Man X5, os nomes dos chefes do jogo são muito parecidos com os dos ex-integrantes da banda Gun’s n Roses, confira: Grizzly Slash, Squid Adler, Izzy Glow, Duff McWhalen, The Skiver, Axle the Red, Dark Dizzy e Mattrex.

Versão ocidental de Mega Man X5 tem inimigos com nomes de integrantes do Guns Roses (Foto: Whatculture)Versão ocidental de Mega Man X5 tem inimigos com nomes de integrantes do Gun's Roses (Foto: Divulgação)

O mais interessante é que na versão original, os nomes dos chefes não são nada parecidos com os da versão americana do jogo. A tradutora que ficou responsável pela localização do jogo, nomeou os chefes assim para homenagear o seu marido, que era grande fã da banda. Brincadeira né?

Quais personagens você gostaria de ver em Super Smash Bros.? Opine no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.