O PS4 traz recursos e funções que não estão presentes no rival Xbox One. O videogame da Sony conseguiu abrir ampla vantagem em número de vendas de consoles, principalmente por conta de funcionalidades exclusivas ou melhores que o concorrente da Microsoft. Confira lista com opções únicas – ou superiores – no PlayStation 4, como seu joystick DualShock 4 e a capacidade de fazer streaming dos games para o PS Vita

Confira lista de jogos baratos para PS4 e economize dinheiro

PlayStation Plus

O serviço de assinatura da Sony existe desde 2010, lançado ainda para o PlayStation 3. No PS4, a assinatura passou a ser obrigatória para jogar boa parte dos games online, como GTA 5.

Lista traz os recursos que fazem o PS4 ser superior ao Xbox One (Foto: Matheus Vasconcellos/TechTudo)

O PlayStation Plus concede ainda um backup dos saves de jogos “na nuvem”, além de oferecer, mensalmente, ao menos seis jogos, dois para cada plataforma da Sony. Com tudo isso, o serviço acaba se destacando quando comparado à Xbox Live Gold, plataforma de assinatura do Xbox.

DualShock 4

O controle do PlayStation 4 é recheado de novidades. Logo ao olhar para ele já se percebe o touch pad, bem no centro, que facilita a digitação de mensagens de texto ou movimento de cursor pela tela. O DualShock 4 conta ainda com led luminoso, entrada para fone de ouvido, personalização dos botões, bateria interna (não exigindo pilhas como o controle do Xbox One),o botão Share, que faz fotos da tela e acelera o compartilhamento de vídeos e imagens, giroscópio (que permite girar o controle para realizar comandos), entre outros.

DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony)

PS Now

Enquanto o Xbox One oferece retrocompatibilidade nativa, o PS4 oferece o PlayStation Now, um serviço de assinatura mensal que conta com uma grande biblioteca de jogos que podem ser usados via streaming. Ainda não disponível no Brasil, o PS Now conta com títulos lançados desde o primeiro PlayStation, em 1994.

Remote Play

O PlayStation 4 tem a capacidade de fazer streaming de seus games para o videogame portátil da Sony, o PS Vita. Essa funcionalidade permite continuar a partida mesmo longe da televisão, ideal para casas com apenas um televisor, já que é possível jogar os títulos com ótima qualidade gráfica e pouco lag. Alguns games, como Destiny, inclusive tem controles adaptados quando jogados remotamente.

Remote Play en
... tre PS4 e PS Vita (Foto: Divulgação/Sony)

Gravação de vídeo de até 15 minutos

O PS4 mantém gravado automaticamente os últimos 15 minutos de partida. Em comparação, o Xbox One grava apenas cinco minutos. O tempo maior é importante para gravar partidas completas, principalmente quando se trata de disputas online, em que os jogos podem durar mais de 10 minutos. Isso facilita a vida dos jogadores que querem publicar seus vídeos.

Compartilhamento nas redes sociais

O PS4 conta hoje com um app para editar os vídeos de gameplay, o shareFactory. Apesar de sair depois do Upload Studio, do Xbox One, ele acabou trazendo funcionalidades a mais, como diversas transições, efeitos, inserção de imagens e legendas, além de incluir diversos clipes diferentes e editá-los na mesma linha de tempo. Para compartilhar as imagens e vídeos, o controle do PlayStation 4 conta com o botão Share, que acelera bastante o processo.

Share Play

Com essa funcionalidade, os usuários podem convidar amigos para jogar mesmo que eles não tenham o game. Isso tudo é feito via streaming, com um PS4 enviando as informações para o outro pela Internet. O recurso tem duração limitada de 60 minutos e não é liberado em alguns títulos, mas é muito interessante para mostrar um game novo para um colega ou até pedir ajuda caso fique travado em algum momento.

Qual console comprar: PS4 ou Xbox One? Opine no Fórum do TechTudo.

Share Play permite jogar com amigo que não tem o game (Foto: Reprodução/komputerswiat.pl)

Cross-Play

Uma das funcionalidades mais interessantes dos videogames da Sony é o Cross-Play. Com ele, o usuário pode comprar um game para uma plataforma e ganhar, gratuitamente, a versão para um dos demais consoles PlayStation. Obviamente, desde que o jogo esteja disponível nas demais plataformas. Alguns jogos permitem inclusive salvar a partida em um videogame e continuar em outro utilizando o save na nuvem.

PlayStation VR

O óculos de realidade virtual da Sony será lançado apenas em 2016, mas promete ser um divisor de águas no mercado de jogos. Há, obviamente, uma certa desconfiança por parte dos usuários, já que outros acessórios da empresa japonesa como PlayStation Eye e Move foram pouco utilizados e praticamente esquecidos. Entretanto, o grande diferencial do PS VR em relação a esses gadgets é o fato de prometer games “normais”, com alguns grandes títulos já anunciados como Gran Turismo Sport, Tekken 7, Until Dawn: Rush of Blood e Robinson: The Journey.

Aguardado PlayStation VR sai apenas em 2016 (Foto: Divulgação/Sony)

Hardware (pouco) mais poderoso

Apesar de gerar muita discussão, não há como negar que o PS4 seja um pouco mais poderoso do que o Xbox One. Basta ver a grande quantidade de títulos multiplataforma que rodam a 60 quadros por segundo no PS4 e a 30 no Xbox One. As principais diferenças estão na memória e na placa de vídeo do videogame da Sony.

Apesar de ambos contarem com 8GB de memória, o PlayStation 4 tem o modelo DDR5 funcionando a 5500MHz, contra DDR3 de 2133 MHz do Xbox One. Isso gera uma largura de banda (capacidade de transmissão) de cerca de 170 GB/s contra 68.3GB/s do console da Microsoft. Já a placa de vídeo do PS4 conta com 1152 núcleos contra 768 do XOne, o que resulta em um pico máximo de processamento 66% maior no videogame da gigante japonesa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.