Consumidores interessados em placas de vídeo para seus computadores têm diversas opções no mercado. Além de precisar definir qual tipo de GPU vão usar, ou NVIDIA, ou AMD, o usuário também terá de escolher entre uma série de fabricantes de placas, como Asus e Gigabyte.
Asus ou Gigabyte: qual marca oferece os melhores modelos de placa-mãe
Aqui, vamos analisar as linhas atuais de placas de vídeo dessas duas marcas para classificar quem sai na frente na atual geração em termos de performance, overclocking, disponibilidade e preços.
Gigabyte e Asus oferecem versões e alta performance de placas gráficas da Nvidia e AMD (Foto: Divulgação/Gigabyte)
Desempenho: Empate O desempenho depende, primeiramente, do tipo de chip gráfico utilizado. Uma placa com processador Geforce GTX 980, por exemplo, terá desempenho bastante similar, independente do fabricante. Mas tanto Gigabyte como Asus oferecem versões mexidas dessas GPUs, com um pouco mais de performance. A Gigabyte, por exemplo, lançou recentemente uma linha de placas gráficas da Nvidia com overclock de fábrica de números respeitáveis. Sob essa perspectiva, se a ideia é buscar placas de vídeo com tecnologia da Nvidia, a melhor opção do usuário, no momento, são as Gigabyte. As versões da Asus com o mesmo tipo de performance tendem a custar mais caro em virtude de sistemas de refrigeração mais elaborados, que misturam água e ar. Quem é fã da AMD encontra ótimas opções nos dois fabricantes. Tanto Gigabyte como Asus contam com portfólios vastos, desde as placas R9 intermediárias às poderosas e cobiçadas R9 Fury. Overclock: Gigabyte As comparações aqui vão de modelo a modelo e podem variar conforme design térmico, opções de alimentação da placa e alguns detalhes do gênero.
Novas séries, como a Xtreme, colocam a Gigabyte em vantagem quando o assunto é overclock (Foto: Divulgação/Gigabyte)
Mas, em geral, a Gigabyte tem uma pequena vantagem na comparação. Por exemplo, uma Geforce GTX 970 da Asus possui conector único de oito pinos para alimentação, enquanto que as versões da Gigabyte possuem dois conectores de oito pinos, garantindo opções mais extremas de overclock para esse modelo. O que não significa que apostar na Asus seja um tiro no pé. Há versões da fabricante taiwanesa com melhor suporte à aceleração por parte do usuário e a vantagem da Gigabyte, nesse momento, pode ser momentânea já que é questão de tempo para que a Asus promova novos lançamentos. Durabilidade: Asus Ao longo dos anos, a Asus const...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.