Resident Evil ou Dead Space? As duas séries de horror já possuem diversos títulos lançados nos computadores e consoles, mas qual será a melhor da atualidade? Entre personagens, cenários, história e jogabilidade, confira abaixo o comparativo e acompanhe a conclusão do TechTudo sobre o assunto:

Resident Evil: conheça alguns dos jogos mais obscuros da série

Épocas diferentes

Antes de iniciar o comparativo, é preciso ter em mente que os dois jogos, apesar de terem títulos recentes, são de épocas diferentes. Enquanto Resident Evil nasceu na década de 90, Dead Space é um game mais novo. Porém, ambos possuem muitas similaridades, principalmente na premissa.

Resident Evil é um jogo antigo, mas ganhou relançamentos (Foto: Divulgação/Capcom)

Jogabilidade

Em termos de jogabilidade, as duas franquias são bem próximas. Dead Space sempre se inspirou em Resident Evil ao ter movimentação um pouco mais “lenta” em seu personagem, tudo para ajudar na ambientação de terror. 

Dead Space tem jogabilidade similar a Resident Evil 4 (Foto: Divulgação/EA)

Já a série da Capcom tinha jogabilidade incrível e inovadora nos primeiros títulos, lançados principalmente no PSOne em sua época, mas mudou de estilo a partir de Resident Evil 4 para algo mais voltado na ação. A mudança, inicialmente, não agradou tanto aos fãs, mas atualmente já é melhor aceita. Neste caso, os dois games empatam.

Tipos de monstro

Os dois jogos trazem, de certa forma, zumbis em seu elenco de monstros. Dead Space aposta nos Necromorfos, criaturas geradas a partir de humanos mortos e que ficaram deformados. Já Resident Evil usa não apenas zumbis, mas outras criaturas geneticamente modificadas, como cães monstruosos, monstros gigantescos e resistentes e até outros tipos de animais que passaram por mutação. Neste sentido, também são bem similares entre si.

Hunters são criaturas aterradoras de Resident Evil (Foto: Divulgação/Capcom)

Gráficos

Não há como comparar os gráficos da saga Resident Evil em seu formato antigo com os modernos Dead Space. Porém, as versões mais recentes, como RE 4, 5 e 6, se aproximam bastante de Dead Space 1, 2 e 3. As duas séries capricham muito no visual, que é um ponto bem importante quando é necessário ter um jogo que te envolve em sua atmosfera.

Os gráficos de Dead Space não decepcionam (Foto: Divulgação/EA)
... ong>Tiro em trilhos

Curiosamente, tanto RE quanto Dead Space possuem jogos de tiro em trilhos – aqueles games cujos jogadores caminham em linha reta e acompanham a câmera, que se movimenta sozinha e é preciso mexer a mira para atirar nos monstros. Contudo, se for comparar qualidade, o jogo Dead Space Extraction ganha da série Resident Evil, que tem muitos títulos neste estilo, mas nenhum realmente memorável.

Dead Space Extraction é um bom jogo em trilhos (Foto: Divulgação/EA)

Spin-offs

E por falar em spin-offs, Resident Evil ganha de lavada neste quesito, já que, por ser mais antiga, tem muito mais títulos para serem jogados. São apenas seis jogos da cronologia principal, mas pelo menos 17 games lançados em paralelo, com histórias trazendo outros personagens e mais informações inéditas para os fãs – sem falar nos relançamentos em alta definição, que ocorreram recentemente.

Resident Evil Revelations 2 é um bom spin-off da série (Foto: Divulgação/Capcom)

É claro que isso não desmerece Dead Space, que conta com títulos excelentes. Porém, se o jogador quiser aproveitar uma saga que vai durar mais, a melhor escolha é com a série de terror e ação da Capcom.

Sustos à beça

Os dois jogos se equivalem no quesito medo. Apesar de não ter mais foco no terror recente, Resident Evil ainda consegue manter alguns momentos de tensão. Dead Space 1 e Resident Evil 1 são dois excelentes exemplos de games que vão dar enormes sustos nos jogadores. E é melhor não detalhar muito esse aspecto para manter a surpresa de quem ainda for jogar algum deles.

Resident Evil tem momentos de susto, como a invasão de cães (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Personagens

Novamente, por ser mais antigo, Resident Evil ganha neste quesito. Afinal, o elenco principal é formado por heróis de peso, como Jill Valentine, Chris Redfield, Claire Redfield, Barry Burton, entre outros. Sem falar nos grandes vilões, que são bastante carismáticos e queridos entre o público, como Albert Wesker.

Resident Evil tem grande elenco de bons personagens (Foto: Divulgação/Capcom)

Apesar de a série Dead Space já ser estabelecida, apenas o herói central, Isaac Clarke, é mais conhecido do grande público. Não há nomes tão famosos ou memoráveis quanto os heróis de Resident Evil presentes no elenco.

Conclusão

Podemos dizer que as duas séries são bem próximas e ambas com games muito bons. Porém, se o jogador preza mais pela quantidade de jogos e personagens mais famosos, deve optar por Resident Evil. No fim das contas, o que importa é a diversão e a quantidade de sustos que as duas sagas podem proporcionar.

Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.