Star Wars e games possuem muito em comum. Com diversos jogos já lançados, a franquia cinematográfica ganhou adaptações, aventuras inéditas e outros títulos que nunca chegaram a ver a luz do dia. Confira a lista com as principais curiosidades e polêmicas envolvendo a saga de George Lucas nos consoles e PCs:

Star Wars: Battlefront tem requisitos revelados para rodar no PC

Universo Expandido

O mundo de Star Wars nos game sempre foi terreno fértil. Com o conceito de Universo Expandido, autores criavam histórias que valiam para o cânone da série ao introduzir personagens e continuar a trama vista nos antigos filmes. Luke Skywalker, por exemplo, se torna respeitado Mestre Jedi e treina a nova Academia Jedi durante as histórias dos games.

Star Wars: universo Expandido rendeu jogos oficiais (Foto: Dvulgação/LucasArts)

O Universo Expandido foi algo muito utilizado na saga Star Wars. Diversos foram os títulos lançados desde a década de 90, quando o conceito foi criado, sempre adicionando mais personagens ao já enorme mundo da franquia. É um conceito inovador e bem diferente.

Só que não vale mais

O grande problema é que, desde que a Disney comprou a marca Star Wars, ela resolveu desconsiderar todo o Universo Expandido que veio antes, inclusive os jogos. Desta forma, em decisão polêmica, games que saíram antes de 2012 tiveram a história desconsiderada para o cânone da saga, o que deixou alguns fãs bastante descontentes.

Star Wars Uprising é novo jogo da série para mobiles (Foto: Divulgação/Disney)

Porém, os jogos que saíram depois passam a valer oficialmente, como o recente Star Wars Uprising, que se passa após “O Retorno de Jedi”.

O aprendiz de Vader

Um dos exemplos mais famosos e polêmicos do Universo Expandido nos games é a série Star Wars The Force Unleashed. Ela foi controversa por apresentar o público a Starkiller, Galen Marek, Sith e aprendiz de Darth Vader, que no fim das contas foi um dos responsáveis pela fundação da Aliança Rebelde, após trair seu mestre. Vale lembrar que, nos esboços iniciais da saga de cinema, Starkiller seria o nome do herói principal.

Star Wars: em Force Unleashed conhecemos Starkiller, aprendiz de Vader (Foto: Divulgação/LucasArts)

MMO de sucesso

Bem antes de World of Warcraft, Star Wars Galaxies foi um MMO de sucesso lançado para a saga. Pegando carona nos novos filmes da série, como Star Wars Episódio I e II, a LucasArts resolveu lançar o RPG online no qual era possível viver as aventuras galácticas, tornar-se Jedi, pilotar naves e muito mais.

Star Wars Galaxies: sucesso antes de WoW (Foto: Divulgação/LucasArts)

Galaxies foi lançado em 2003 e tinha

... diversos problemas, como o fato de ser extremamente pesado para computadores da época. Além disso, a banda larga não era muito comum para jogos naquele tempo. O game, porém, fez sucesso e recebeu expansões até 2005, até ser desligado em 2011.

Promissor, mas cancelado

Star Wars é uma saga que teve vários jogos cancelados, entre eles alguns bem promissores. O exemplo mais recente é Star Wars 1313, jogo de tiro que seria inspirado em Uncharted e teria gráficos de ponta. Apesar de ter recebido até mesmo trailers e imagens, o game teve o desenvolvimento interrompido após a compra da marca pela Disney. A história seria focada no submundo criminoso de Star Wars.

Star Wars 1313, cancelado e promissor (Foto: Divulgação/LucasArts)

Outros exemplos de jogos cancelados incluem Star Wars Battlefront 3, que seria diferente do atual Battlefront, e Star Wars Darth Maul, jogo de ação que seria totalmente focado no vilão de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma.

Clone de Age of Empires

Um dos games mais populares da série é Star Wars: Galactic Battlegrounds, mas não exatamente pela qualidade. Lançado em 2001, o jogo era clone quase completo da série Age of Empires, não apenas em termos gráficos, mas também na jogabilidade de estratégia em tempo real. Era praticamente o clássico “Age” com uma “skin” de Star Wars. Não que seja algo ruim, mas faltou originalidade.

Star Wars: Galactic Battlegrounds (Foto: Divulgação/LucasArts)

Participações especiais

Star Wars tem muitos jogos próprios, mas os personagens fizeram participações especiais em outros games ao longo dos anos. Em dois títulos da série de skate Tony Hawk, por exemplo, há Darth Maul e Jango Fett como jogáveis. Já no jogo de luta Soulcalibur IV, Yoda e Darth Vader eram lutadores presentes no elenco. Por fim, os títulos da saga Lego Indiana Jones contavam com Han Solo em referência ao mesmo ator que faz o herói principal da saga, Harrison Ford.

Darth Maul em Tony Hawk (Foto: Reprodução/Activision)

Lego de sucesso

Se hoje os games de Lego são enorme sucesso, eles devem muito à saga Star Wars. Tudo por causa do primeiro game da série, que foi lançado em 2005. Lego Star Wars The Video Game adaptava os filmes mais novos para a aventura com os brinquedos de montar. Sempre simpáticos, esses jogos traziam uma opção para ser aproveitada por toda a família.

O sucesso de Lego Star Wars (Foto: Divulgação/Traveller's Tale)

Hoje a saga Lego Star Wars já conta com cerca de seis jogos, englobando não apenas os seis filmes, mas também séries animadas, com versões lançadas nos consoles, computadores e dispositivos portáteis.

Quais os melhores jogos de Star Wars? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.