HomePlug, ou Powerline, é um padrão de distribuição de rede via tomadas elétricas. A tecnologia consiste em padrões e aparelhos que possam ser usados nas tomadas para ligar uma grande quantidade de dispositivos a uma rede tirando proveito da fiação elétrica instalada numa residência. Dessa forma, o usuário pode eliminar problemas de alcance e transmissão de rede comuns em instalações wireless. Vírus do roteador: o que é, como se instala e quais são os ‘sintomas’ Os produtos compatíveis com essa tecnologia são criados e homologados pelo HomePlug Alliance, um grupo que reúne grandes fabricantes de hardware para redes de computadores.
Dispositivos HomePlug permitem distribuição de Internet por fiação e tomadas elétricas (Foto: Divulgação/HomePlug Alliance)
Esse grupo estabelece os padrões de funcionamento da tecnologia e decide os parâmetros que cada fabricante deve seguir na hora de criar e lançar seus produtos HomePlug. É o mesmo princípio por trás das organizações que comandam USB, HDMI, Blu-Ray e outros padrões tecnológicos. A tecnologia existe desde 2000 e é bastante popular em diversos países da Europa. No Brasil, primeiros produtos compatíveis com o HomePlug começaram a chegar recentemente. Como funciona? Há uma série de formatos e produtos que levam o selo HomePlug, mas, em geral, todos oferecem as mesmas funções. Numa situação de uso típica, o HomePlug pode ser a saída para fazer com que o sinal de Internet chegue àquele ponto da casa onde a leitura é sempre fraca: usando um adaptador compatível com a tecnologia, o usuário pode ligar um cabo do roteador de Internet à tomada mais próxima.
Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo. Isso fará com que todas as tomadas elétricas, e os próprios fios da rede elétrica doméstica, ligados nessa rede se tornem pontos de distribuição de Internet, desde que tenham adaptadores HomePlug conectados. O interessante é que além de distribuir sinal Wi-Fi, o HomePlug pode ser usado para conectar dispositivos à Internet com cabos RJ45. Para usar o cabo Ethernet, o usuário precisa plugar a porta RJ45 num adaptador HomePlug na tomada escolhida. As velocidades são altas? Em situações ideais, o HomePlug Alliance afirma que os produtos compatíveis com o padrão devem atingir até 500 megabits por segundo (Mbps) via cabo e 300 Mbps, usando sinais sem fio. São números bastante bons para qualquer rede doméstica, mas é importante considerar que esses valores são considerados como picos em situaç...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.