Já imaginou fazer pesquisas complexas sem usar palavras? Um estudo desenvolvido pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, em conjunto com a Qualcomm, pode tornar isto possível em breve. Os pesquisadores criaram um sistema de buscas chamado de Emoji2Video que permite usar um ou mais emojis para encontrar vídeos relacionados a eles no YouTube.

Wingdings: a história da fonte que antecedeu os emojis

A tecnologia pode abrir caminho para a busca por conteúdos em diferentes idiomas. Com as figuras, é possível encontrar vídeos com o título em russo, japonês, francês e muitas outras línguas que nem todos dominam.

Site permite usar emojis para encontrar vídeos no YouTube (Foto: Reprodução/Emoji2Video)

O projeto Emoji2Video consiste em uma tabela com todos os símbolos suportados. No momento, a lista contém cerca de 385 dos 1.300 emojis regulados pela Unicode, sendo que foram excluídos alguns considerados irrelevantes – como números – e outros cujos resultados seriam duplicatas de pesquisas já existentes.

Para criar o sistema de buscas, os pesquisadores usaram técnicas de aprendizagem de máquinas para criar uma descrição para cada emoji. Em seguida, o programa analisa vídeos em intervalos de 50 quadros em busca de conteúdo que tenha relação com os termos armazenados. Por fim, ele cria uma lista com os símbolos encontrados.

A tecnologia ainda está em fase de testes. A expectativa é que o sistema possa ser usado em sites para permitir que estrangeiros encontrem conteúdo em outro idioma com facilidade. 

Site encontra vídeos publicados em qualquer idioma no YouTube (Foto: Reprodução/Emoji2Video)

Como usa

... r

Ao clicar em um emoji, o site (emoji2video.com) exibe uma lista de vídeos do YouTube que contém conteúdo relacionado, cada um com um conjunto de outros símbolos que também foram encontrados naquela imagem. Quando o usuário seleciona um vídeo específico, recebe uma outra lista, contendo o link para o filme e quadros mostrando em que ponto o emoji foi localizado.

Via Emoji2Video e Mashable

Qual emoji falta no seu teclado? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.