A Mozilla lançou nesta terça-feira (10) um aplicativo para Android que simula o funcionamento do Firefox OS 2.5 em smartphones com o sistema do Google. Ao contrário do modelo de testes anterior, essa versão não requer a substituição do sistema operacional por completo.  

Firefox ganhará aplicativo para iPhone em breve, diz Mozilla

O programa, que funciona como um launcher, traz consigo não só um visual novo para a tela inicial do Android, mas alguns apps embutidos, como calendário, discador, galeria, cliente de e-mail e até sua própria área de notificações.

Firefox OS pode ser instalado como um app no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Novidades

A versão 2.5 do Firefox OS traz melhorias de desempenho e três novas funções: add-ons, que podem se comportar como apps; navegação privada protegida de rastreamento; e fixação de páginas da web como apps na tela inicial. O sistema da Mozilla para smartphones não distingue apps nativos de web-apps, portanto, os coloca lado a lado no Android.

Qual é o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo

O aplicativo é uma prévia para desenvolvedores, então pode conter bugs e vulnerabilidades. Em testes com um Nexus 5 rodando Android Marshmallow, o aplicativo falhou e provocou o reinício do aparelho, além de apresentar confusão na hora de integrar funções do Firefox OS com o Android – as cortinas de notificação podem se sobrepor e não mostrar os mesmos alertas.

APK traz vários web-apps embutidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Segundo a Mozilla, essas falhas são normais, já que os sistemas são criados de forma diferente. O botão de voltar, por ex

... emplo, não funciona, pois o Firefox OS usa gestos para os lados para alternar entre apps e o botão home para voltar à tela inicial.

O sistema de testes pode ser baixado em forma de APK diretamente pelo site oficial da Mozilla e instalado no aparelho, desde que você já tenha liberado o suporte a apps de fontes externas nas configurações. O aplicativo não é compatível com chips x86, ou seja, para smartphones com processadores Intel, como o Zenfone 2, por exemplo.

Via Mozilla



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.