Os cartões MicroSD são, atualmente, a principal forma de armazenamento em dispositivos móveis, tais como celulares e câmeras digitais. Porém, eles não são iguais e alguns podem não ser compatíveis com o seu equipamento.

Comprar uma câmera ou tirar fotos com celular? Descubra o que é melhor

Saber identificar estas diferenças é útil na hora de comprar um novo cartão MicroSD que seja compatível com o dispositivo no qual você pretende usar. Como, então, saber as diferenças entre cada modelo de cartão de memória?

Como diferenciar os MicroSDs e encontrar o melhor tipo para o usuário? (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O que é um cartão MicroSD?

MicroSD é um tipo de memória flash utilizada no formato de cartões. Eles são amplamente usados hoje para armazenar dados em celulares e câmeras digitais. Tem esse nome (micro) por ter aproximadamente um quarto do tamanho de um cartão SD normal. Suas dimensões são de 15 mm de altura, 11 mm de largura e 1 mm de espessura.

A sigla SD significa Secure Digital. Isso por que todos os cartões MicroSD possuem capacidades de criptografia que impedem a cópia de materiais protegidos por direitos autorais. Os cartões anteriores ao padrão SD, como o MMC, permitiam a livre cópia e transferência de dados. A indústria fonográfica não gostou nada disso e exigiu que fosse criado um padrão mais seguro, surgindo assim o SD, que depois se transformou em miniSD e hoje está no microSD.

Todos os tamanhos são compatíveis com qualquer equipamento, basta que se use um adaptador. Assim, se você quer usar um cartão MicroSD num notebook, basta inseri-lo num adaptador que o deixará do tamanho de um cartão SD tradicional.

Diferenças quanto à capacidade de armazenamento

Tabela de classificação dos cartões MicroSD quanto à capacidade de armazenamento (Foto: Reprodução/SD Association)

Os cartões de memória podem ser classificados quanto à sua capacidade de armazenamento de dados. Atualmente, podemos encontrar cartões MicroSD de 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB e 2 GB. Acima disso, o cartão ganha outra nomenclatura. Os cartões SD utilizam o formato de arquivos FAT16.

Os cartões MicroSDHC são aqueles que ultrapassam a fronteira dos 2 GB. Ou seja, de 4 GB até 32 GB eles são chamados de cartões SDHC. A sigla significa Secure Digital High Capacity e indica que estes cartões são de alta capacidade. Eles utilizam o formato FAT32 e são compatíveis com qualquer eletrônico fabricado de 2008 até hoje. Por precaução, sempre procure pelo logotipo SDHC no seu equipamento.

Os cartões SDXC, por sua vez, abrangem aqueles que possuem 64 GB até 2 TB. A sigla significa Secure Digital Extended Capacity. Eles utilizam o sistema de arquivos exFAT. A maioria dos dispositivos fabricados depois de 2010 deverão ser compatíveis com este novo padrão de cartão de memória.

Diferenças quanto à velocidade de transferência

Tabela de classificação dos cartões MicroSD quanto à velocidade de transferência (Foto:Reprodução/SD Association)

Além de tamanhos diferentes, os cartões de memória também são classificados quanto á sua velocida

... de de transferência. A SD Association criou uma especificação para estes cartões, chamada de Speed Class. Assim, dependendo de sua classe, você saberá quão rápido ele é.

Cartões de classe 2 conseguem escrever dados a uma taxa de 2 MB/s. Eles são recomendados apenas para gravações de vídeos em resolução SD. Já os cartões Class 4 gravam dados a uma taxa de 4 MB/s. Os Class 6 alcançam a taxa de 6 MB/s. Ambos são aptos a gravarem vídeos em HD e Full HD. Há ainda os cartões Class 10, que atingem 10 MB/s de taxa de escrita.

Qual a diferença entre os cartões SD? Confira no Fórum do TechTudo 

Há também os cartões Class UHS 1 e 3. Eles alcançam, respectivamente, 10 MB/s e 30 MB/s. São próprios para a gravação de vídeos em resolução 2K e 4K. Dentro desta especificação existe ainda a fase 1 (UHS-I), que aumenta a taxa de transferência teórica. A classe UHS-50 atinge taxas de 50 MB/s e a UHS-104 atinge 104 MB/s. 

Qual microSD escolher?

Na hora de escolher o melhor microSD para o seu uso, leve em consideração as suas necessidades e a compatibilidade no aparelho. Um SDXC não vai funcionar quando for compatível apenas com cartões SDHC. 

Um dispositivo que gera vídeos em alta definição costuma ter arquivos de tamanho grande, exigindo cartões de grande capacidade e rápida taxa de transferência. A GoPro, por exemplo, só aceita cartões de classe 1. Para outros dispositivos, prefira, ao menos, um de classe 4.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.