Endereços de IP identificam computadores em uma rede e são distribuídos pelo roteador Wi-Fi. No entanto, nem sempre essa distribuição ocorre corretamente. Há casos em que um mesmo protocolo pode ser designado para mais de uma máquina, seja um computador ou um celular, gerando o que se chama de "conflito de IP".

Dual Boot: entenda o que acontece ao instalar dois sistemas no PC

Confira o que fazer quando o Windows detectar que o endereço de IP do seu PC já está sendo usado por outro usuário na rede. Uma das situações mais comuns de conflito se dá quando o computador está conectado via cabo ao roteador e o aparelho é reiniciado. Algumas vezes, após o restart, um IP já atribuído anteriormente pode ser concedido a outro dispositivo da rede, como um smartphone que conectou via Wi-Fi.

Aprenda o que fazer se o Windows alertar um conflito de IP (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Reiniciar o roteador junto com o PC

Não há problemas se você der um reset no roteador, pois, na maioria das vezes, isso não acarreta problemas. Porém, para se prevenir, prefira sempre reiniciar também os computadores conectados à mesma rede na mesma ocasião, especialmente se estiverem conectados via cabo. Dessa maneira, o roteador poderá redistribuir IPs livremente, não importando se algum número já está sendo usado.

Reinicie seu computador sempre que precisar resetar o roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configurar um IP dinâmico no roteador

Se você utiliza IP fixo, mas não quer mais usá-lo para evitar esse tipo de problema, é possível configurar a distribuição de protocolos dinâmicos facilmente por qualquer roteador sem fio. O procedimento varia de acordo com o modelo do roteador, mas requer sempre a ativação do servidor DHCP.

Ao encontrá-lo, basta escolher o número do primeiro e último IP da sequência, ou simplesmente dizer quantos usuários são permitidos pela rede.

Configure IPs dinâmicos no roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Trocar o endereço IP

Em muitos casos, não é possível fugir do IP fixo. Quando conflitos ocorrerem, portanto, você deverá trocar seu endereço de IP manualmente para outro que não esteja em uso. 

Passo 1. Acesse a Central de Rede e Compartilhamento do Windows e abra a sua rede;

Acesse suas configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse as propriedades;

... iedades-da-rede.png" alt="Acesse as propriedades da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="470" width="695">Acesse as propriedades da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Vá até “Protocolo IP versão 4” e clique em “Propriedades”;

Abra as propriedades de IPv4 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Troque os últimos algarismos do IP para mudar de endereço.

Mude seu endereço de IP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Sinal de invasão

Aumente sua segurança contra invasores (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É raro, mas conflitos de IP também podem indicar que alguém está tentando invadir sua rede fingindo ser você, por meio do mesmo IP. Para desconfiar disso, você deve primeiro descartar outras possibilidades, como um roteador mal configurado ou usuários indisciplinados. Caso considere que, realmente, esteja correndo perigo, troque a senha do roteador imediatamente ou entre em contato com o administrador da rede.

Como criar uma conta de convidado no Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.