O eMule pode ter tido seus dias de glória há muito tempo, mas não significa que o programa tenha sido esquecido. Com design renovado, o software de transferência P2P se modernizou e passou a aceitar também downloads via torrent, tornando-o mais versátil.
uTorrent, Deluge, Vuze, BitTorrent … Veja mais alternativas para baixar
Apesar das mudanças, o eMule ainda traz algumas características clássicas que podem gerar preocupação com a privacidade. Afinal, como funciona a transferência P2P? Confira a resposta para essa e outras perguntas e saiba se vale a pena instalar.
Entenda como funciona o eMule e o processo de P2P (Foto: Divulgação/eMule)
Como funciona o P2P
P2P conecta pares de máquinas para transferir arquivos (Foto: Reprodução/Creative Commons)
P2P vem de peer-to-peer, o que significa que é uma transferência que ocorre entre duas máquinas que têm um determinado arquivo instalado. O gerenciador P2P busca por outro computador com o mesmo programa instalado – no caso, o eMule – e que tenha o arquivo desejado pelo usuário já salvo na memória. Se não tiver o item completo, o que pode ocorrer quando o download não foi finalizado pelo par, o eMule então passa para outro PC, e assim por diante, até o arquivo ser baixado completamente. Qual a diferença para o torrent?
Torrent baixa pedaços do arquivo de várias fontes (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Há muitas diferenças entre P2P e torrent. A primeira delas é que o torrent não requer que os usuários estejam usando o mesmo programa para trocarem arquivos entre si – uTorrent, BitComet, Transmission. A outra diferença está na maneira com que o download é feito. No torrent, um tracker (rastreador, em inglês) busca por usuários com os arquivos baixados e obtém pedaços de vários PCs ao mesmo tempo, o que agiliza o download consideravelmente. eMule é seguro?
eMule traz os mesmos problemas de segurança de antes (Foto: Reprodução/Creative Commons)
O nível de segurança oferecido pelo eMule é baixo e requer um certo nível de experiência por parte do usuário. Na prática, usar transferências P2P em geral é perigoso, pois abre as portas do seu computador para invasões por arquivos infectados. Portanto, é preciso analisar com cuidado qual arquivo baixar antes de prosseguir – prefira documentos oficiais de universidades ou arquivos sem títulos tão chamativos; pornografia nem pensar. Por outro lado, se você usar o eMule para baixar torrents, estará relativamente mais seguro. Embora também precise bus...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.