Adolphe Sax, conhecido mundialmente como criador do saxofone, ganhou nesta sexta-feira (6) um Doodle do Google em homenagem ao que seria o seu 201º aniversário. Há mais de 200 anos, em 6 de novembro de 1814, nascia, em Dinant, na Bélgica, Antoine Joseph Sax, mais conhecido como Adolphe. Filho de Charles-Joseph Sax, também construtor de instrumentos, começou cedo, patenteando um novo clarinete baixo, com apenas 20 anos.
Google lança novo visual e revela história do logotipo do buscador
Em 1840, alguns anos depois, inventou o famoso saxofone. O instrumento de sopro é muito comum em bandas de todos os tipos. Com o corpo metálico e palheta de madeira, semelhante ao clarinete, já ganhou algumas adaptações e afinações diferentes. Sopranino, soprano, alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo são algumas delas.
Criador do saxofone ganha homenagem do Google (Foto: Reprodução/Google)
O Doodle desta sexta-feira tem uma particularidade: Sax aparece em várias posições que mudam a cada visita do usuário à página. São cinco imagens diferentes: em quatro, ele é retratado tocando um dos instrumentos criados por ele, e uma com um customizado pelo Google, que a empresa chamou de "Googlehorn".
História de Adolphe
Nascido em 6 de novembro de 1814, na Bélgica, Adolphe seguiu os passos do seu pai, o carpinteiro Charles-Joseph Sax, que fazia instrumentos de sopro e metal. Estudou flauta e clarinete na Royal School de Bruxelas, e logo aos 20 anos teve sua primeira invenção importante, um melhoramento no clarinete baixo, patenteado por ele próprio.
Adolphe Sax criou o saxofone aos 20 anos (Foto: Reprodução/Wikipedia)
Em 1840, inventou o saxofone, com corpo metálico e palheta de madeira, parecido com o clarinete. Porém, só o patenteou seis anos depois. Neste período, mudou-se para Paris, onde seguiu trabalhando no ramo, e desenvolveu toda a família do novo instrumento - do soprano ao contrabaixo.Em 1867, tornou-se professor do Conservatório de Paris, mas passou a ser perseguido e acusado, infundadamente, de ter roubado a ideia do 'sax'. Teve que defender-se na justiça, e a partir de 1870, sua patente expirou e ele sequer conseguiu enriquecer com a sua mais famosa invenção. Faleceu em 1894, em Paris, e foi enterrado no cemitério de Montmartre.
Saxophone teve várias adaptações ao longo dos anos (Foto: Reprodução/Met Museum)
O saxofone
O saxofone é um instrumento de sopro que nasceu da adaptação de uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide. Desde sua criação, diversas...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.