Fotografar é um aprendizado constante, seja se você é um fotógrafo profissional ou faz por amor ao hobby. Nem sempre se pode contar com as situações perfeitas para uma boa foto, seja a iluminação do dia ou algum imprevisto com o equipamento. Saiba que até a forma que você guarda sua câmera pode afetar a qualidade da sua imagem.

Comprar uma câmera ou tirar fotos com celular? Descubra o que é melhor

O TechTudo listou alguns dos perrengues que mais aborrecem fotógrafos amadores e entusiastas. Conheça-os e saiba como contornar estes problemas com soluções simples.

Veja como resolver problemas que todo fotógrafo já passou (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

A bateria te deixou na mão

Câmeras podem consumir rapidamente a bateria, dependendo dos recursos utilizados, e com o passar do tempo, sua carga tende a durar cada vez menos, como qualquer bateria recarregável. O ideal é que você tenha pelo menos uma bateria extra e recarregue as baterias completamente antes de começar a fotografar.

Baterias extras permitem que você fotografe por mais tempo sem preocupações (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

O acionamento do flash e o “visor eletrônico” são responsáveis pelo consumo de boa parte da bateria. Pra quem precisa fotografar por longos períodos, desligue o monitor e utilize o “viewfinder”.  É possível também diminuir o brilho do visor para economizar a carga.

Reduzir o brilho do monitor reduz o consumo de bateria (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Imagens fora de foco

Provavelmente não haverá solução para uma imagem fora de foco. Mas tem como contornar este problema, para aumentar as chances de tirar fotos nítidas, diminuindo a “abertura da lente”. Quanto menor a abertura da lente, maior será “a zona focada”.

Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

Acostume-se com o sistema de foco da câmera. Quando utilizamos o foco automático, a câmera foca nos pontos específicos, e cada modelo de câmera oferece diferentes esquemas de pontos de foco. Se a câmera focou algo indesejado, posicione o objeto na posição da marca, e aguarde o bipe de confirmação.

O foco automático pode não operar da maneira desejada (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

O uso do foco manual exige um pouco de prática. Mas é muito eficiente quando queremos captar momentos espontân

... eos e rápidos, já que não é necessário aguardar o sistema de foco trabalhar para capturar a imagem.

Com o Photoshop também é possível aumentar a nitidez de uma imagem. Confira a matéria do TechTudo que explica como aumentar a nitidez de uma imagem.

Com o Photoshop é possível aumentar a nitidez de uma imagem (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Sujeira na lente ou na câmera

Manchas ou pontos escuros na mesma posição em mais de uma imagem, indicam que a lente estava suja. Infelizmente na maioria dos casos não é possível detectar este problema no visor da câmera, somente quando vemos a imagem numa tela grande, como a de um computador.

Marcas de gordura (dos dedos) e poeira na superfície da lente são os tipos mais comuns de sujeira. Uma dica é sempre ter na bolsa da câmera, um lenço próprio para limpeza de lentes para não arranhá-las. Os de microfibra são acessíveis e fáceis de serem encontrados.

Não exagere na limpeza lente, pois com o tempo, os micro arranhões causados pelos atrito entre os grãos de poeira e a lente podem danificar a superfície. Câmeras DSLR ainda podem ter sujeira acumulada do outro da lente, onde se encaixa na câmera, que também pode ser limpada usando um lente de microfibra.

Grãos de poeira se acumulam sobre as lentes, frestas e também no interior da câmera (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Quando a sujeira se acumula no interior da câmera, elas podem afetar o sensor. Caso a limpeza automática do sensor não seja suficiente, será necessário uma visita à assistência autorizada. Não recomendamos que você desparafuse sua câmera por conta própria.

Imagens noturnas borradas

Aceita um desafio? Então fotografe um corrida noturna com imagens nítidas e claras. Uma apresentação teatral de fim de ano na escola dos seus filhos é uma situação semelhante.

Para “congelar” um objeto em movimento, basta aumentar a velocidade do obturador (a partir de 1/80 de segundo). Mas ao aumentar a velocidade, a imagem tende a ficar mais escura. Para compensar, é preciso aumentar a abertura e a sensibilidade ISO. O problema é que imagens com sensibilidade acima de 3200 ISO ficam com o aspecto “granulado”, e lentes “básicas” possuem abertura máxima limitada (acima de f/3.5).

