O Google Earth, programa de mapas do Google, é bastante inovador. No entanto, um projeto da Microsoft, lançado em 1997, teria sido o primeiro satélite interativo para mapear o mundo. Disponível para o público da época, o TerraServer chegou quatro anos antes do aplicativo da gigante das buscas para demonstrar o potencial tecnológico da empresa. 

Google Earth: como ‘passear’ em Marte pelo computador?

Segundo o desenvolvedor da ferramenta, Tom Barclay, o objetivo era apresentar a capacidade do Windows NET e da plataforma SQL, criando o maior banco de dados da história - o que foi alcançado com seus 1 TB de arquivos. O projeto começou inicialmente ao listar todas as transações da história da bolsa de Nova York e torná-las pesquisáveis, até que evoluiu para algo muito maior. 

Terra Server em funcionamento (Foto:Reprodução/Tom Barclay)

O TerraServer foi a primeira experiência com uma mapa por satélite dos internautas, de acordo com Barclay. A intenção de "mapear" lugares pela Internet chegou depois de problemas no uso do formato cartesiano de mapa. Por isso, o programador sugeriu a criação de imagens “mosaico”. Essas fotos eram pequenos retalhos colados entre si, cedidos pelo Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos. Assim como no posterior Google Earth, quando os usuários clicavam em uma parte do mapa, as imagens se formavam. “Não quero parecer arrogante, mas é incrível a semelhança entre o que fizemos e as tecnologias atuais”, comenta Barclay.  

Terra Server possuía tecnologia inovadora e estava em funcionamento antes dos anos 2000

No início do serviço, a equipe percebeu que as pessoas adoravam procurar por suas casas. “Durante o primeiro ano de funcionamento, recebi cerca de 20 mil e-mails, e a maior parte deles dizia que amava o Terra Server por conseguir ver a própria casa, ou que odiava o projeto por não conseguir ver o endereço", conta o desenvolvedor do mapa interativo.

Mesmo com uma ideia tão genial, Tom Barc

... lay deixa claro o porquê do projeto não ter seguido em frente. Segundo ele, a Microsoft não se importava com o conteúdo do TerraServer, mas, sim, em mostrar o potencial tecnológico da invenção. “Foi algo que fizemos para exibir o que nosso software poderia fazer, mas a empresa não se importava com a informação. O Google era uma empresa de informação, em primeiro lugar. Eles viram o valor desses dados”, explica. 

Via Motherboard

Qual lugar você gostaria que o Google fizesse Street View? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.