A Black Friday 2015 está marcada para 27 de novembro, com a possibilidade de promoções para comprar smartphones, tablets e câmeras digitais a preços mais baratos. Apesar do clima de festa, é importante ficar alerta para evitar fraudes no momento de aproveitar os descontos. Hackers tendem a aproveitar o interesse pelo evento para aplicar golpes e roubar dados financeiros – sem falar nas ofertas falsas, apelidadas de “black fraude”.

Black Friday Brasil 2015 vai monitorar preços 24h contra fraudes

Os riscos são ainda maiores para os consumidores que pretendem fazer compras em lojas online e pelo smartphone. Por isso, confira a seguir seis dicas para não ser vítima durante a Black Friday.

Veja dicas de segurança para aproveitar a Black Friday (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

1. Não use Wi-Fi público

Antes de começar a fazer suas compras, vale lembrar que é importante usar uma conexão de internet segura. O Wi-Fi público ou com rede aberta é mais propenso a interceptações de hackers, que podem roubar dados financeiros e causar bastante dor de cabeça. Portanto, opte pelo Wi-Fi de casa ou em locais seguros, que utilizem senha e criptografia. Dessa forma, você evita problemas, já que durante as compras são adicionados números de cartões de crédito e débito, além das informações de login e dados pessoais.

Evite usar Wi-Fi público para fazer compras pelo celular (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

2. Antivírus no celular

Não é só o PC que precisa de antivírus: o celular também fica mais seguro quando tem um app de segurança instalado. O software detecta atividades maliciosas ou instalação de programas que podem espionar as ações no celular, copiando discretamente as informações digitadas.

Na dúvida, estão disponíveis diversos apps gratuitos de antivírus e anti-spyware para Android e para quem usa iPhone, que são gratuitos e oferecem interface em português. Também é importante manter essas ferramentas atualizadas para receber os pacotes de segurança mais recentes.

3. Não clique em e-mails estranhos

Muitos hackers tentam fazer vítimas de seus golpes usando o e-mail como isca. Caso você receba uma promoção com preços muito abaixo da média ou qualquer outro tipo, evite tocar em links embutidos e muito menos comprar pelo site mostrado no celular. Prefira acessar as páginas em um navegador seguro no smartphone e buscar pelo produto em questão para verificar a informação. Como já versa o ditado, é necessário desconfiar quando a esmola é muita.

Evite acessar links de descontos que chegam por e-mail (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

4. Cuidado com ofertas por WhatsApp ou SMS

As mensagens SMS podem carregar links infectados com vírus ou malwares e até encaminhar para páginas falsas. Assim, o usuário acredita que está comprando um produto quando, na verdade, não passa de um golpe.

Os mensageiros, como WhatsApp, tamb

... ém estão nessa lista de atenção. Nos últimos meses, esse tipo de recado foi usado para disseminar descontos falsos, que causaram problemas para muitos usuários. Então, caso receba algo deste tipo, ignore e apague a mensagem. Para comprar, apenas acesse a página por conta própria, sem URLs de terceiros.
Golpes com descontos também são disseminados por mensagens SMS ou apps (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

5. Cheque o cadeado nas lojas online

Qualquer loja virtual que se preze oferece a proteção por meio do protocolo HTTPS, que oferece uma encriptação para evitar o vazamento de dados durante a transação. Essa segurança é indicada por um cadeado no topo do navegador. É importante verificar se ele está ativado, principalmente na hora de finalizar as compras e o pagamento.

Note se o site oferece o cadeado da conexão https durante o fechamento das compras ou navegação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo

6. Cheque a lista de lojas confiáveis no site do Procon

Em grandes eventos online como a Black Friday, é comum que diversos sites ofereçam produtos com os mais diversos preços, cada um com um desconto. No entanto, é fundamental conferir se determinada loja virtual é realmente confiável, já que você pode pagar por um dispositivo e depois ter dor de cabeça na hora da entrega. Para ajudar, o Procon divulgou uma lista com os sites e lojas online que devem ser evitados, pois já causaram problemas ou foram alvo de reclamações dos internautas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.