Tentou acessar o Google e notou algo diferente na página do buscador? Nesta segunda-feira (2), a gigante homenageia George Boole, matemático considerado o pai da era da informação, que completaria hoje 200 anos. O britânico foi criador da álgebra booleana, importantíssima para o desenvolvimento de sistemas computacionais.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

O doodle, confeccionado pelo artista Leon Hong, representa um exemplo da teoria de Boole ao mostrar em cada letra divisões binárias x AND Y, x XOR y, x OR y, NOT y e NOT x.

Doodle mostra o conceito binário desenvolvido por George Boole (Foto: Reprodução/Google)

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no fórum do TechTudo

A álgebra booleana foi uma das responsáveis pelo boom dos sistemas eletrônicos no século XX. Nela está empregado o conceito de sistemas binários. Para ficar mais simples de entender, o que o matemático criou foi um sistema que depende de variáveis, mas as respostas podem ser sempre reduzidas em sim ou não, verdadeiro ou falso, 0 ou 1.

Isso hoje em dia está empregado em praticamente tudo, tanto em processadores e chips quanto em aplicativos e programas de computador. Até a ferramenta de pesquisa da gigante de Mountain View depende do conceito matemático criado pelo britânico.

“Boole efetivamente lançou as bases de toda a Era da Informação. Por tanto, é justo dizer que, sem George Boole, não haveria Google”, explica a empresa ao justificar o Doodle desta segunda.

Um das livros mais importantes de Boole foi “

... Uma Investigação sobre as Leis do Pensamento”, publicado em 1854. No entanto, foi apenas em 1867 que ele ganhou reconhecimento pela obra, já depois de ter morrido.

George Boole nasceu em 1815, no Reino Unido, e foi professor na Universidade de College Cork, na Irlanda. De origem pobre e autodidata, ele recebeu a Medalha Real, importante condecoração oferecida pela Rainha. O matemático morreu de pneumonia em 1864, aos 49 anos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.