Telegram e Viber são dois aplicativos de mensagens muito populares no país, que tentam um lugar ao sol no reinado do WhatsApp. Com design impecável, funcionalidades interessantes e de uso gratuito, eles podem ser uma boa alternativa caso você esteja em busca de um substituto para o mensageiro comprado pelo Facebook.

WhatsApp vs rivais: veja quais funções não estão no mensageiro popular

Confira o comparativo com as principais características dos dois aplicativos e saiba qual merece o seu empenho na hora de convencer seus amigos a mudar de mensageiro.

Telegram ou Viber? Descubra qual app de mensagens é o ideal para você. (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

Mesmo diferentes, o design de ambos agrada (Foto: Divulgação)

Se o seu desejo é usar um mensageiro com um design bonito, nem o Telegram nem o Viber devem lhe deixar decepcionado. O visual do primeiro traz muitos elementos que fizeram sucesso no WhatsApp, logo, quem usa o mensageiro mais popular do Brasil não tem dificuldade em mudar para a versão russa – as diferenças ficaram menores depois do redesenho do WhatsApp, mas ainda existem.

O Viber, por outro lado, tem uma aparência com mais elementos únicos, embora não seja tão diferente de usar. Seu design é mais lúdico, e tende a apelar a um público mais jovem em comparação com o Telegram, com um visual mais sério. Porém, cada um tem suas qualidades e defeitos que os tornam distintos, mas com igual apelo a quem aprecia um app bem desenhado.

Plataformas: Empate

Ambos suportam diversas plataformas (Foto: Divulgação)

Viber e Telegram também empatam nas plataformas suportadas, que são muitas. No computador, eles oferecem versões para Mac, Windows e Linux; e em dispositivos móveis com iOS, Android e Windows Phone. O Viber tem apps também para BlackBerry e o finado Symbian, enquanto o Telegram pode ser instalado no Firefox OS e acessado em navegadores convencionais.

... trong>Base de usuários: Viber
Viber é o que mais tem chances de já ter conhecidos cadastrados (Foto: Divulgação)

O Telegram vem crescendo consideravelmente no Brasil, mas o Viber ainda tem a maior base de usuários. Na Google Play Store, por exemplo, o app russo está na casa dos 50 milhões a 100 milhões de downloads, enquanto o Viber já ultrapassa a casa dos 100 milhões e se encaminha para 500 milhões de vezes em que foi baixado.

Dessa forma, se você decidir experimentá-los, as chances de encontrar amigos no Viber devem ser maiores em comparação ao Telegram. Como você precisa ter contatos para trocar mensagens nos apps, talvez este quesito torne sua escolha mais fácil.

Funcionalidades: Telegram

Telegram é mais versátil na troca de mensagens e envio de arquivos (Foto: Divulgação)

Quais são os melhores aplicativos mensageiros? Descubra no Fórum do TechTudo

O Viber tem como trunfo o Viber Out, função que permite fazer ligações para números fixos e celulares, diferente da chamada via Internet presente no WhatsApp, por exemplo. Assim, ele se torna uma alternativa real às operadoras, assim como o Skype.

Mas o Telegram é uma ferramenta muito mais poderosa, com diversas funcionalidades que podem fazer o usuário esquecer que ele ainda não tem chamadas de voz. Com o app russo, é possível transferir qualquer arquivo de até 1,5 GB, o que por si só já seria uma imensa vantagem.

Mas, além disso, ele tem um chat secreto, onde é possível programar mensagens para se autodestruírem, PIN de segurança para proteger as mensagens de curiosos, canais para publicar texto e mídia em massa, e até um editor de fotos consideravelmente avançado dentro do próprio app.

Em resumo, se você não fizer questão de ligar através da Internet, o Telegram oferece muito mais vantagens para comunicação via texto do que a maioria dos mensageiros rivais.

Conclusão: Telegram

O Telegram é confiável, rápido e muito versátil para trocar todo tipo de informação com seus contatos, além de oferecer versões para as principais plataformas desktops e móveis, e na web. Ele pode não ter a maior base de usuários no Brasil, mas vem crescendo com força e se tornando uma alternativa vantajosa para quem quer fugir do WhatsApp ou experimentar um aplicativo diferente para poder enviar qualquer arquivo.

Já Viber é um aplicativo com performance boa, e sua funcionalidade de grupos abertos pode atrair quem é fã de personalidades da Internet. Porém, a não ser que você esteja à procura de um aplicativo de VoIP, ele perde no número de funcionalidades e, no final das contas, oferece uma experiência mais limitada do que o aplicativo rival.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.