Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A bateria é um dos grandes problemas na vida de donos de smartphones Android. Entretanto, o GREENiSCORE é um aplicativo que promete te ajudar a economizar energia. De maneira bastante simples e intuitiva, ele te ajuda a compreender o que está consumindo recursos do seu telefone e a tomar a melhor decisão para corrigir o problema. Confira neste tutorial do TechTudo como usar o GREENiSCORE para a economizar bateria do seu smart Android.

Cooler Master: saiba a temperatura interna e quais apps esquentam o smart

- Entendendo o sistema de pontuação

GREENiSCORE exibe pontuação calculada de acordo com o nível de economia do telefone (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)GREENiSCORE exibe pontuação calculada de acordo com o nível de economia do telefone (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)

O primeiro passo ao abrir o aplicativo, é observar a pontuação atual do seu aparelho na parte superior central do app. Ela é calculada de acordo com as configurações ativas no smartphones e cresce à medida que a economia de bateria aumenta. Ou seja, quanto mais alta for o valor exibido, mais tempo o seu telefone permanecerá ligado. Sendo assim, anote a sua pontuação inicial para tê-la como referência.

Perfis

Caso você busque uma configuração mais rápida para salvar a bateria do seu aparelho, é possível escolher entre perfis pré-determinados criados pelos desenvolvedores do aplicativo com base em determinadas situações. São eles: escritório, carro, comboio (transporte público), casa, sobrevivência (economia), passeio e personalizados.

Dica 1. Para descobrir qual a finalidade de cada um, mantenha o dedo pressionado sobre cada um até que a barra colorida se desloque. Em seguida, toque sobre o botão “i”. Uma pop-up com informações aparecerá na tela;

GREENiSCORE oferece a opção de visualizar a finalidade de cada perfil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE oferece a opção de visualizar a finalidade de cada perfil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica 2. Para descobrir o que cada um altera no seu telefone, toque e segure o dedo sobre o nome do perfil. Em seguida, toque no botão de Lupa. Uma lista será exibida comparando tudo o que está ativo no momento com as configurações adotadas pelo perfil.

GREENiSCORE oferece a opção de visualizar o que cada perfil ativa ou desativa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE oferece a opção de visualizar o que cada perfil ativa ou desativa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica 3. Para criar um perfil personalizado, clique e segure sobre as opções “Personalizado 1″ ou “Personalizado 2″ e, em seguida, toque sobre o botão de engrenagem. Será exibido uma tela de configurações onde você pode optar por ativar ou não o Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis, sincronização automática, vibração de teclado, bem como alterar o brilho da tela e o tempo para o modo de espera.

GREENiSCORE permite que usuário crie seu próprio perfil para economizar bateria (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE permite que usuário crie seu próprio perfil para economizar bateria (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica 4. Para ativar qualquer um dos seus perfis, basta tocar sobre o mesmo rapidamente. O aplicativo fará todas as configurações automaticamente.

GREENiSCORE pode ter perfis ativados de acordo com situação do dia a dia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE pode ter perfis ativados de acordo com situação do dia a dia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

- Minhas configurações

Caso você prefira definir suas configurações manualmente, é possível fazer isso através do botão “Configurações”. No menu seguinte, o usuário pode tocar naquilo que ele deseja ou não desativar. Por padrão, o aplicativo usa botões preenchidos e bonequinhos com feições “tristes” para os recursos ativados que consomem muita bateria. Já os botões com personagens felizes significam que a funcionalidade foi desativada e o telefone passará mais tempo ligado.

GREENiSCORE pode ter configurações alteradas individualmente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE pode ter configurações alteradas individualmente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como restaurar as mensagens do WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.

Na parte inferior da tela, há duas barras onde o usuário pode definir o nível de brilho da tela e o tempo para que o telefone entre no modo de espera. Em ambos os casos, quanto maior forem os valores, mais bateria o telefone consumirá. Sendo assim, opte pelas configurações mais baixas ou pelo modo automático, no caso do brilho.

- Meu GREENiSCORE

O GREENiSCORE é uma ferramenta criada para que o usuário acompanhe o desempenho da sua bateria ao longo do tempo. Através dele, é possível descobrir se você economizou mais energia em relação aos últimos dias ou não. O sistema utiliza estrelas vermelhas para pontuar as suas configurações e as amarelas para opinar sobre os seus hábitos com o smartphone.

GREENiSCOR traz evolução de pontuação do usuário em dias, semanas e meses (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCOR traz evolução de pontuação do usuário em dias, semanas e meses (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Há ainda um modo avançado onde é possível acompanhar a sua evolução através de gráficos, bem como a sua pontuação. Entretanto, tanto a pontuação simples como a avançada necessitam de um tempo de uso para que tudo comece a ser medido e comparado.

GREENiSCORE possui gráficos avançados para exibir desenvoltura do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE possui gráficos avançados para exibir desenvoltura do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Minha bateria

GREENiSCORE traz gráficos sobre consumo e nível de bateria para usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE traz gráficos sobre consumo e nível de bateria para usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Essa ferramenta tem uma função muito similar à anterior, porém todos os gráficos e dados exibidos são em relação à bateria consumida. Nesse caso, são considerados o quanto o seu telefone durou e o quanto ele consumiu em três diferentes períodos: dia, semana e mês. Entretanto, assim como o outro caso, é preciso tempo até que as informações comecem a ser exibidas.

- Comparar-me

GREENiSCORE permite que usuário compare seu desempenho com o de aparelhos ou Android semelhantes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE permite que usuário compare seu desempenho com o de aparelhos ou Android semelhantes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra função interessante do aplicativo é a comparação do seu aparelho com a base de usuários. Através do recurso, é possível observar como você está se saindo em relação às pessoas que possuem o mesmo aparelho que você ou a mesma versão do Android. Ou seja, é possível ver se sua pontuação é inferior ou superior às de outros donos de Galaxy S5, por exemplo, e também do Android 4.4.4 (KitKat).

- Dicas

O GREENiSCORE não só altera as configurações do seu telefone, como traz dicas para que você entenda melhor como economizar bateria. Por padrão, o programa traz conselhos para boas configurações e também hábitos recomendáveis para economia de energia. Tudo utiliza uma linguagem clara e bem fácil de compreender.

GREENiSCORE exibe dicas para que usuário economize bateria no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GREENiSCORE exibe dicas para que usuário economize bateria no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O recurso de Preferências na tela inicial do aplicativo diz respeito à detalhes de como você quer que o aplicativo funcione. Já o botão “Sobre” exibe os créditos de desenvolvimento do aplicativo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.