Cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, investigam as possibilidades do uso de frequências moduladas (o FM, do rádio) como forma de aprimoramento das redes sem fio. Batizada de Wi-FM, a tecnologia busca usar as frequências moduladas como forma de impedir que redes wireless provoquem interferência umas nas outas, possibilitando maior estabilidade e velocidades de transferência de dados nessas redes.

Novos extensores de Wi-Fi prometem ‘turbinar’ games e streaming 4K

Num Wi-Fi comum, dependendo da vizinhança, o sinal pode sofrer obstruções e interferências provocadas pelas emissões de roteadores vizinhos. Num cenário de espectro repleto de sinais de Wi-Fi, pacotes de informação acabam obstruindo uns aos outros e o resultado acaba sendo velocidades mais lentas na hora de navegar na Internet.

Rádio FM pode melhorar o sinal da conexão Wi-Fi (Foto: pond5)

Aleksandar Kuzmanovic, professor de engenharia elétrica na universidade, dá um exemplo do fenômeno: “muita gente acaba irritada com seus roteadores, mas na verdade, o que está acontecendo é que o vizinho está assistindo Netflix”.

O Wi-FM corrige esse tipo de problema porque usa um sistema que monitora o nível de ruído nas proximidades. Isso permite que um roteador compatível com a tecnologia envie pacotes de dados aos aparelhos conectados apenas quando detectar momentos ideais, em que a poluição diminui, garantindo que os dados chegarão sem interferência aos usuários.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo

Aparentemente, a ideia parece sugerir que o sistema criaria um delay, já que o roteador teria que o envio de dados poderia ser interrompido. Entretanto, esses lapsos são muito curtos, de acordo com os cientistas, a ponto de serem imperceptíveis. A vantagem do rádio FM é que essas frequ

... ências têm grande facilidade em atravessar paredes e outros obstáculos físicos, algo que sempre é um problema para redes Wi-Fi convencionais.

Outra vantagem da tecnologia é o fato de que grande parte dos smartphones atuais possuem antenas e rádio FM, o que facilitaria uma eventual popularização desse padrão de comunicação.

Embora a tecnologia seja acessível e relativamente barata para ser implementada, ainda não há informações sobre o uso comercial do Wi-FM.

Via Northwestern University



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.