O Facebook fez uma pequena mudança no seu algoritmo que contabiliza o número de usuários ativos mensais. Com as alterações, o cálculo deixa de levar em conta pessoas que só interagiram na rede social através de aplicativos de terceiros por compartilhamento ou login. A mudança foi informada no relatório de finanças do terceiro trimestre da plataforma, que foi divulgado oficialmente na quinta-feira (5) e revelou a existência de mais de 1,5 bilhão de usuários ativos - número que segue crescendo.

Especial: 56 dicas de Facebook

A partir de agora, o Facebook vai passar a contabilizar o número total de usuários ativos por mês apenas com as pessoas que fizerem login nos seus próprios aplicativos móveis, na versão para a Web acessível por qualquer Navegador de Internet ou no aplicativos de mensagens Facebook Messenger.

Nova métrica leva em conta apenas usuários que acessaram o Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Desde a sua criação, a rede social também incluía em sua contagem os usuários que não acessavam a plataforma diretamente, ou seja, pessoas que compartilham conteúdo usando aplicativos de terceiros.

Como excluir a conta do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

Segundo o Facebook, o cálculo de usuários mensais é feito baseado em dados internos da companhia baseados na atividade dos usuários. “Estes números são baseados em dados que acreditamos ser estimativas razoáveis de nos

... sa base de usuários, mas há desafios inerentes em medir o uso de nossos produtos na população online e móvel em todo o mundo”, afirma em comunicado.

A mudança no cálculo também sugere que o número total de usuários deve sofrer uma ligeira queda, mas ainda assim a rede social conseguiu 60 milhões registros novos nos últimos meses. Segundo um porta-voz do Facebook, isto ocorre por que “os acessos em aplicativos de terceiros sempre foram apenas uma porcentagem menor em nossos acessos”.

Via Facebook e Re/Code



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.