O lançamento do Moto X Force, nesta quinta-feira (29), trouxe um novo tipo de tela para a Motorola. À prova de trincamentos, o display promete ser "duro na queda", com a tecnologia ShatterShield, novidade que levou três anos para ficar pronta. Isso traz maior resistência a impactos e aplicação de força, sem muitos riscos de quebrar.

Moto X Force com tela ‘inquebrável’ chega ao Brasil; saiba o preço

A nova forma de manter o bom estado do celular sai na frente, por exemplo, do Gorilla Glass, proteção fabricada pela Corning. Além disso, a Motorola traz garantia de quatro anos para a tela de 5,4 polegadas. Entenda o funcionamento do sistema a seguir.

Moto X Force conta com tecnologia ShatterShield, que previne quebra e estilhaçamento da tela (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Como funciona?

A Motorola explica que a nova tela é composta por cinco camadas diferentes. Essas partes, quando unidas, dão ao aparelho melhor resistência a colisões. Veja os detalhes de cada nível.

Primeira camada: a parte externa, segundo a companhia, atua como a linha primária de proteção contra danos. A fabricante não revela, porém, qual é o material utilizado, mas afirma que o componente é coberto com revestimento especial, resistente a riscos.

Tela do Moto X Force tem 5 camadas de proteção (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Segunda camada: embora não seja o caso, esse painel pode ser identificado como o vidro que separa o exterior AMOLED da parte interna do Moto X Force. A Motorola afirma que o material transparente é mais flexível que o vidro, o que permite absorver mais energia em colisões.

Terceira camada: nessa parte, há interfaces sensíveis ao toque, responsáveis por identificar toques do usuário. Ao contrário de outros dispositivos, a Motorola escolheu usar duas interfaces no Moto X Force. A razão, de acordo com o fabricante, é garantir que, se uma das matrizes forem danificadas, a outra poderá ser acionada.

Quarta camada: a penúltima parte é o display AMOLED, que foi desenvolvido para ser mais flexível e suportar situações mais agressivas para sua superfície.

Terceira, quarta e quinta camadas unificadas da tela do Moto X Force (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Quinta camada: a última linha de defesa do aparelho é o chassi de alumínio. Desenhado para funcionar em harmonia com a tela resistente, a placa dá mais firmeza ao conjunto na hora de absorver impactos.

Display que não vaza

Depois de sofrerem quedas, muitos celulares podem romper o cristal líquido - caso seja um display do tipo -, o que resulta em vazamentos e inutiliza a tela do aparelho. Em muitos casos, inclusive, o acidente ocorre sem qualquer dano perceptível no vidro.

De acordo com a fabricante, o painel AMOLED usado no Moto X Force tem um grau maior de f

... lexibilidade, e isso deve prevenir que imprevistos do gênero aconteçam com o smartphone.
Corpo em alumínio é um dos segredos da tela resistente do Moto X Force (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Tela quebrada é um problema comum

A Motorola apresenta a solução ShatterShield como uma resposta aos resultados de uma pesquisa da empresa sobre os problemas enfrentados por consumidores quando o assunto é a fragilidade de aparelhos.

Segundo a pesquisa, 53% dos usuários no mundo já tiveram a tela do telefone estilhaçada. Desses clientes, 21% continua a usar o celular mesmo com o display trincado.

Qual é o melhor smartphone atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.