Para captar objetos em movimento com nitidez é necessário usar velocidades mais altas (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Com sensores cada vez mais avançados, as novas câmeras compactas e DSLR oferecem boa qualidade com pouca granulação, mesmo utilizando sensibilidade acima da 6400 ISO. Se esta for sua praia, opte por modelos que trabalhe bem com alta sensibilidade e adquira uma lenta com abertura máxima f/1.8, por exemplo.

Imagens escuras muito claras

Se fotografamos pessoas, de costas para um fundo muito brilhante, elas tendem a ficar muito escuras. Neste caso, você pode usar o flash para balancear a imagem. E para não deixar a galera com “cara de susto”, diminua a potência do flash para deixar o tom da pele mais natural.

Retratos com fundo claro e sem o uso do flash para compensar resultam em imagem escura (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Para cenários ou objetos imóveis, podemos usar o recurso HDR. Imagem capturadas com a ajuda de um tripé ficam bem interessantes. Este modo de fotografia combina duas imagens em uma só, deixando as partes escuras mais claras, e as áreas claras um pouco mais escuras.

Recurso HDR combina exposições para atenuar regiões escuras ou muito claras (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

As fotos sumiram!

O cartão de memória é o pior lugar para guardar suas fotos. Uma outra pessoa descuidada pode usar a câmera e apagar todo o conteúdo do cartão. Por isso, descarregue seus registros no computador sempre que possível, e os mais importantes, deixe gravado num HD externo ou DVD.

Faça backup periódico das fotos e vídeos mais importantes, em HD externo ou DVD (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Sistemas operacionais podem ocultar arquivos e pastas do cartão de memória, quando você conecta a câmera usando um cabo USB. Então para visualizar o conteúdo real do cartão, utilize um leitor ou insira o cartão de memória diretamente no computador para localizar todas as imagem e transferir para o computador.

Em computadores que possuem leitor, basta inserir o cartão para visualizar todo o conteúdo (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Ainda não encontrou seus registros? As imagens podem estar no último computador que você conectou a câmera. Alguns programas de biblioteca de imagem são configurados para transferir automaticamente as imagens da câmera para o computador, e em seguida apagá-las do cartão.

Programas de transferência de fotos podem apagar imagens do cartão após transferência para o computador (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Caso você ainda não tenha solucionado seu problema, tente usar programas específicos para recuperar imagens deletadas. Programas como FileRecovery vasculha toda a memória do cartão e com sorte, você pode recuperará parte dos arquivos deletados. Confira a matéria do TechTudo que explica passo-a-passo como recuperar suas imagens.

Cartão de memória não reconhecido

Assim como qualquer unidade de memória, cartões também são passíveis de erro de leitura, gravação e algumas vezes, precisam ser formatados. Mas antes de partir para qualquer procedimento “hardcore”, verifique se a trava do cartão de memória está desbloqueado (para cima), posição que permite gravar dados no cartão de memória.

O cartão deve estar desbloqueado para a câmera conseguir gravar as imagens (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Uma solução simples é utilizar a ferramenta de formatação da própria câmera, mas esteja ciente de que todos os arquivos serão apagados. Transfira as imagens para o computador antes da formatar. Caso o problema persista, tente fazer uma formatação utilizando um computador, e depois execute a formatação da câmera.

Não é recomendável usar o cartão de memória como um “pen drive”. Quando infectado por vírus por exemplo, cada computador em que você inserir o cartão também estará comprometido. E caso a estrutura de pastas do cartão seja alterada, isto também pode torná-lo inoperável.

Armazenamento adequado

Câmeras digitais não resistem a quedas e choques, com exceção das que possuem corpo/case preparado para tal. Por isso, utilize sempre a correia de modo seguro e guarde a câmera num case apropriado quando não estiver usando.

Ao transportar câmeras e lentes, prefira mochilas próprias para equipamentos fotográficos. O corpo de câmeras super zoom e DSLR também não suportam grandes pressões e podem ser danificadas com o peso da bagagem.

A alça e uma bolsa para transportar sua câmera são fundamentais para assegurar a integridade do equipamento (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Guardar bem a câmera é fundamental, mas fique atendo com a umidade. Se você fotografou ambientes muito úmidos, cachoeiras, sob sereno ou durante chuvas, enxugue bem a câmera, lentes e acessórios. Danos causados por fungos podem ser irreversíveis, e são capazes de afetar lentes, interior da lentes, partes de borracha e até o sensor.

Envelopes de dessecante podem ser encontrados em lojas especializadas (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Em casos extremos, em que a câmera é exposta com frequencia a ambientes úmidos, armazene a câmera e assessórios num recipiente transparente com dessecantes. Este é o ambiente que os fungos menos gostam, claro e seco.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.