O Facebook Messenger tem várias funções pouco conhecidas. O aplicativo do chat é quase exclusivamente usado para envio e recebimento de mensagens de texto e imagens, mas o rival do WhatsApp também permite realizar muitas outras tarefas.

Facebook Messenger: como fazer ligações grátis pelo aplicativo?

É possível desenhar nas fotos, impedir que amigos enviem mensagens sem ter que exclui-los do Facebook, abrir o app no desktop e mais um monte de recursos “secretos”. Confira esta lista com dez funcionalidades misteriosas do Messenger, que está disponível para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone.

Conheça fez funções pouco usadas do Facebook Messenger (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Desenhar nas fotos

Facebook Messenger permite desenhar nas fotos enviadas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Você pode desenhar nas fotos que envia pelo Messenger. Quando for mandar uma imagem, toque no ícone de lápis antes. Isso abrirá o editor, que permite escolher a cor do pincel para fazer a figura desejada. Na parte inferior fica o botão de desfazer, que corrige qualquer traço mal feito. Quando terminar, toque no ícone de enviar.

2. Compartilhar um post de forma privada

Procedimento para compartilhar post de forma privada (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Às vezes você quer mandar uma publicação do Facebook para um amigo via chat, mas o app não exibe o link do post. A solução para isso é compartilhar a postagem de maneira privada. Para isso, toque no link “Compartilhar” e selecione “Enviar no Messenger”. Daí é só marcar o contato para quem quer mandar o conteúdo e clicar em “Enviar”.

3. Bloquear amigos

Messenger pode bloquear amigos sem desfazer amizade no Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

É possível impedir que um amigo lhe envie mensagens ou faça ligações pelo Messenger sem desfazer a amizade. No Android, mantenha o dedo pressionado sobre o contato até que abra o menu “Conversa”, onde você deve selecionar “Bloquear”. No iPhone, a opção aparece deslizando o contato para a esquerda e, em seguida, pressionando o botão “Mais”.

4. Editar favoritos do chat

... 015/11/12/4-editar-favoritos-do-chat.jpg" alt="Organize o chat do Facebook selecionando seus favoritos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)" height="420" width="695">Organize o chat do Facebook selecionando seus favoritos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Você pode organizar mais facilmente seus contatos no Messenger escolhendo os favoritos. Para isso, clique no menu com três tracinhos. Logo em cima dos seus contatos haverá um botão “Editar”; toque nele e, então, pressione o sinal de “+” ao lado das pessoas que você quer definir como favorito. Por fim, selecione em “Salvar”.

5. Fazer ligações

Facebook Messenger permite fazer ligações gratuitas (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Fazer ligações gratuitas é uma das grandes vantagens do Facebook Messenger. Tanto no iPhone quanto no Android, o procedimento é praticamente o mesmo: toque no ícone de telefone na aba “Recente”, depois clique novamente na tela “Fazer uma ligação”, ao lado do contato para quem quer ligar. Aí é só esperar que seu amigo atenda, como numa chamada tradicional.

6. Fazer videochamadas

Mensageiro do Facebook realiza videochamadas (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Também é possível fazer videochamadas, um jeito ainda melhor de se comunicar com as pessoas. Abra a conversa com quem você quer falar e toque no ícone de câmera, posicionado na parte superior da tela no Android e iOS. Assim que a pessoa atender já estará vendo sua imagem, e você a dela.

7. Usar no desktop

Messenger para PC permite usar mensageiro no desktop (Foto: Reprodução/Barbara Mananra)

No início do ano, o Facebook liberou a ferramenta Messenger para PC, que funciona de forma similar ao Whatsapp Web. Entre no site (messenger.com) e informe seu login e senha – caso já esteja logado no Facebook, a página oferecerá um botão de “Continuar como <seu nome>”. É só isso: você já pode conversar com os amigos no chat do Facebook pelo desktop.

8. Criar atalho para grupos favoritos

App permite fixar atalhos para chats em grupo favoritos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

É possível definir quais conversas em grupo ficarão fixadas na aba correspondente do Messenger, de forma que você tenha acesso aos grupos favoritos mais rapidamente. Vá para a aba de chats em grupo e toque no ícone de pino. Selecione os grupos favoritos, defina um nome para o chat e toque em “Fixar grupo”. Você pode escolher até quatro chats em conjunto para ocupar o espaço.

9. Salvar fotos recebidas e capturadas na galeria

Salve fotos recebidas pelo Messenger na galeria automaticamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

As fotos recebidas no Messenger podem ser armazenadas instantaneamente na galeria do dispositivo. Se você quiser ativar esse recurso, entre na aba de “Configurações” e, então, acesse “Dados e Armazenamento”. Agora basta selecionar “Salvar fotos”.

10. Enviar GIFs

Messenger consegue enviar GIFs animados para amigos (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Qual é o melhor aplicativo para fazer chamadas pela Internet? Comente no Fórum do TechTudo

Mandar GIFs animados pelo Messenger é muito fácil com a integração com o Giphy. Na janela de conversa, toque no ícone de reticências e pressione o botão “Instalar”, ao lado do Giphy. Ele abrirá a App Store, no caso dos aparelhos iOS, ou a Google Play Store, nos dispositivos Android. Instale como o de costume e depois procure o GIF desejado. Quando achar, pressione o botão “Enviar”.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.