Um smartphone pode fazer muito mais do que atender chamadas e enviar mensagens. Nos celulares que rodam o sistema operacional Android, as opções de aplicativos grátis com as mais variadas funções são enormes. Bússola, calculadora científica, tradutor offline e até afinador de violão: tudo isso pode ser instalado no seu celular e facilitar muito o dia a dia.

Seis aplicativos legais disponíveis para Android, mas não para iOS

A Google Play Store abriga diversos programas que podem deixar o seu celular cheio de truques e ferramentas. Se você está em busca dos melhores aplicativos utilitários, confira a lista abaixo.

Confira aplicativos para Android que podem ser úteis no dia a dia (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1 - Smart Tools

O Smart Tools oferece uma grande gama de ferramentas interessantes, como bússola, nivelador, lanterna, espelho, conversor de unidades, régua, velocímetro, medidor de decibéis, medidor de distâncias e mais.

Smart Tools

Existe uma versão paga que centraliza todos os recursos em um só lugar, além de remover os anúncios e contar com atualizações mais frequentes. Para quem não quer gastar na Google Play Store, é possível baixar cada uma das ferramentas separadas e gratuitamente, mas com anúncios.

Download do Smart Tolls 

2 - TripAdvisor

O TripAdvisor é o melhor amigo de qualquer viajante ou mochileiro. Baseado nas avaliações de milhões de usuários do serviço ao redor do mundo, o sistema de buscas entrega os melhores hotéis, albergues, restaurantes e atrações turísticas de toda parte do planeta, com comentários e fotos.

Para melhorar, você pode baixar também o TripAdvisor Offline City Guides, que oferece acesso aos guias das cidades turísticas mais visitadas do mundo sem a necessidade de conexões 3G ou Wi-Fi.

Download do TripAdvisor

3 - Google Googles

Google Goggles

 O pouco conhecido Google Googles é um poderoso mecanismo de busca por imagens. Basta você tirar uma foto de um produto e o aplicativo traz informações sobre ele.

Viu um quadro e quer saber quem pintou? Viu um livro e quer ler reviews ou encontrar um preço melhor na internet? Isso é possível com o Goggles, mas ele não para

... por aí. Você pode usar um código de barras para obter informações; identificar paisagens famosas; traduzir textos escritos em outros idiomas tirando uma fotografia; e digitalizar cartões de visitas.

Download do Google Doodles

4 - Clean Master

Clean Master

Quando você desinstala um aplicativo do smartphone, algumas vezes ele deixa um “resíduo” para trás, com arquivos inúteis, que ocupam espaço no sistema. O Clean Master se encarrega de limpar esse lixo, além de permitir limpar seu histórico de navegação, o cache e pacotes que alguns apps armazenam no cartão de memória. Uma faxina completa, que deixa os celulares (principalmente os mais antigos) mais rápidos.

5 - Afinador Cifra Club

Afinador Cifra Club

Por quê carregar um afinador com você se é possível ter um a todo momento no seu bolso? A proposta do Afinador Cifra Club é bem simples: afinar seu instrumento musical no tom que você quiser.

Download do Afinador Cifra Club

6 - MalMath

MalMath

Qual o melhor app para fazer a bateria do smartphone durar mais? Comente no Fórum do TechTudo.

A calculadora padrão do Android é suficiente para a grande maioria dos casos, mas se você precisa de uma verdadeira calculadora científica, a MalMath é a melhor opção. Com uma interface bonita baseada no Material Design, ela oferece opções avançadas para resolver integrais, derivadas, logaritmos, equações e ainda ajuda os estudantes a entenderem o processo de resolução de problemas, mostrando a solução passo-a-passo.

Download do MalMath

7 - Wear Audio Recorder

Wear Audio Recorder

Existem inúmeros apps para gravar áudio no Android, mas o Wear Audio Recorder é talvez o mais bonito e simples de usar, e ainda oferece diversas funções.

Um dos recursos mais interessante é a possibilidade de adicionar fotos ao arquivo. Assim, ao reproduzi-lo, as fotos tiradas ao longo da gravação serão exibidas.Também é possível fazer backup dos arquivos no Google Drive e Dropbox; organizar os arquivos em pastas (ideias, escola, trabalho etc); e usar o “modo invisível”, que substitui um ícone da barra de notificações para que ninguém veja que você está gravando.

Download do Wear Audio Recorder

8 - AppLock

App Locker

O AppLock coloca senhas em seus aplicativos, adicionando uma camada extra de segurança e impedindo que bisbilhoteiros tenham acesso ao seu WhatsApp, Facebook e qualquer outro app ou arquivo, mesmo que saibam a senha de bloqueio de tela.

Download do AppLock

9 - Google Tradutor Offline

Google Tradutor Offline

Ok, quase todo mundo conhece o Google Tradutor, mas o que pouca gente sabe é que é possível baixar pacotes de idiomas para realizar traduções mesmo offline. Dessa forma, o Tradutor se transforma em uma ótima companhia para viagens, quando o 3G/4G estiver inacessível.

Para fazer isso, basta clicar no ícone dos três pontos na parte superior direita do aplicativo, selecionar Configurações e Idiomas off-line. Depois, é só escolher quais idiomas você quer baixar.

Download do Google Tradutor

Bônus: Google Now

O Google Now oferece uma gama enorme de funções. Muitas delas você pode conferir neste artigo especial sobre o serviço.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.