O Xbox One traz funcionalidades que seu principal concorrente, o PS4, não possui. O videogame da Microsoft foi lançado com apenas uma semana de diferença do seu rival, ambos em novembro de 2013. Nesses dois anos, os consoles mostraram pontos fortes e fracos. O TechTudo preparou uma lista com funções exclusivas ou melhores no Xbox One, como o excelente acessório Kinect, a possibilidade de fazer streaming do jogo para PC com Windows 10 e, principalmente, a retrocompatibilidade nativa com games de Xbox 360.

Xbox One e Xbox 360 ficarão mais caros em todo o Brasil

Kinect 2

Inicialmente vendido junto com o Xbox One, a câmera Kinect 2 pode ser adquirida separadamente. Com mais capacidade de processamento que a versão do Xbox 360, o acessório permite não apenas controlar jogos e menus usando movimentos do corpo, mas também dar dezenas de comandos para o videogame, permitindo realizar diversas ações dando algumas ordens.

Confira os recursos que fazem o Xbox One ser superior ao PS4 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Além disso, o Kinect permite reconhecimento dos jogadores, pois facilita o login na sessão e ainda o controle de qual jogador está no comando.

Retrocompatibilidade

Durante a E3 2015, a Microsoft anunciou que o Xbox One teria retrocompatibilidade nativa com games do Xbox 360, isto é, seria possível inserir os discos antigos no videogame que eles funcionariam. O esperado recurso finalmente será disponibilizado dia 12 de novembro, e conta com uma lista de mais de 100 jogos com funcionalidade garantida, entre eles Burnout Paradise, Forza Motorsport (do 2 até o 4) e The Witcher 2.

Retrocompatibilidade do Xbox One com o Xbox 360 estará disponível em 12 de novembro (Foto: Divulgação/Microsoft)

Streaming para PC

Com o lançamento do Windows 10, o Xbox One ganhou a interessante funcionalidade de fazer stream de jogos para o PC. Fácil de configurar, esse recurso permite continuar a partida no computador enquanto, por exemplo, alguém quer usar a televisão para outra atividade. Também pode ser interessante, dependendo do jogo, enxergar o game mais próximo do monitor.

Snap

Com o poder de processamento da nova geração, uma das funcionalidades interessantes do Xbox One é o Snap, que permite executar duas tarefas ao mesmo tempo. Uma segunda janela é aberta no canto da tela, permitindo jogar enquanto conversa no Skype, acompanhar notícias, guia de achievement, sites, entre outros.

Aplicativo Xbox Smartglass

A Microsoft lançou o aplicativo Smartglass para controlar o Xbox One mesmo à distância. O app transforma o smartphone em uma extensão do videogame, permitindo usar o

... aparelho como uma segunda tela, navegar nos menus, realizar compras e controlar diversas ações no console, como mudar músicas e vídeos.
Aplicativo SmartGlass ajuda a controlar melhor o Xbox One (Foto: Divulgação/Microsoft)

Imagem de fundo personalizada

Parece algo inútil, mas muitos jogadores gostam de personalizar completamente seu ambiente de jogo. Alguns reclamam do fato de o PS4 não permitir colocar a imagem que desejam como papel de parede no menu. Já no Xbox One essa funcionalidade está disponível há algum tempo, dando mais liberdade para os usuários.

Skype em vídeo

O Skype é da Microsoft, e nada mais natural do que seu produto estar disponível também no Xbox One. E não apenas isso: com o Kinect é possível conversar em vídeo até enquanto joga.

Skype do Xbox One permite conversar enquanto joga ou assiste filmes (Foto: Divulgação/Microsoft)

OneGuide

Ao ligar a televisão a cabo no Xbox One, o videogame passa a funcionar como um guia televisivo. Além de mostrar a programação dos canais, o OneGuide traz ainda informações extras, como sinopse e autores de filmes, horários em que o programa será reprisado, entre outros.

Processamento em Nuvem

O processamento em Nuvem pode aumentar o poder do videogame em até 13 vezes – segundo os desenvolvedores de Crackdown 3, que sai em 2016 e faz uso da nuvem. Outros games que utilizaram essa capacidade extra foram Forza 5 e 6 com a funcionalidade Drivatar, que avalia o desempenho do jogador após os dados serem enviados aos servidores.

Dessa forma, a inteligência artificial dos demais personagens eram ajustadas para melhorar a experiência. Apesar de não ter sido tão utilizada, a nuvem pode aumentar a vida útil do videogame por algum tempo.

HD Externo para salvar jogos

Tanto o Xbox One quanto o PS4 contam com 500 Gb de capacidade de armazenamento em suas versões padrão. Parece muito, mas com a grande quantidade de jogos digitais vendidas hoje a capacidade do disco acaba rapidamente. O videogame da Microsoft tem algo que o concorrente não tem: pode usar um HD externo para armazenar os games, inclusive jogando-os direto do acessório, sem precisar copiar novamente para dentro do console. No PS4 o armazenamento externo serve apenas para mídias como vídeo, música e fotos.

Qual console comprar: PS4 ou Xbox One? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.