XCOM Boardgame é um jogo de tabuleiro produzido pela Fantasy Flight e lançado no Brasil pela Galápagos Jogos. O “boardgame” é inspirado no título XCOM: Enemy
Unknown, famoso nos computadores e também com versões nos consoles. O principal diferencial é que, além de dados, cartas e pecinhas, ele também usa um aplicativo oficial, que controla as ações dos jogadores e dita o rumo da partida. Veja mais detalhes: Pandemic e Catan: veja os melhores jogos de tabuleiro para PCs e tablets Totalmente cooperativo XCOM é um jogo cooperativo no qual até quatro jogadores podem participar, cada um com em um papel que controla a base de operações das defesas da Terra contra alienígenas, jogando contra o tabuleiro. São quatro patentes possíveis: Comandante, Diretor Científico, Capitão e Chefe de Operações, cada qual com sua tarefa bem definida.
XCOM é um boardgame 100% cooperativo (Foto: Felipe Vinha)
O Comandante, por exemplo, é quem define os custos da base e precisa saber o que os outros podem ou não fazer no tabuleiro. O Capitão é o responsável pelos combates internos e nas missões. Já o Chefe de Operações é o jogador que controla o aplicativo e direciona as comunicações da partida. Por fim, o Diretor Científico pesquisa novas tecnologias que podem ajudar a equipe a lidar com as ameaças. É possível jogar com menos de quatro jogadores, mas as regras mudam um pouco. Com dois, por exemplo, é necessário que cada usuário use dois personagens. No final das contas, os quatro cargos precisam sempre participar das partidas, o que faz com XCOM Boardgame seja ideal com pelo menos quatro participantes. Simulando a tensão O principal atrativo do boargame de XCOM é realmente o uso do aplicativo, o que pode parecer um pouco estranho. Afinal, como mídia totalmente offline, como os jogos de tabuleiro, pode fazer uso de um meio eletrônico para funcionar de forma obrigatória? A resposta vem por meio da simulação de tensão que o jogo faz com o adereço.
O app de XCOM simula totalmente a tensão do jogo (Foto: Felipe Vinha)
O app, que está disponível em português para iOS, Android e também PC, dita totalmente o rumo do jogo, desde a montagem do tabuleiro e posicionamento das peças, passando pelas ações dos jogadores e dos inimigos em cada turno. O game nem mesmo vem com manual de instruções na caixa, apenas uma folha básica que sugere a instalação do aplicativo e cujo usuário siga as instruções completas por lá. Um turno de XCOM Boardgame é dividido em duas fases: a cronometrada e a...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.