O iPhone é um celular muito desejado e, a cada versão lançada, modelos antigos ficam com preço mais atrativo para quem não quer pagar caro pelo top de linha da Apple.  Esse é o caso do iPhone 5S, lançado em 2013, duas gerações atrás do iPhone 6S, que desembarcou no Brasil no último dia 13.

iPhone 5S ou iPhone 5C: qual celular antigo da Apple vale a pena comprar?

O iPhone 5S traz portabilidade e o design elegante da Apple, mas, será que ainda vale a pena comprar o celular? Veja a seguir pontos positivos e negativos do modelo antigo da Apple e descubra se ele é o celular ideal para você.

Ainda vale a pena comprar o iPhone 5S? Descubra em lista de prós e contras (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Pontos positivos do iPhone 5S

Leia a seguir quatro vantagens de apostar no smartphone antigo da Apple.

1. Design

A Apple é conhecida pelo design elegante de seus produtos, algo evidenciado pelos contornos icônicos do iPhone 5S. O celular tem corpo de alumínio e vidro Gorilla Glass na parte frontal, para proteção contra arranhões. Apesar de concorrentes como Samsung e Sony investirem em melhorias importantes eu seus smartphones, muitos ainda consideram o iPhone o mais atrativo visualmente.

iPhone 5S tem tamanho ideal para segurar com uma só mão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O corpo do aparelho tem tamanho ideal para segurar sem desconforto e guardar nos bolsos. Suas dimensões podem atrair quem busca por um celular avançado sem comprometer a usabilidade com uma só mão, por exemplo.

2. Qualidade do display

Com exceção do iPhone 4, o celular da Apple nunca chamou atenção pela resolução da tela. Porém, ela não deixa de ser uma das melhores do mercado, com brilho intenso e cores bem balanceadas. Mesmo não sendo HD, o display IPS do iPhone 5S oferece 326 pixels por polegada em 4 polegadas de diagonal.

3. TouchID

iPhone 5S tem sensor de digitais no botão Home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A grande novidade do modelo 5S, aperfeiçoada em modelos mais recentes e adotada pela concorrência, é o sensor de impressões digitais no botão Home. Com ele, é possível manter o telefone protegido contra acesso não autorizado sem precisar de senhas. O TouchID, como é chamado, também facilita compras de apps e músicas na loja da Apple, ser

... vindo como atalho para agilizar a transação e evitando que crianças, por exemplo, baixem jogos pagos sem permissão.

Esse recurso só é visto com a mesma eficiência no Galaxy S6 e em aparelhos que ainda nem desembarcaram no Brasil, como o Nexus 5X e o Nexus 6P.

4. Desempenho fluido

Uma vantagem clara do iPhone frente aos celulares com Android é o aproveitamento completo do que o hardware pode oferecer. Com apenas 1 GB de RAM, o iPhone 5S consegue lidar muito bem com vários apps abertos e oferecer transição de telas fluida em qualquer ocasião. Aplicativos pesados podem demorar a carregar, mas as animações são raramente prejudicadas. Portanto, mesmo comprando um aparelho lançado há dois anos, o usuário ainda terá uma experiência sólida na maioria dos apps para iPhone.

Desvantagens do iPhone 5S

Abaixo estão os quatro motivos para não comprar um iPhone 5S atualmente.

1. Tamanho da tela

iPhone 5S tem tela de 4 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Embora sua qualidade seja um ponto positivo, a tela de do iPhone 5S peca pelo tamanho reduzido. São somente 4 polegadas, contra as 5 ou 6 polegadas oferecidas pelos concorrentes. Como resultado, é mais difícil navegar na web, pois as páginas mostram menos conteúdo; assistir a vídeos não é tão bom; e até digitar no teclado virtual pode ser difícil para quem tem mãos grandes. As dimensões até favorecem quem gosta de celulares compactos, mas, para muitos pode ser um ponto negativo. 

2. Armazenamento

O modelo mais barato do iPhone 5S tem 16 GB de memória interna, o que pode ser pouco, levando em consideração o tanto de espaço que as atualizações da Apple ocupam. Em alguns casos, é preciso ter mais de 1 GB livres para fazer o update do iOS – caso raro para usuários da maçã. Outro ponto que prejudica o consumo de memória são os aplicativos baixados, normalmente mais pesados do que o mesmo programa feito para Android. O problema está na maneira com que o Xcode, software de desenvolvimento da Apple, compacta os aplicativos, que no final precisam de mais espaço para serem instalados.

3. Bateria

O Mac e o iPad são dois exemplos de produtos da Apple com excelente duração de bateria, ao contrário do iPhone. Se há uma reclamação constante entre usuários do smartphone da maçã, mesmo os mais fieis, é de que a carga não dura muito tempo, obrigando o dono a andar sempre com um carregador em mãos. Parte da concorrência já percebeu essa necessidade e passou a lançar aparelhos com baterias impressionantes, como o Moto X Play e o Moto Maxx, ou com componentes otimizados para gastar pouca energia, como o Xperia Z3 e Z3 Compact.

4. Preço

iPhone 5S tem preço alto para um celular de 2013 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O iPhone 5S foi lançado há dois anos e, mesmo assim, ainda é vendido por mais de R$ 2 mil em média. Seu preço é equivalente ao de muitos smartphones mais modernos de outras marcas, como o do Galaxy S6 em algumas lojas online. Com alguma sorte, é possível encontrar o 5S por menos, na casa dos R$ 1.600, o que, ainda assim, é mais do que o cobrado por aparelhos como o Zenfone 2, que tem um telão e 4 GB de RAM; o Moto X Play, com sua bateria enorme de carregamento rápido; e o Xperia Z3, com sua excelente câmera.

Qual smarpthone da Apple vale mais a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

No final das contas, é preciso avaliar se o design refinado, a portabilidade e a fluidez do iOS compensam o investimento em um aparelho que pode ter a memória cheia em pouco tempo, não oferece experiência acima da média para assistir a vídeos e navegar na web, e que dura pouco tempo longe da tomada. 




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.