O Facebook apresentou na terça-feira (3) importantes avanços de reconhecimento de objetos e pessoas em fotos. Com o avanço no setor de inteligência artificial, a plataforma vai começar a analisar as imagens de maneira mais profunda, indo além do que já faz para identificar os usuários com o sistema de marcações e atgs. 

Facebook vai afrouxar política que obriga uso de nome real em perfis

Com a tecnologia desenvolvida, a rede social de Mark Zuckerberg será capaz de identificar qualquer objeto mostrado na tela, além de planejar estratégias para ser bem-sucedido em jogos e até prever o que vai acontecer com objetos e pessoas em vídeos no seu movimento natural. 

Sistema do Facebook será capaz de prever e planejar  (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O que está no vídeo?

Usando 10 vezes menos dados do que outros sistemas de reconhecimento, a inteligência artificial do Facebook consegue traçar limites entre objetos e identificá-los até 30% mais rápido que outras alternativas. Na prática, a detecção é mais precisa e o usuário poderá saber se há um objeto específico em uma imagem, como um celular ou uma televisão, sem precisar olhar para ela.

A tecnologia também pode prever o que acontece com qualquer corpo ao analisar imagens de vídeo. O processo é feito graças a um entendimento apurado da física que governa os objetos no mundo real. 

Inteligência artificial do Facebook passa a reconhecer objetos detalhadamente (Foto: Divulgação/Facebook)

Faça perguntas sobre o vídeo

Em um teste, a inteligência artificial foi capaz de saber quando um bloco estava prestes a cair de uma pilha, considerando seu peso e dimensões, algo que uma pessoa só consegue saber ao resgatar seu conhecimento sobre como objetos respondem à gravidade, por exemplo.

Além dessas análises, os avanços também integram um sistema de reconhecimento de voz, que vai permitir fazer perguntas sobre fotos e vídeos na rede social. As funcionalidades incluem, por exemplo, perguntar quem está presente na foto e o que está fazendo. Como resultado, o Facebook poderá facilitar a catalogação de mídia e estimular o uso de seus aplicativos por deficientes visuais.

Usuários poderão fazer perguntas sobre o que há em fotos (Foto: Divulgação/Facebook)

Dominando

... os jogos

As melhorias de reconhecimento de imagem também permitem que o sistema inteligente se planeje melhor em jogos. Em testes feitos com o game de tabuleiro GO, que requer grande capacidade estratégica, o computador teria apresentado características similares às de um jogador humano acima da média. O sistema é capaz de prever e planejar, auxiliando os seus usuários em jogos.

A tecnologia ainda está em fase de pesquisa na rede social e não há previsão de lançamento das novidades no Facebook para web ou dispositivos móveis. Resta aguardar o futuro, que promete.

Via Facebook

Como excluir a conta do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.