Endereços de IP identificam computadores em uma rede e são distribuídos pelo roteador Wi-Fi. No entanto, nem sempre essa distribuição ocorre corretamente. Há casos em que um mesmo protocolo pode ser designado para mais de uma máquina, seja um computador ou um celular, gerando o que se chama de "conflito de IP".
Dual Boot: entenda o que acontece ao instalar dois sistemas no PC
Confira o que fazer quando o Windows detectar que o endereço de IP do seu PC já está sendo usado por outro usuário na rede. Uma das situações mais comuns de conflito se dá quando o computador está conectado via cabo ao roteador e o aparelho é reiniciado. Algumas vezes, após o restart, um IP já atribuído anteriormente pode ser concedido a outro dispositivo da rede, como um smartphone que conectou via Wi-Fi.
Aprenda o que fazer se o Windows alertar um conflito de IP (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Reiniciar o roteador junto com o PC Não há problemas se você der um reset no roteador, pois, na maioria das vezes, isso não acarreta problemas. Porém, para se prevenir, prefira sempre reiniciar também os computadores conectados à mesma rede na mesma ocasião, especialmente se estiverem conectados via cabo. Dessa maneira, o roteador poderá redistribuir IPs livremente, não importando se algum número já está sendo usado.
Reinicie seu computador sempre que precisar resetar o roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Configurar um IP dinâmico no roteador Se você utiliza IP fixo, mas não quer mais usá-lo para evitar esse tipo de problema, é possível configurar a distribuição de protocolos dinâmicos facilmente por qualquer roteador sem fio. O procedimento varia de acordo com o modelo do roteador, mas requer sempre a ativação do servidor DHCP. Ao encontrá-lo, basta escolher o número do primeiro e último IP da sequência, ou simplesmente dizer quantos usuários são permitidos pela rede.
Configure IPs dinâmicos no roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Trocar o endereço IP Em muitos casos, não é possível fugir do IP fixo. Quando conflitos ocorrerem, portanto, você deverá trocar seu endereço de IP manualmente para outro que não esteja em uso.  Passo 1. Acesse a Central de Rede e Compartilhamento do Windows e abra a sua rede;
Acesse suas configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Acesse as propriedades;
Acesse as propriedades da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Vá até “Protocolo IP versão 4” e clique em “Propriedades”;
Abra as propriedad...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.