Os cartões MicroSD são, atualmente, a principal forma de armazenamento em dispositivos móveis, tais como celulares e câmeras digitais. Porém, eles não são iguais e alguns podem não ser compatíveis com o seu equipamento.
Comprar uma câmera ou tirar fotos com celular? Descubra o que é melhor Saber identificar estas diferenças é útil na hora de comprar um novo cartão MicroSD que seja compatível com o dispositivo no qual você pretende usar. Como, então, saber as diferenças entre cada modelo de cartão de memória?
Como diferenciar os MicroSDs e encontrar o melhor tipo para o usuário? (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
O que é um cartão MicroSD? MicroSD é um tipo de memória flash utilizada no formato de cartões. Eles são amplamente usados hoje para armazenar dados em celulares e câmeras digitais. Tem esse nome (micro) por ter aproximadamente um quarto do tamanho de um cartão SD normal. Suas dimensões são de 15 mm de altura, 11 mm de largura e 1 mm de espessura. A sigla SD significa Secure Digital. Isso por que todos os cartões MicroSD possuem capacidades de criptografia que impedem a cópia de materiais protegidos por direitos autorais. Os cartões anteriores ao padrão SD, como o MMC, permitiam a livre cópia e transferência de dados. A indústria fonográfica não gostou nada disso e exigiu que fosse criado um padrão mais seguro, surgindo assim o SD, que depois se transformou em miniSD e hoje está no microSD. Todos os tamanhos são compatíveis com qualquer equipamento, basta que se use um adaptador. Assim, se você quer usar um cartão MicroSD num notebook, basta inseri-lo num adaptador que o deixará do tamanho de um cartão SD tradicional. Diferenças quanto à capacidade de armazenamento
Tabela de classificação dos cartões MicroSD quanto à capacidade de armazenamento (Foto: Reprodução/SD Association)
Os cartões de memória podem ser classificados quanto à sua capacidade de armazenamento de dados. Atualmente, podemos encontrar cartões MicroSD de 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB e 2 GB. Acima disso, o cartão ganha outra nomenclatura. Os cartões SD utilizam o formato de arquivos FAT16. Os cartões MicroSDHC são aqueles que ultrapassam a fronteira dos 2 GB. Ou seja, de 4 GB até 32 GB eles são chamados de cartões SDHC. A sigla significa Secure Digital High Capacity e indica que estes cartões são de alta capacidade. Eles utilizam o formato FAT32 e são compatíveis com qualquer eletrônico fabricado de 2008 até hoje. Por precaução, sempre procure pelo logotipo SDHC no seu equipame...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.