O Android 6.0 (Marshmallow), a nova versão do sistema operacional móvel do Google, está disponível para alguns poucos celulares que já receberam a atualização, mas é possível obter muitos dos seus novos recursos em versões mais antigas do sistema.

Android Marshmallow: confira o que muda em relação ao Lollipop

A nova interface com organização de gavetas de aplicativos, otimização do consumo de bateria e até mesmo a customização de abas podem ser reproduzidas em aparelhos que ainda não receberam o update. Siga as dicas abaixo e descubra como fazer.

Confira algumas dicas para deixar o seu Android antigo com a cara do Marshmallow (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Nova interface e gaveta mais inteligente

A nova interface do Android 6.0 não é exatamente uma exclusividade da versão. O Google Now Launcher, ferramenta da própria empresa, traz o mesmo visual para as versões mais antigas.

Google Now Launcher tem a interface do Android 6.0 (Foto: Foto: Reprodução)

Além do visual, o Launcher, em sua nova versão, organiza a gaveta de apps por ordem alfabética com rolagem na vertical, exibindo os quatro aplicativos mais usados em destaque na primeira linha. A gaveta também ganhou um novo campo de pesquisa para facilitar a busca por aplicações.

Otimizar a vida útil da bateria

O Marshmallow vem com uma ótima ferramenta para economizar a bateria: o sistema coloca todos os apps que não estão sendo usados em standby, automaticamente.

Isso, no entanto, não é nenhuma novidade para quem conhece o Greenify. O app já existe há um bom tempo, mas antes exigia acesso root ao sistema para funcionar – algo que foi resolvido na última versão.

Greenify promete economizar a bateria (Foto: Foto: Reprodução)

Qual é o melhor sistema operacional para smartphones? Comente no Fórum do TechTudo

Enquanto a maioria dos apps concorrentes apenas fecha os aplicativos abertos em segundo plano, que voltam a consumir dados e bateria logo em seguida, o Greenify coloca estes apps em modo de “hibernação”, de onde não sairão a não ser que você abra um deles novamente.

Abas customizadas do Chrome

Uma das funções mais int

... eressantes do novo Android são as abas customizáveis, que permitem visualizar conteúdos de aplicativos em um janela personalizada, além de carregar a página em plano de fundo, economizando tempo. Embora não seja possível reproduzir exatamente este recurso sem o Marshmallow, dois aplicativos melhoram significativamente a experiência de navegação.

Com o Link Bubble Browser você pode clicar em vários links em uma página, que serão carregados em segundo plano sem sair do aplicativo em que você está. Depois, basta clicar nas bolhas flutuantes para acessar as diversas guias abertas, que já estarão carregadas.

Outra opção interessante para navegar é o Firefox para Android Beta, que faz basicamente o mesmo que o Link Bubble. Você pode selecionar vários links e continuar navegando no app. Depois, basta ir até as notificações e encontrar a fila de guias. Com um clique, você abrirá todas as janelas no Firefox.

Links abrindo no aplicativo

Uma das coisas mais irritantes do Android é tentar abrir um link como do Facebook ou do Twitter em um e-mail e ser direcionado para o navegador. O Android 6.0, no entanto, resolve o problema com um recurso chamado “link smart”, que abre esses atalhos de forma mais inteligente, direcionando para o aplicativo correto, não para o navegador.

Mais uma vez, esse problema pode ser resolvido com um aplicativo: o TapPath Browser Helper, da mesma desenvolvedora do Link Bubble. Com ele, você escolhe com qual aplicativo será aberto quando você clicar no link. Ainda é possível configurar diferentes aplicativos para quando você tocar uma, duas ou três vezes no link.

Nem tudo é possível

Nem todas as funções do novo Android estão disponíveis para as versões anteriores, no entanto. Seu smartphone, por exemplo, não terá um leitor biométrico, mesmo que você utilize apps que prometem “ler” sua impressão digital com a câmera (e geralmente falham miseravelmente na tarefa); nem suporte ao novo padrão USB-C. Ainda assim, vale a pena incrementá-lo com as dicas acima!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.